Casos comprovados de reencarnação pelo espiritismo

//Casos comprovados de reencarnação pelo espiritismo

A reencarnação é, sem dúvidas, um dos assuntos que mais despertam o interesse de todos aqueles que estudam a Doutrina Espírita. Na verdade, não são poucos os casos em que alguém se tornou espírita devido à busca por responder questionamentos sobre reencarnação. Seja por curiosidade; seja na tentativa de amenizar a dor pelo desencarne de um ser querido; seja para entender a própria trajetória espiritual. É por isso que conhecer alguns casos comprovados de reencarnação por médiuns é um caminho que, além de indispensável no estudo da Doutrina, é reconfortante para todos os corações que habitam a Terra.

A reencarnação, tema recorrente nos livros de Allan Kardec, o fundador do espiritismo, permeia o imaginário de muitos de nós, irmãos de ideal espírita. Inclusive, aqueles que têm outras crenças ou que ainda não foram apresentados à codificação de Kardec conhecem o termo reencarnação. Com toda certeza, também já tiveram contato com essa ideia em algum livro, filme ou mesmo através de algum amigo.

A ideia de morrer e regressar à Terra como outra pessoa pode amedrontar muita gente. O espiritismo, por outro lado, enxerga essa realidade com otimismo. A reencarnação é uma forma de “nascer, morrer, voltar a nascer e progredir sempre, tal é a lei”. Em outras palavras, a reencarnação é uma oportunidade que nós, seres em evolução, temos para corrigir erros do passado; trabalhar nossa reforma íntima; crescer no bem e, assim, evoluirmos espiritualmente rumo à felicidade plena. Pensando nisso, hoje vamos abordar o tema “Casos comprovados de reencarnação pelo espiritismo”. Esperamos que a leitura seja útil e reconfortante!

A reencarnação segundo Kardec

Antes de nos depararmos sobre os casos comprovados de reencarnação, é preciso entender o que é reencarnação. E, para isso, é fundamental recorrer aos ensinamentos trazidos pelos espíritos através de Allan Kardec, no Livro dos Espíritos. Segundo a codificação trazida com o intuito de auxiliar a todos nós que estamos encarnados na Terra, a reencarnação é uma ferramenta necessária a todos os espíritos em evolução. “Segundo nos disseram os Espíritos, a alma que não alcançou a perfeição na vida corpórea acaba de se depurar, suportando a prova a de uma nova existência. É sempre necessário passar por várias existências corporais” (Livro dos Espíritos, cap. IV).

casos comprovados de reencarnação

Por esse viés, a reencarnação é um estágio tão natural quanto nascer ou morrer. Faz parte de nossa trajetória como espíritos. A cada existência física, suportamos provações e expiações. De modo que, a cada vida e a cada corpo, crescemos enquanto espírito. De acordo com os ensinamentos trazidos por Kardec, um espírito, quando encarnado, pode evoluir (o que é o mais natural e esperado). Ou pode permanecer no mesmo nível de evolução, jamais voltar a um nível inferior. Em A Gênese, os espíritos esclarecem, pois, que a reencarnação não é um castigo ou uma punição, mas algo inerente a todos nós.

Para entender vou explicar a reencarnação de uma forma bem simples. Basta pensarmos em uma escada bastante comprida, que leva à perfeição. As reencarnações são os degraus dessa escada, necessários para crescermos e nos elevarmos enquanto seres de luz. “A cada existência, o espírito dá um passo no caminho do progresso. Quando se despejou de todas as impurezas, ele não tem mais necessidade das provas da vida corporal”. Por esse pensamento, é através de várias vidas sucessivas que o espírito se torna puro. “Em sua evolução natural, depois de passar por sua última encarnação, o espírito se transforma em um espírito bem-aventurado, puro” (O Livros dos Espíritos, cap. IV).

Casos comprovados de reencarnação

Há vários relatos lindíssimos sobre reencarnação na bibliografia espírita. Médius como Divaldo Franco e Chico Xavier escreveram sobre o tema de forma belíssima e esclarecedora. Hoje, a reencarnação já não é um tema restrito às casas ou lares espíritas, de modo que muitos cientistas dedicam seu tempo na tentativa de abordar casos comprovados de reencarnação. A maioria desses casos é originária de práticas como a regressão, aplicada por profissionais da psiquiatria. É preciso, nesse momento, destacar que esse tipo de ação pode ser necessário em casos extremos, mas que não devemos recorrer a isso para simplesmente saciar a nossa curiosidade.

