Áudio: O Livro dos Médiuns – 2ºParte – Capítulo 14/7 – Médiuns curadores

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Aprenda, no capítulo 14 do Livro dos Médiuns, sobre os Médiuns curadores, tendo conhecimento do que são, e também de algumas respostas dos espíritos em relação ao assunto.

Médiuns Curadores

175. Unicamente para não
deixar de mencioná-la, falaremos aqui desta espécie de médiuns, porquanto o
assunto exigiria desenvolvimento excessivo para os limites em que precisamos
ater -nos. Sabemos, ao demais, que um de nossos amigos, médico, se propõe a
tratá-lo em obra especial sobre a medicina intuitiva. Diremos apenas que este
gênero de mediunidade consiste, principalmente, no dom que possuem certas
pessoas de curar pelo simples toque, pelo olhar, mesmo por um gesto, sem o
concurso de qualquer medicação. Dir-se-á, sem dúvida, que isso mais não é do
que magnetismo. Evidentemente, o fluido magnético desempenha aí importante
papel; porém, quem examina cuidadosamente o fenômeno sem dificuldade
reconhece que há mais alguma coisa. A magnetização ordinária é um
verdadeiro tratamento seguido, regular e metódico; no caso que apreciamos, as
coisas se passam de modo inteiramente diverso. Todos os magnetizadores são
mais ou menos

aptos a curar, desde que saibam conduzir-se convenientemente, ao passo que
nos médiuns curadores a faculdade é espontânea e alguns até a possuem sem
jamais terem ouvido falar de magnetismo. A intervenção de uma potência
oculta, que é o que constitui a mediunidade, se faz manifesta, em certas

circunstâncias, sobretudo se considerarmos que a maioria das pessoas que
podem, com razão, ser qualificadas de médiuns curadores recorre à prece, que
é uma verdadeira evocação. (Veja-se atrás o no 131.)O Livro dos Médiuns - Médiuns curadores

Questionamentos referentes aos Médiuns curadores

176. Eis aqui as respostas que
nos deram os Espíritos às perguntas que lhes dirigimos sobre este assunto:
1ª Podem considerar-se as pessoas dotadas de força magnética como
formando uma variedade de médiuns?
“Não há que duvidar.”
2ª Entretanto, o médium é um intermediário entre os Espíritos e o homem; ora,
o magnetizador, haurindo em si mesmo a força de que se utiliza, não parece
que seja intermediário de nenhuma potência estranha.
“É um erro; a força magnética reside, sem dúvida, no homem, mas é
aumentada pela ação dos Espíritos que ele chama em seu auxílio. Se
magnetizas com o propósito de curar, por exemplo, e invocas um bom Espírito
que se interessa por ti e pelo teu doente, ele aumenta a tua força e a tua
vontade, dirige o teu fluido e lhe dá as qualidades necessárias.”
3ª Há, entretanto, bons magnetizadores que não crêem nos Espíritos?
“Pensas então que os Espíritos só atuam nos que crêem neles? Os que
magnetizam para o bem são auxiliados por

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bons Espíritos. Todo homem que nutre o desejo do bem os chama, sem dar por
isso, do mesmo modo que, pelo desejo do mal e pelas más intenções, chama
os maus.”
4ª Agiria com maior eficácia aquele que, tendo a força magnética, acreditasse
na intervenção dos Espíritos?
“Faria coisas que consideraríeis milagre.”

5ª Há pessoas que verdadeiramente possuem o dom de curar pelo simples
contacto, sem o emprego dos passes magnéticos?
“Certamente; não tens disso múltiplos exemplos?”
6ª Nesse caso, há também ação magnética, ou apenas influência dos Espíritos?
“Uma e outra coisa. Essas pessoas são verdadeiros médiuns, pois que atuam
sob a influência dos Espíritos; isso, porém, não quer dizer que sejam quais
médiuns curadores, conforme o entendes.”
7ª Pode transmitir-se esse poder?

“O poder, não; mas o conhecimento de que necessita, para exercê-lo, quem o
possua. Não falta quem não suspeite sequer de que tem esse poder, se não
acreditar que lhe foi transmitido.”
8ª Podem obter-se curas unicamente por meio da prece?
“Sim, desde que Deus o permita; pode dar-se, no entanto, que o bem do
doente esteja em sofrer por mais tempo e então julgais que a vossa prece não
foi ouvida.”
9ª Haverá para isso algumas fórmulas de prece mais eficazes do que outras?

“Somente a superstição pode emprestar virtudes quaisquer a certas palavras e
somente Espíritos ignorantes, ou mentirosos podem alimentar semelhantes
idéias, prescrevendo fórmulas. Pode, entretanto, acontecer que, em se tratando
de pessoas pouco esclarecidas e incapazes de compreender as coisas
puramente espirituais, o uso de determinada fórmula contribua para lhes
infundir confiança. Neste caso, porém, não é na fórmula que está a eficácia,
mas na fé, que aumenta por efeito da idéia ligada ao uso da fórmula.”

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