Audiobooks: 10 minutos para você saber tudo sobre audiobooks

///Audiobooks: 10 minutos para você saber tudo sobre audiobooks

       O que são audiobooks? Como e quando surgiram os audiobooks? Como foram feitos os audiobooks? Quais as vantagens dos audiobooks? Como ouvir audiobook? São algumas das dúvidas que respondemos nesse artigo. Se ainda assim sobrar algum dúvida, deixe seu comentário pois iremos nos divertir aprendendo juntos.

       O audiobook é uma ferramenta moderna, barata e de fácil acesso que veio revolucionar as possibilidades de leituras e estudos. Com um audiobook no computador, no celular, no iPod, no Tablet ou qualquer outra mídia, você é capaz de carregar consigo por onde for e ouvir em qualquer lugar um livro inteiro.

ipod mp3

       Afinal, como funcionam os audiobooks? Como tirar o máximo de proveito deste produto?

  • O que são audiobooks?
  • Como funciona o audiobook?
  • Quais as vantagens dos audiobooks ?
  • Como comprar audiobook na Canoro Audiobook?
  • Como colocar audiobook no Computador?
  • Como colocar audiobook no Pen Drive?
  • Como colocar audiobook no iTunes?
  • Como ouvir audiobook no celular Android, iPhone, iPod, iPad ou Tablet?

 

Saber Mais

O que são audiobooks?

       Audiobook é, em resumo, uma gravação de um livro sendo lido. Traduzindo a palavra do inglês, “Audiolivro” ou “Livro em áudio”, é possível entender melhor o significado do termo.

       Os audiobooks existem desde a década de 30 e foram primeiro batizados como “Talking Book”. O termo “audiobook” surgiu na década de 1970 para identificar gravações de leituras de livros, sendo este nome oficializado apenas em 1994 pela Audio Publishers Association.

       Criado inicialmente como uma alternativa de “leitura” às pessoas com deficiência visual, os audiobooks hoje estão difundidos pelo mundo como uma ferramenta útil de aprendizado e interação intelectual.

Respondido o que são audiobooks? Vamos ver como surgiram.

Como e quando surgiram os audiobooks?

O que são audiobooks?

       A primeira ideia de “Livro Falado”, ou em inglês Talking Book, surgiu no Reino Unido ainda na década de 20. Foi a partir da necessidade de incluir as pessoas com deficiência visual ao público literário, que o Royal National Institute for the Blind (RNIB)“Instituto Real Nacional para Cegos” – começou a testar diferentes possibilidades de gravação de leituras de livros.

       Apesar de a ideia surgir cedo, apenas em 1934 nos Estados Unidos, o primeiro audiobook foi gravado incluindo, entre as primeiras obras, alguns trechos da bíblia.

       O RNIB conseguiu montar um estúdio improvisado no Reino Unido e pela primeira vez, em 1935, distribuiu os “Talking Book” para pessoas cegas ou parcialmente cegas, proporcionando a elas um contato maior com o mundo literário.

     Por causa da Segunda Guerra Mundial na década de 40, os estúdios que iam sendo montados pela RNIB foram destruídos, o que dificultou a continuação do projeto. Graças, porém, a uma parceria firmada com a American Foundation for the Blind (AFB) – “Fundação Americana para os Cegos” – foi possível, no meio da guerra, continuar a produção de livros gravados em áudio.

Como foram feitos os audiobooks?

       A falta de recurso tecnológico do século XX influenciou bastante a produção dos audiobooks. No início, os áudios eram gravados em Long Play, mais conhecido hoje como LP ou disco de vinil.

Como foram feitos os audiobooks?

       O tempo ou tamanho de gravação que esta mídia proporcionava era ainda muito pequeno para gravar um livro inteiro. Cada lado do LP suportava uma gravação de no máximo 25 minutos, desta forma para gravar um livro completo seriam necessários vários LP’s de 50 minutos de gravação cada um. Essa era uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos precursores do audiobook, pois apesar de ser uma ótima ferramenta, o transporte e a utilização do audiobook eram complexos.