Reencarnação e Lei do Esquecimento: o quanto precisamos saber

Antes de elencarmos alguns casos comprovados de reencarnação, é preciso falar sobre a chamada Lei do Esquecimento. Nós, irmãos de ideal espírita, vestidos dos conhecimentos que chegaram até nós através dos espíritos, entendemos que a lei divina é perfeita. Dessa forma, é fácil compreender o motivo pelo qual não nos lembramos de nossas encarnações passadas: isso não é necessário para a nossa jornada e, de certa forma, seria prejudicial conhecermos todo o nosso passado de vidas anteriores. Ou o passado daqueles que nos cercam.

casos comprovados de reencarnação

É muito comum que espíritos que já estiveram em conflito sejam unidos na mesma família em uma nova encarnação. Nesses casos, a Lei do Esquecimento é fundamental. Quando uma mãe ou um pai veem seu filho pela primeira vez, eles têm a capacidade que amar aquele ser infinitamente. Sem conhecer o seu passado ou os seus vícios como espírito. E isso é perfeito para a evolução e para o perdão. As mágoas de outras vidas serão superadas nessa vida atual através do amor. E não pela dor.

Desconhecer nosso passado de outras vidas no momento em que encarnamos é algo essencial. É a Lei do Esquecimento o que permite que uma nova encarnação seja a oportunidade que todos nós temos de começar um novo ciclo. Obviamente, temos ainda que arcar com erros de outras existências. Mas o fato de desconhecermos esses erros ou os erros de nossos semelhantes faz com que o caminho seja mais fácil e menos doloroso.

Casos comprovados de reencarnação – Brasil

Quando pesquisamos na internet sobre casos comprovados de reencarnação, aparecerão inúmeras páginas – a maioria de sites sensacionalistas – contando alguns casos de reencarnação ao redor do mundo. Não aparece praticamente nenhum caso que aborde especificamente a realidade brasileira. Como estamos no Brasil, que, hoje, é o país com o maior número de adeptos do espiritismo no mundo, elencaremos alguns casos nacionais, que acreditamos estarem mais próximos do nosso entendimento e contexto de vida.

casos comprovados de reencarnação

Chico Xavier, um dos maiores – senão o maior – médiuns brasileiros, dedicou parte da sua obra para falar sobre reencarnação. Anos depois, um de deus discípulos, Arnaldo Rocha, dedicou-se a estudar as reencarnações de Chico Xavier.  Passando por lugares como Egito, França, Espanha; sendo homem e, algumas vezes, mulher, até nascer em Minas Gerais: tudo isso foi parte da trajetória de Chico Xavier. Para todos nós que conhecemos a seriedade de Chico e de seus discípulos, esse é, com certeza, um dos casos comprovados de reencarnação no Brasil.

Divaldo Franco, médium baiano, também retrata a reencarnação em suas obras e palestras, falando, inclusive, sobre suas próprias encarnações passadas. É comum, em entrevistas e palestras, Divaldo contar a história de quando esteve em Paris, cidade de Allan Kardec, pela primeira vez. Lá, ele caminhou sozinho e acabou chegando perto do que ele acredita ter sido o cenário de suas vidas anteriores. Esse também é um casos comprovados de reencarnação no universo brasileiro.

Reencarnações de Allan Kardec

Existe muita curiosidade e esperança quando o assunto é Allan Kardec. Muitos irmãos de ideal espírita buscam acompanhar relatos sobre reencarnações desse cientista que, como sabemos, foi o precursor e fundador do espiritismo como conhecemos atualmente.

casos comprovados de reencarnação

No Brasil, talvez pelo grande alcance que a Doutrina tem, é comum surgirem textos sobre a reencarnação de Kardec. O último deles, que ganhou grande repercussão no universo espírita e acabou sendo reconhecido por médiuns importantes, diz que Kardec está reencarnado no Brasil, no interior de São Paulo. Até o momento, segundo esses rumores, pouco se sabe sobre essa nova existência, apenas de que se trata de um jovem que, futuramente, será professor e trará novos conhecimentos, dessa vez, guiado por Chico Xavier.

É preciso abordar o tema com cuidado e humildade, já que, em outros momentos, a reencarnação de Kardec apareceu no cenário brasileiro, de modo que alguns irmãos de ideal acreditavam que Chico Xavier era uma reencarnação de Kardec, o que foi negado pelo próprio Chico durante uma entrevista à Rádio Nacional.

