Espiritismo religião: um guia rápido sobre a doutrina espírita

//Espiritismo religião: um guia rápido sobre a doutrina espírita

Vamos começar este artigo com uma pergunta que ainda é discutida por estudiosos da doutrina espírita. Será que o espiritismo religião? O que você, leitor acha?

Para sabermos a resposta do questionamento acima, primeiro temos que conhecer o significado da palavra religião. Assim como sua representação perante as pessoas. No dicionário Michaelis, religião recebe nove significados, todos relacionados ao conhecimento ou crença em forças sobrenaturais.

Quando vamos falar em espiritismo ouvimos na maioria das vezes a expressão doutrina e não religião espírita.

Agora o mais importante:

Ser uma pessoa melhor é difícil? Os espíritos disseram a Kardec que não é, então o que falta? O que faltava era o método. Aprenda o método da Senda Espírita do Homem de Bem.


Com base nas obras de Allan Kardec, ao longo desse texto vamos apresentar em tópicos um guia rápido. Todo sobre a doutrina espírita e responder sobre o espiritismo religião. Neste guia você vai descobrir:

  • Quem foi Allan Kardec?
  • Como, quando e onde surgiu o espiritismo?
  • Protagonistas da doutrina espírita no Brasil;
  • Mas e aí, espiritismo religião ou não?

Acompanhe essa leitura para entender em cada tópico um pouco mais sobre espiritismo.

Saber Mais

Como, quando e onde surgiu o espiritismo?

A doutrina foi estabelecida por Allan Kardec no século 19 na França, e consolidada em reuniões onde havia a comunicação de espíritos e que posteriormente foi codificada em livros e publicações. A doutrina espírita foi revelada para mostrar uma visão contrária da qual as pessoas tinham sobre o fim da vida.

espiritismo religião

Além de provas da existência da vida após a morte, os espíritos também nos apresentaram as inúmeras consequências das ações morais do homem.

Mas antes do codificador, outros fatos evolvendo fenômenos de comunicação mediúnica aconteceram nos mais remotos tempos.

Também podemos recordar historicamente a interferência do mundo espiritual, a história de Joana D´arc, que pobre e analfabeta  viveu no século 15 e desde muito cedo dizia ouvir “vozes” que a orientava a agir em determinadas situações. Joana liderou tropas na guerra dos 100 anos e por ser considerada uma feiticeira pelo feito, foi condenada a morrer em uma fogueira.

A chegada do espiritismo como doutrina foi antecipada por um médium americano chamado Andrews Jackson Davis no século 19, que ao escrever um livro – Penetrália (1847), disse que logo iriam acontecer manifestações de espíritos em diversas partes.

No ano seguinte, em 1848 as irmãs Fox começaram os contatos com espíritos através de pancadas nas paredes, anos depois na Europa os fenômenos das mesas girantes e 10 anos depois do livro de Davis ser publicado, Kardec lançava sua primeira obra, O Livro dos Espíritos.

A doutrina espírita também nos foi apresentada como forma de retomar os ensinamentos de Jesus de forma teórica e prática. Logo, saber e fazer ficaram mais consolidados após a divulgação dos livros escritos por Kardec, que é a figura mais conhecida e ligada a doutrina.

Quem foi Allan Kardec?

Hippolyte-Léon Denizard Rivail, este é o nome de batismo de Allan Kardec que nasceu na cidade de Lyon na Franca, em 3 de outubro de 1804 e desencarnou em 31 de março de 1869.

espiritismo religião

Adquiriu e manteve o nome Allan Kardec após ter sido revelado a ele em uma das sessões de comunicação com os espíritos, que Hippolyte no século 6, teria sido um sacerdote druida (os druidas exerciam atividades na sociedade Celta como juízes, médicos, conselheiros, místicos e conhecedores de outras religião pois eram intelectuais de sua cultura) de nome Allan Kardec.

