Audiobook Espírita – Manifestação Física dos Espíritos

Tempo de leitura: 7 minutos

Os espíritos podem se mostrar presentes em meio aos encarnados de diversas formas. É através da Manifestação Física que podemos não apenas sentir sua presença como visualizar as suas ações. A ação dos espíritos sobre a matéria pode acontecer de diversas formas, com ou sem interferência dos médiuns e está presente no Audiobook Espírita do Livro dos Espíritos.

Manifestação física é uma das formas de comunicação entre encarnados e desencarnados. Podendo ser de diversas formas, ela é atribuída a espíritos em fase de aprendizado.

Saber Mais

 Manifestação Física

Manifestação Física é o fenômeno em que os espíritos se mostram presentes em entre os encarnados. Pode ser espontânea ou provocada. Na maior parte das vezes é uma ação espontânea que independe da presença de um médium.

manifestação física
A manifestação física é qualquer forma de atuação de um irmão desencarnado sobre a matéria

Existem diversos tipos de Manifestação Física já estudadas por Allan Kardec e presente no Audiobook Espírita do Livro dos Espíritos, a principal publicação para quem segue a linha espírita kardecista. Uma das mais conhecidas é a ação oculta, quando o espírito entra em contato com um irmão encarnado através de mensagens em sonhos ou influenciado em acontecimentos. Não extingue o livre arbítrio mas haverá uma influência do pensamento.

A Manifestação Física, também conhecida nos estudos como manifestação patente, é qualquer forma de atuação de um irmão desencarnado sobre a matéria de forma provável(que possa ser comprovada). Podem ser ruídos, movimentos de objetos, dentre outras formas. Um dos maiores exemplos é o fenômeno das mesas giratórias estudados por Allan Kardec e relatados no Audiobook Espírita da Revista Espírita do mês de janeiro.

 Manifestação Física Espontânea

No Capítulo 5, pergunta de número 85 do Audiobook Espírita do Livro dos Espíritos, Kardec conversa com os seus entrevistados do plano espiritual sobre a manifestação física. Elas podem ser espontâneas ou não, sendo na maior parte das vezes do tipo espontânea e causando até alguns inconvenientes por assustar os encarnados. Vale lembrar o quanto as mesas giratórias estudadas por Kardec assustou a Europa no século 19.

Ação dos espíritos sobre a matéria
As mesas giratórias estudadas por Kardec fazem parte da manifestação física dos espíritos

A diferença entre ação espontânea e a provocada é quando esperamos por ela acontecer. Um bom exemplo são as reuniões mediúnicas. Os médiuns presentes estão esperando por uma manifestação física ou visual para entrar em contato com um desencarnado. Eles podem ser chamados, mas alguns surgem aproveitando o momento para mandar uma mensagem.

O tipo de fenômeno presenciado dentro de uma reunião mediúnica é conhecido também como manifestação inteligente. O nome se deve ao fato do espírito ter conhecimento sobre a necessidade de comunicação entre os presentes no ambiente. Mais conhecimento sobre isso pode ser adquirido no Audiobook Espírita do Livro dos Médiuns ou da Revista do Espiritismo.

Ação dos espíritos sobre a matéria

As manifestações mais comuns presenciados dentro e fora do Centro Espírita são as pancadas e movimentações de objetos. É a forma do espírito se mostrar presente no ambiente da maneira mais clara possível. Quem não tem conhecimento sobre o espiritismo kardecista pode realmente se assustar, muito comum em especial quem segue outra linha religiosa e não acredita em desencarnação.

A ação dos espíritos sobre a matéria não é um privilégio de alguns espíritos. Todos eles, evoluídos ou não, podem utilizar desta propriedade do espírito para entrar em contato com parentes vivos. Infelizmente alguns não fazem bom uso, os chamados espíritos em aprendizagem e acabam assustando os vivos.

Ação dos espíritos sobre a matéria
Uma das formas da ação dos espíritos sobre a matéria mais conhecida é movendo objetos de lugar

Uma das formas da ação dos espíritos sobre a matéria mais conhecida é movendo objetos de lugar. A literatura é fasta de narrações como essas, assim como o cinema já fez uso do fenômeno para ilustrar a presença de espíritos em um ambiente. Nos filmes é ilustrado apenas de forma negativa, mas na verdade pode ser algo bem positivo. Pode representar um sinal de confiança no espírito em entrar em contato. Um conforto para um parente, por exemplo.

Mas muitos não passam de zombeteiros, com a intenção de perturbar os vivos. É muito comum espíritos em agonia, ainda presos ao corpo, fazerem-se presentes entre os encarnados com manifestações não esperadas. O Audiobook Espírita do Livro dos Espíritos trata este tipo de manifestação física como uma necessidade do espírito chamar a atenção.

Manifestação física varia conforme o grau de evolução do espírito

A forma como um espírito entra em contato com uma pessoa encarnada varia de acordo com o seu grau de evolução. Quando ele se utiliza de artifícios mínimos como movimentar objetos, batidas e sons em manifestação física, estamos diante de um espírito não evoluído.

Quando há uma ação dos espíritos sobre a matéria de forma visual, para se formar um perispírito e podemos visualizar o desencarnado como uma figura humana, estamos com certeza diante de um espírito muito mais evoluído. Ele possui o merecimento e controle das faculdades para entrar em contato de forma objetiva.

As comunicações instrutivas entre encarnados e desencarnados são ação dos espíritos sobre a matéria com perispírito. Acontecem quando os espíritos possuem o desejo de ensinar alguma coisa, passar uma mensagem ou sanar alguma dúvida. São comuns entre autores de livros psicografados.

Podendo um espírito influenciar na matéria, ele pode fazer o que quiser? Na verdade não. Também há o seu merecimento de acordo com o grau de evolução. Ele não pode fornecer informações sobre o futuro, por exemplo, mesmo tendo conhecimento de algumas. E por ser evoluído o bastante para entender o quanto sua influencia pode ser negativa, não o fará.

Audiobook Espírita e Revista Espírita em Audiobook

Um conhecimento mais aprofundado sobre a ação dos espíritos sobre a matéria pode ser estudado na íntegra no Audiobook Espírita da Revista do Espiritismo. A publicação original circulou em 1858 e permanece até hoje como objeto de estudo dada a sua riqueza de informações.

Audiobook espírita e Revista Espírita em audiobook
O audiobook espírita e a Revista Espírita em audiobook trazem muitas explicações sobre a doutrina

A obra foi escrita e revisada por Allan Kardec, considerado o pai do espiritismo. Cientista, dedicou uma boa parte de seus estudos aos fenômenos espíritos. A Revista Espírita é uma de suas principais obras, além do pentateuco dos livros da codificação espírita. A versão em audiobook espírita permite o contato com as obras de forma simples, podendo ser ouvida em qualquer dispositivo com sistema de áudio após o download. Clique aqui e conheça mais sobre a doutrina espírita.

shadow-ornament



Entrar Para O Grupo De Membros

 seta-direitaQuero Testar! Ouça Agora e Assine! - Novos artigos e lições transformadoras!!

trofeuSou Leonardo, idealizador do Blog Canoro e quero reiterar meu convite.
Além dos artigos do blog, que são baseados nas dúvidas da nossa comunidade, temos artigos espíritas em áudio também, trechos dos livros de Allan Kardec.

  • Toda segunda-feira um resumos dos novos artigos do Portal Espírita Canoro.
  • Lições exclusivas de livros de Allan Kardec em áudio.

Conhecimento, Evolução, Aprendizado

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

arrow
shadow-ornament


 Referências:

  • Revista Espírita
0 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.