Reencarnação dos animais

Se a reencarnação dos humanos é um tema que desperta interesse e curiosidade, a reencarnação dos animais – especialmente daqueles domesticados – não é diferente. Esse assunto, ligado à espiritualidade dos animais, tem crescido muito nos últimos anos, de modo que médiuns reconhecidos abordam o tema e esclarecem as nossas dúvidas sobre os nossos irmãos animais.

casos comprovados de reencarnação

Chico Xavier foi um dos médiuns que falou sobre reencarnação de animais. Em um relato comovente, o médium mineiro usou a sua própria experiência para dar luz ao tema. Chico Xavier conta que tinha uma cachorinha, cujo nome varia de versão para versão desse relato (o que mais aparece é Boneca). Chico presenciou o desencarne de sua companheira e, tempos depois, viveu o reencontro com ela, quando a cachorrinha reencarnou.

De acordo com Chico Xavier, os animais também são seres em evolução e, portanto, vivem reencarnações como nós, humanos. Por serem diferentes – tanto em nível de evolução como em grau de pureza – o processo de reencarnação dos animais é diferente dos humanos. O tempo entre uma reencarnação e outra é muito mais curto. O mesmo bichinho pode voltar várias vezes numa mesma família. Tudo a fim de seguir sua evolução perto daqueles que o amam e, com certeza, sentiram muito a sua partida.

Reencarnação na mídia

Quando falamos  sobre espiritismo e ficção, é preciso ter muito cuidado com a tendência que esse tipo de narrativa tem ao exagero. Por outro lado, desde que sempre tenhamos em mente que as obras de ficção não têm o mesmo compromisso com a verdade do que aquelas que fazem parte da codificação espírita. Assim, esse tipo de obra pode ser bastante útil. Tanto para aqueles que já estudam a doutrina, quanto para aqueles que querem começar a conhecê-la.

Obras de ficção, desde que produzidas com seriedade, também podem ser uma ótima forma de apresentar os valores da Doutrina àquele amigo que resiste em ler as obras ou a uma criança ou adolescente. Tanto no Brasil como em outras partes do mundo, a reencarnação foi tema de produções fictícias lindíssimas. Vamos elencar algumas, que consideramos estarem de acordo com os preceitos da Doutrina e que, muitas vezes, são indicados pela Confederação Espírita Brasileira.

A novela “A Viagem”

Grande sucesso na década de 1990. Essa novela, veiculada pelo canal Globo de Televisão, despertou o interesse de muitos. A novela acabou sendo um meio que muita gente encontrou para superar alguma perda de um ente querido. A trama, baseada em “Nosso Lar”, de André Luiz, mostrava como é a vida após o desencarne. Tanto para aqueles que vão a planos superiores, como para os que passam pelo umbral. Além disso, aborda a reencarnação como uma ferramenta de evolução.

casos comprovados de reencarnação

Filme “As quatro vidas de um cachorro”

Lançado esse ano no Brasil, o filme fala sobre reencarnação nos animais. Especialmente dos cachorros. A trama mostra cinco vidas de um cachorrinho, com famílias e experiências diferentes. Esse longa comovente foi indicado pela Confederação Espírita Brasileira. Acabou sendo o primeiro contato de muitos de nós com o espiritismo.

Filme “Nosso Lar”

Um dos filmes espíritas mais conhecidos nos últimos tempos. A trama descreve como é a vida em uma das colônicas dos planos superiores, a Nosso Lar. Ainda que não aborde o tema da reencarnação como centro da narrativa, há passagens que explicam de forma bastante didática. Mostrando como é o planejamento que nós, enquanto espíritos desencarnados, fazemos antes de encarnar.

O tema reencarnação e os casos comprovados de reencarnação são elementos importantes no estudo da Doutrina Espírita. Devem ser abordados com seriedade e comprometimento. Para ler outros artigos como esse, convidamos você, irmãos de ideal, a fazer parte do nosso canal. Conheça também nossas outras produções. Esperamos que nos encontremos em breve para outras leituras espíritas!

Para conhecer mais sobre a doutrina espírita, clique aqui.

 

Referências:

  • As Vidas de Chico Xavier
  • O Livro dos Espíritos
  • A Gênese
0 votes
2017-06-23T14:26:30+00:00

New Courses

Informações para Contato

Rua Joaquim Batista Junior, 179 / 201, Názia, Vespasiano - MG

Mobile: +55.31.99696-4049

Web: Canoro Audiobook

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
Reforma Íntima DEFINITIVO