Bacharel em Letras e em Ciências, doutor em Medicina, conhecia e falava cinco línguas, o alemão, inglês, italiano, espanhol e holandês. Realizou diversas publicações acadêmicas, das quais foram usados como base de ensino na Universidade da França. Casou com Amélie Gabrielle Boudet, porém o casal não tiveram filhos.

Mesas Girantes

Foi em 1854 que Hippolyte ouviu falar pela primeira vez dos fenômenos das mesas girantes. No mês de maio do ano seguinte, Kardec foi até a casa de uma mulher chamada Srª. Roger e lá viu a ocorrência das mesas girantes e da “escrita” mediúnica auxiliada por um cesto sobre uma mesa.

A partir desta visita, outros convites surgiram e Kardec resolveu realizar estudos mais aprofundados em torno dos acontecimentos.

Durante as sessões de comunicação dos espíritos e pesquisa de Kardec, ele foi escolhido para ser o codificador, ficando responsável por agrupar os assuntos ligados ao espiritismo. Teve o apoio do espírito Verdade, que comprometeu-se a ajudar Kardec em suas tarefas.

Com o auxílio de espíritos superiores, escreveu as chamadas Obras Básicas do espiritismo: O Livro dos Espíritos(1857), O Livro dos Médiuns(1861), O Evangelho Segundo o Espiritismo(1864), O Céu e o Inferno(1865) e A Gênese(1868).

Uma revista mensal também foi escrita e publicada por Kardec, de nome Revista Espírita, que teve sua primeira edição em 1º de janeiro de 1858.

Protagonistas da doutrina espírita no Brasil

O Brasil é o país que, segundo o último Censo, possui a maior comunidade espírita do mundo. E por aqui, também estão os maiores destaques da divulgação espírita.

Vamos destacar três protagonistas do espiritismo que já desencarnaram e três que estão encarnados. Conheça um pouco da história de alguns deles.

Chico Xavier

O mais conhecido médium brasileiro nasceu em 1910 em Minas Gerais. Sua mediunidade teve início aos cinco anos quando conversava com sua mãe que já tinha desencarnado.

Em 1927 foi fundado o Centro Espírita Luiz Gonzaga, que tinha sede na residência de seu irmão José Cândido Xavier.

Julho de 1927 foi marcado pela primeira vez que Chico Xavier teve seu primeiro desempenho mediúnico em público. Em 1931, passou a receber as primeiras poesias de “Parnaso de Além – Túmulo”, primeiro livro psicografado por Chico e lançado em julho de 1932.

espiritismo religião

Chico Xavier, um grande médium brasileiro

No mesmo ano em que começou a psicografar Parnaso, aconteceu a primeira manifestação do espírito Emmanuel que foi o seu protetor espiritual e que trabalhou com Chico por muitos anos.

Chico teve 416 livros publicados e era um grande divulgador da doutrina espírita e exemplo da caridade que Jesus pregou.

Na data em que ele completaria 100 anos (02 de abril de 2010) estreou em várias salas de cinema do Brasil, Chico Xavier – O filme, baseado na biografia “As Vidas de Chico Xavier”.

Seu desencarne ocorreu aos 92 anos por conta de uma parada cardíaca em 30 de junho de 2002.

Bezerra de Menezes

Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti nasceu no Ceará, na antiga Freguesia do Riacho do Sangue, hoje Solonópole em 29 de agosto de 1831.

Viajou para o Rio de Janeiro em 1851 com 19 anos para cursar medicina, faculdade que foi paga a partir das aulas de filosofia e matemática que ele oferecia. Após a conclusão do curso em 1856, entrou no Exército como cirurgião tenente. Em 1860 entrou para a política e foi eleito vereador na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, deixando o Exército. Anos depois também ocupou o posto de deputado federal.

Teve conhecimento do espiritismo em 1875, através da leitura da primeira edição traduzida do Livro dos Espíritos. A partir daí, Bezerra foi um grande divulgador da doutrina espírita também auxiliando na redação da revista O Reformador.