       Em função destas dificuldades, a mídia do audiobook evoluiu já no final dos anos 40 e a fita magnética veio substituir os LP’s. Ela suportava um tempo maior de áudio gravado, diminuindo assim a quantidade de fitas por livro.

magnetic-tape-401189_640

       O problema agora passou a ser outro, pois para ouvir o audiobook em fita magnética, o deficiente visual precisaria preparar a mídia, ou seja, colocar a fita em um tocador específico e de funcionamento complexo, o que exigia certa destreza.

    No fim da década de 60 as primeiras fitas cassete ou VHS foram fabricadas, o que revolucionou a produção de audiobooks.

background-1327688_640

       As VHS funcionavam da mesma forma que as fitas magnéticas, mas eram mais leves e compactas e dispensavam todo o trabalho minucioso de preparar a mídia no aparelho. As fitas cassete tornaram-se a mídia preferida para a gravação de audiobooks até a década de 80 quando surgiram os CD’s.

Salto Tecnológico, Audiobooks em CDs

       As décadas de 80 e 90 representaram um salto tecnológico imenso em comparação com as décadas anteriores. Os CD’s substituíram quase todas as outras ferramentas de gravação e era um objeto revolucionariamente pequeno, leve e de fácil utilização.  Foi a época onde os computadores modernos ficaram mais acessíveis às pessoas e a internet emergia da urgente necessidade moderna.

discs-1344774_1280

       Toda esta revolução tecnológica ampliou ainda mais as possibilidades dos audiobooks que já existiam e eram comercializados em CD e agora poderiam ser obtidos sem sair de casa pela internet. Uma grande revolução de fato, pois em aproximadamente meio século, a mídia de um único audiobook passou de (vários) discos de LP para um arquivo único localizado em uma rede virtual onde qualquer pessoa pode acessar e fazer o download.

       Se antes era necessário transportar vários discos ou fitas pesadas para ter um audiobook completo, hoje é possível leva-lo no bolso dentro do celular ou do pendrive, ou no iPod, sem que ele pese nenhum grama a mais!

Como funciona o audiobook?

       Hoje os audiobooks estão disponíveis em diversos formatos de mídia, possibilitando seu livre uso. Desde CD’s até arquivos para download na internet, o acesso aos audiobooks é abrangente e fácil.

       O audiobook funciona da mesma forma que um CD com músicas, mesmo que tenha sido baixado da internet, é necessário apenas coloca-lo em um aparelho de som ou abrir o arquivo no computador para escuta-lo.

relaxation-1388228_1280

       Se você está com dificuldade em como usar o audiobook, como colocar o audiobook no computador, como colocar o audiobook no pendrive ou como ouvir audiobook, como ouvir audiobook no celular, ipad, iphone, ipod, tablet nós iremos esclarecer todas as suas dúvidas!

Audiobook em Mp3

       Mp3 é um formato de arquivo de áudio muito popular atualmente pois, diferente dos antecessores, é um arquivo de tamanho pequeno que facilita a reprodução e gravação. A maior parte das músicas, principalmente as disponíveis para download, estão neste formato, então você com certeza já ouviu um arquivo mp3.

       É possível encontrar audiobook em mp3 que, assim como as músicas, são arquivos menores e bem aceitos pelos aparelhos de som modernos. Os celulares, dispositivos de áudio e computadores em geral também tocam o audiobook em mp3 normalmente.

Quais as vantagens dos audiobooks?

     São diversas as vantagens dos audiobooks, vamos analisar juntos algumas situações para que você perceba:

       Você, um irmão de ideal espírita, sabe da importância em estudar o Espiritismo. Estudar não é apenas ir a uma palestra no centro ou discutir com um colega as proposições de Kardec. Estudar é pesquisar, ler com minúcia, buscar respostas, refletir, reler, refletir novamente…

       Convenhamos, a leitura é uma atividade que demanda um tempo considerável e muitas vezes nós não temos essa disponibilidade com as responsabilidades do dia-a-dia. Aliás, neste momento que nós vivemos, a simples ideia de sentar e ler é um lazer inalcançável.

books-1012088_640

       Suponhamos agora que seu maior desejo seja, por exemplo, dar uma volta de bicicleta, ir a um parque bonito, sentar embaixo de uma árvore e ler um livro. Você tem o tempo, o livro e a bicicleta. Mas e agora, como levar o livro com você? No bolso não cabe, uma mochila é muito grande para levar apenas um livro e pode ser perigoso levar ele solto na mão.