Em 1889, após três anos da fundação da Federação Espírita Brasileira, se tornou presidente da FEB até seu desencarne 11 de abril de 1900. Bezerra casou por duas vezes e teve nove filhos.

Eurípedes Barsanulfo

Eurípedes Barsanulfo nasceu em 1º de maio de 1880, na cidade de Sacramento no estado de Minas Gerais.

Iniciou seus estudos espirituais no catolicismo e ficou conhecido pela sua inteligência e bondade, era sempre muito carinhoso com todos. No fim da adolescência, Barsanulfo montou na sua casa uma pequena farmácia homeopática para auxiliar os pobres que se encontravam doentes.

O seu primeiro contato com a Doutrina Espírita foi aos 25 anos, quando ele leu o livro de Léon Denis, Depois da Morte que foi emprestado pelo seu tio Mariano da Cunha Júnior que também o convidou para assistir a uma reunião mediúnica no centro espírita que frequentava.

Nesta mesma noite Barsanulfo, através da mediunidade psicofônica do seu tio, recebeu a comunicação do Dr. Bezerra de Menezes informando que Eurípedes Barsanulfo tinha uma missão a cumprir que estava ligada a cura dos doentes.A partir desta comunicação seguiu no espiritismo.

Em 1905 Barsanulfo fundou o Grupo Espírita “Esperança e Caridade” e em 1907 o primeiro colégio espírita do mundo: o Colégio “Allan Kardec”.

Desencarnou em 1º de novembro de 1918 após contrair a gripe espanhola.

Haroldo Dutra Dias

Haroldo Dutra Dias é de Belo Horizonte e um bacharel em Direito, além de escritor, tradutor, e conferencista. Também possui conhecimento em hebraico e em paleontografia, crítica textual, aramaico e francês.

Haroldo vem se destacando como um grande divulgador do espiritismo no Brasil e em outros países.

Criou uma tradução do Novo Testamento para o português, que levou 22 anos de pesquisa e foi editada pelo Conselho Espírita Internacional em 2010 e também pela Federação Espírita Brasileira.

Haroldo Dutra Dias continua a divulgação da doutrina através de palestras e serviços digitais.

Raul Teixeira

José Raul Teixeira nasceu no Rio de Janeiro na cidade de Niterói. É graduado em física, mestre e doutor em educação. Desde a infância teve mediunidade, via espíritos atravessando paredes e questionava a mãe, que também tinha mediunidade.

Trabalhou como professor na Universidade Federal Fluminense até sua aposentadoria. Em Niterói ajudou na fundação em 04 de setembro de 1980, a Sociedade Espírita Fraternidade (SEF) que também mantém uma obra social.

Raul Teixeira é um dos oradores mais requisitados no Brasil e no exterior. Já passou por 45 países levando a divulgação do espiritismo. Psicografou diversas obras, ditadas por vários espíritos. Desses livros, alguns já estão traduzidos para o espanhol, inglês e italiano. Teixeira é um orador espírita atuante há mais de 50 anos.

Divaldo Pereira Franco

Nasceu em cinco de maio de 1927, na cidade de Feira de Santana, Bahia. Concluiu a Escola Normal Rural e recebeu o diploma de professor primário, em 1943. Trabalhou como escriturário e aposentou-se em 1980.

Fundou em 1947 o Centro Espírita Caminho da Redenção e em dois anos começou a psicografar. Sob a orientação dos benfeitores espirituais guardou o que escreveu, até que um dia recebeu a recomendação para queimar tudo o que escrevera até ali, pois não passava de simples exercício.

Teve como orientadora espiritual Joanna de Ângelis, que durante alguns anos se apresentava como um espírito amigo. Juntos escreveram muitas mensagens de cunho espiritual confortante.

É reconhecido como um dos maiores médiuns e oradores espíritas da atualidade. Possui um projeto social na Bahia chamado Casa do Caminho, que atende mais de 3.000 crianças, adolescentes e jovens de famílias de baixa renda. Como médium, publicou 202 livros onde se apresentam 211 autores espirituais. Dessas obras,92 versões foram traduzidas em 16 idiomas.