Vantagens ao praticar exercícios

       Para os irmãos espíritas que gostam de praticar exercícios físicos, uma caminhada, por exemplo, os faz ter a sensação de tempo perdido pois apesar de exercitar o corpo “a cabeça fica parada”. Você sempre imagina o quanto poderia estar lendo e aprendendo neste tempo, mas não é possível fazer uma caminhada e ler simultaneamente.

Poder auxiliar aos necessitados

       Imagine uma outra ocasião: você conheceu uma família financeiramente pobre durante uma visita em nome do centro que você frequenta e esta família gostou e agradeceu as palavras de paz e luz que você levou. Você ficou tão feliz com esta visita que gostaria de presentar a família com um dos livros de Kardec, mas descobre que os membros da família são cegos ou simplesmente não sabem ler.

Quer doar uma audioteca para sua Casa Espírita?

Em cada um destes exemplos, o audiobook seria a solução dos problemas, pois suas vantagens são enormes:

  • Você não precisa de um tempo exclusivo para se dedicar ao estudo com um audiobook, pode ouvi-lo enquanto faz suas obrigações diárias.
  • O audiobook não é um grande volume a ser carregado por se adaptar a qualquer mídia, desta forma você pode leva-lo no bolso para qualquer lugar dentro do celular ou do iPod, por exemplo.
  • A caminhada será duplamente efetiva, pois além de exercitar os músculos do corpo você também exercitará o cérebro. Você nunca mais terá a sensação de tempo perdido.
  • A família impossibilitada de ler agora terá uma obra completa de Kardec para ouvir quando e quantas vezes quiserem.

    Quanto mais analisarmos situações, mais perceberemos vantagens em estudar o Espiritismo com um audiobook ao invés de um livro.

person-802090_640

Como usar o audiobook?

       Usar o audiobook é mais simples do que você imagina. Siga os seguintes passos:

  • Primeiro identifique em que tipo de mídia seu audiobook está inserido: em CD, pendrive ou um arquivo/pasta no próprio computador, por exemplo.

cd-864402_640

  • Como ouvir audiobook em CD: insira-o em um aparelho de som ou em um computador que tenha leitor de CD. No aparelho de som, ele será preparado automaticamente para a reprodução, então é só apertar o botão play.

Como colocar audiobook no Computador?

  • Em um computador, após a inserção do CD, aguarde alguns segundos para que a máquina reconheça a mídia. Caso a pasta com os arquivos não abra automaticamente, clique em Meu Computador no Menu Iniciar, em seguida procure e abra a Unidade de Disco CD/DVD.
  • Caso tenha adquirido o audiobook download no site da Canoro Audiobook, extraia os arquivos utilizando o WinRAR e coloque-os em uma pasta identificada.

1

2

Como ouvir audiobook no Computador:

  • Selecione um ou mais arquivos que você gostaria de ouvir e aperte a tecla Enter para abrir o audiobook ou clique com o botão direito do mouse, em seguida em Reproduzir.

3

  • O arquivo abrirá sozinho em um programa reprodutor de áudio ou player.

4

  •  Caso não haja em seu computador um programa player que toque áudios (como o Windows Media Player, por exemplo) será necessário baixar um programa gratuito na internet.

Como colocar audiobook no Pen Drive?

  • Insira o pendrive na porta USB de seu computador e aguarde alguns segundos para que a máquina reconheça o dispositivo.
  • Após acessar seu audiobook dentro de uma pasta no computador, selecione o arquivo do audiobook (ou todas as faixas). Clique com o botão direito do mouse e em seguida em Copiar.

5

  • Abra a pasta do Pen Drive, selecione alguma pasta de preferência, ou simplesmente cole os arquivos. Para colar, aperte o botão direito do mouse dentro da pasta do Pen Drive e em seguida clique em Colar.