Mas e aí, o espiritismo religião ou não?

Esta dúvida até os dias de hoje costuma abrir grandes discussões entre os espíritas, mas para responder a essa pergunta, vamos primeiro apresentar algumas das definições da palavra religião. Segundo o dicionário, religião recebe os seguintes significados:

  1. “Convicção da existência de um ser superior ou de forças sobrenaturais que controlam o destino do indivíduo, da natureza e da humanidade, a quem se deve obediência e submissão”;
  2. “Serviço ou culto a esse ser superior ou forças sobrenaturais que se realiza por meio de ritos, preces e observância do que se considera mandamentos divinos, geralmente expressos em escritos sagrados”;

Agora, apontamos conceitos da palavra doutrina, que conforme o dicionário apresenta os seguintes significados:

  1. “Conjunto de princípios em que se fundamenta um sistema religioso, político ou filosófico; ideologia, sistema, teoria”;
  2. “Crença ou opinião firme a propósito de algo; convicção, opinião”;
  3. “Instrução ou conhecimento que se adquire por meio de estudo e leitura; erudição, sabedoria, saber”;

Ambas descrições apresentam características do espiritismo, porém vamos sustentar essa resposta com o posicionamento daquele que organizou e estudou a fundo o espiritismo.

Kardec, na Revista Espírita de 1868 edição de dezembro, explana o que diferencia o espiritismo religião e doutrina. Ele fala que a religião em sua interpretação quer dizer “laço”, sendo a religião na verdade um “laço que religa os homens em uma comunhão de sentimentos, princípios e crenças”.

Vendo essa frase de Kardec percebemos então que o espiritismo religião sim! Mas o codificador apresenta a resposta de forma mais completa.

“Se é assim, perguntarão então, é o Espiritismo religião? Ora, sim, sem dúvida, senhores! No sentido filosófico, é o Espiritismo religião e nós nos vangloriamos por isto. Pois é a Doutrina que funda os vínculos da fraternidade e da comunhão de pensamentos…”.

Mas então por que alguns espíritas declaram que o espiritismo não é uma religião? Kardec diz que o motivo é que se o espiritismo nascesse se dizendo uma nova religião, as pessoas iriam ligá-la  aos princípios da religião propriamente dita. Com hierarquias e cerimônias que o espiritismo não possui no entendimento mais puro da palavra religião. É por isso que se o usam os termos doutrina filosófica e moral.

Em resumo, quando pensamos religião em suas práticas, cultos e hierarquias, definitivamente o espiritismo religião não é. Porém, quando a religião se harmoniza com as considerações e práticas morais, neste caso podemos considerar espiritismo religião.

Conheça mais sobre a doutrina clicando aqui.

shadow-ornament



Entrar Para O Grupo De Membros

 seta-direitaQuero Testar! Ouça Agora e Assine! - Novos artigos e lições transformadoras!!

trofeuSou Leonardo, idealizador do Blog Canoro e quero reiterar meu convite.
Além dos artigos do blog, que são baseados nas dúvidas da nossa comunidade, temos artigos espíritas em áudio também, trechos dos livros de Allan Kardec.

  • Toda segunda-feira um resumos dos novos artigos do Portal Espírita Canoro.
  • Lições exclusivas de livros de Allan Kardec em áudio.

Conhecimento, Evolução, Aprendizado

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

arrow
shadow-ornament


Referências:

  • O que é o espiritismo – Allan Kardec
  • Federação Espírita Brasileira
  • Revista Espírita
0 votes
2017-06-23T14:26:32+00:00

New Courses

Informações para Contato

Rua Joaquim Batista Junior, 179 / 201, Názia, Vespasiano - MG

Mobile: +55.31.99696-4049

Web: Canoro Audiobook

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
Reforma Íntima DEFINITIVO