6

  • Desconecte o Pen Drive do computador com segurança e pronto, pode levar seu Audiobook Canoro para onde quiser!

 

Como ouvir audiobook no Pendrive

       Para ouvir o audiobook que está dentro do pendrive, será necessário conecta-lo a um computador ou aparelho de som que tenha porta USB. Ao conectar o pendrive em uma mídia, siga os passos dos tópicos anteriores para ouvir seu audiobook.

Como colocar audiobook no celular, tablet, iphone, ipad, ipod? 

office-620822_640

       Vamos te ensinar agora como colocar audiobook no celular Android, como colocar audiobook no iPhone, como colocar audiobook no iPad e como colocar audiobook no iPod.

       É bem simples e você usará o mesmo método para colocar o audiobook em qualquer uma destas mídias. Siga as instruções dos tópicos “Como usar o Audiobook” e “Como colocar audiobook no Computador” deste artigo.

  • Após acessar seu audiobook dentro de uma pasta no computador, selecione o arquivo e, como descrito no tópico anterior, copie-o.
  • Conecte seu dispositivo ao computador por meio de um cabo. Todos os celulares Android, Tablets, iPhone, iPad e iPod possuem um cabo de conexão com o computador. Após conectar o dispositivo, aguarde até que o computador o identifique.

usb-319839_640

  • Abra a pasta correspondente do Dispositivo dentro do computador, selecione alguma pasta de preferência ou simplesmente cole o arquivo solto dentro do Dispositivo. Lembre-se: para colar, aperte o botão direito do mouse dentro da pasta do Dispositivo e em seguida clique em Colar.
  •        Ao desconectar o dispositivo do computador, seu audiobook estará em seu celular Android, iPhone, iPad, iPod ou Tablet para que você ouça, desfrute e estude a Doutrina rediviva a qualquer hora e em qualquer lugar!

tablet-600649_640

Como ouvir audiobook no celular Android, iPhone, iPod, iPad ou Tablet?

       Siga os passos do tópico anterior para colocar audiobook no celular Android, iPhone, iPod, iPad ou Tablet.

  • Com o audiobook já inserido em uma destas mídias, desconecte o dispositivo do computador e procure o audiobook dentro do aparelho. Em seguida conecte um fone de ouvido ao dispositivo.

mobile-605422_1280

  • Para ouvir audiobook no celular Android, iPhone, iPod, iPad ou Tablet, selecione o arquivo dentro do dispositivo e abra-o. O aparelho abrirá o audiobook automaticamente em um software ou aplicativo reprodutor de áudio.
  • Caso seu aparelho não tenha um player que reproduza áudios será necessário baixar um programa na sua loja de aplicativos.

Como colocar audiobook no iTunes?

       O funcionamento do iTunes é fácil e extremamente intuitivo. Para colocar audiobook no iTunes, abra o programa no computador, clique em Arquivo (File), depois em Adicionar à Biblioteca (Add File to Library). Uma nova janela se abrirá para que você procure e selecione o arquivo desejado. Localize o audiobook dentro do computador e clique em Abrir (Open).

transfer-songs-from-itunes-to-iphone01       Ele será introduzido à biblioteca do iTunes e para ouvir é só clicar no play!

plant-949111_640

 

shadow-ornament



Entrar Para O Grupo De Membros

 seta-direitaQuero Testar! Ouça Agora e Assine! - Novos artigos e lições transformadoras!!

trofeuSou Leonardo, idealizador do Blog Canoro e quero reiterar meu convite.
Além dos artigos do blog, que são baseados nas dúvidas da nossa comunidade, temos artigos espíritas em áudio também, trechos dos livros de Allan Kardec.

  • Toda segunda-feira um resumos dos novos artigos do Portal Espírita Canoro.
  • Lições exclusivas de livros de Allan Kardec em áudio.

Conhecimento, Evolução, Aprendizado

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

arrow
shadow-ornament


Referências

  • http://www.silksoundbooks.com/history-of-audiobooks.html
  • https://en.wikipedia.org/wiki/Audiobook
0 votes
2017-02-04T08:09:47+00:00
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
Reforma Íntima DEFINITIVO