Estudando a Doutrina: o que ensina o Esde Tomo II

//Estudando a Doutrina: o que ensina o Esde Tomo II

Um dos grandes pilares da Doutrina Espírita é, sem sombra de dúvidas, o estudo. O Espírito da Verdade, já no final do século XIX, deixou a lição para todos os irmãos de ideal espírita. Ele disse: “Espíritas, amai-vos; eis o primeiro ensinamento. Instruí-vos; eis o segundo”. Se estamos vivos e encarnados neste planeta, significa que temos sempre algo a aprender e esse aprendizado vem, em grande parte, através do estudo da Doutrina. Pensando nisso, no artigo de hoje, falaremos um pouco sobre o Esde Tomo ii. Esperamos que todos tenham uma excelente leitura!

A sigla Esde significa Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita e é um modelo-guia de estudo do espiritismo. Esse modelo foi criado no fim da década de 1970 no Brasil e, hoje, é usado por praticamente todas as Casas Espíritas que pertencem à Confederação Espírita Brasileira. A sigla também faz referências às reuniões semanais desenvolvidas nas Casas Espíritas com o intuito de estudar a Doutrina. Mas é, fundamentalmente, o modelo-guia de estudos que orientam essas reuniões.

O Esde é dividido em tomos e programas. O programa básico e o complementar. Cada um dos programas é composto por dois tomos que, por sua vez, são subdivididos em nove módulos. Os Esde se dedicam essencialmente ao estudo sistemático e contínuo de O Livro dos Espíritos, organizado por Allan Kardec, o fundador do espiritismo. Como já dissemos, são modelos-guias de estudos, criados na intenção de orientar as reuniões espíritas destinadas ao estudo teórico da Doutrina.

Agora o mais importante:

Ser uma pessoa melhor é difícil? Os espíritos disseram a Kardec que não é, então o que falta? O que faltava era o método. Aprenda o método da Senda Espírita do Homem de Bem.


Saber Mais

O que é o Esde Tomo ii?

O Esde Tomo ii, como o nome já diz, é o segundo tomo do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. Esse tomo se dedica ao estudo das terceira e quarta partes de O Livro dos Espíritos, abordando, portanto, assuntos relacionados às Leis Morais e das Esperanças e Consolações.

Assim como os outros tomos do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, o Esde Tomo ii traz o conteúdo de O Livro dos Espíritos adaptado, já pensado para ser trabalhado durante uma reunião de estudos. O modelo-guia esde tomo ii traz sugestões didáticas para trabalhar em grupo, sugerindo atividades práticas, exercícios teóricos e leituras complementares para enriquecer a reunião.

O que é o Esde Tomo ii?

O esde tomo ii é uma excelente ferramenta para todos aqueles que trabalham ministrando cursos ou palestras em Casas Espíritas e faz com que o estudo da Doutrina se torne mais chamativo e dinâmico, já que permite a possibilidade de um estudo grupal, com discussões, trocas de opiniões e experiências, o que, com certeza, soma muitíssimo aos estudos individuais.

A Confederação Espírita Brasileira divulgou os principais objetivos do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, entre eles está facilitar a reforma íntima individual, fazendo com que o conteúdo da Codificação Espírita se torne ainda mais acessível; garantir a unidade de princípios doutrinários em torno do estudo, possibilitando uma compreensão mais correta e assimilação dos princípios doutrinários; e proporcionar a propagação da Doutrina Espírita.

Por que usar o esde tomo ii em minhas reuniões de estudo?

Se o esde tomo ii traz o conteúdo de O Livro dos Espíritos, por que usá-lo em minhas reuniões e não usar o livro original? O esde tomo ii é um modelo-guia de estudos, ou seja, não subtitui a obra orginal. A todos aqueles que se dedicam a estudar a Doutrina Espírita, é indispensável a leitura da Codificação feita por Allan Kardec. No entanto, ainda que essa Codificação tenha sido pensada para ser acessível a todos, ela possui um conteúdo denso e, muitas vezes, difícil de decifrar corretamente. E é por isso que o uso do esde tomo ii pode ser uma ferramenta importantíssima em suas reuniões de estudos.

Por que usar o esde tomo ii em minhas reuniões de estudo?

O Livro dos Espíritos é composto de perguntas e respostas sobre os mais diversos temas. Reencarnação, origem e natureza dos espíritos, mediunidade, Lei de Afinidade, moral, caridade, desencarne, provas, expiações e muitos outros assuntos que, por vezes, nos causam inquietações. O esde tomo ii não é apenas um resumo dessas perguntas e respostas. Mas um guia de como ler e estudar corretamente esse Livro base da Doutrina.

Em outras palavras, o esde tomo ii é uma espécie de estudo orientado do Livro dos Espíritos e nos ajuda a interpretar o conteúdo dessa obra maestra corretamente. Por trazer exercícios práticos e grupais, o esde tomo ii também funciona como uma importante ferramenta de memorização, visto que, estudando sozinhos, nem sempre é fácil assimilar tudo o que aprendemos durante a nossa leitura.

No que se pauta o esde tomo ii?

Da mesma forma como os outros tomos, o esde tomo ii pauta o seu conteúdo nos valores do espiritismo. Segundo a definição do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita disponibilizado pela Confederação Espírita Brasileira, um dos objetivos centrais desse guia de estudos é “desenvolver a fé raciocinada”, coincidindo com o fato de que o espiritismo é uma ciência religiosa, baseada nos ensinamentos cristãos e em pesquisas científicas sobre mediunidade.

Além disso, é intenção do Esde contribuir para a preparação de oradores espíritas mais bem preparados, que dominem bem a oratória e que, assim, saibam repassar os ensinamentos da Doutrina de forma mais eficaz. Hoje em dia, um dos principais oradores espíritas – senão o principal – é o médium baiano Divaldo Pereira Franco, que viaja o mundo dando palestras sobre a Doutrina e contribuindo para que muitos tenham contato com os valores espíritas.

O conteúdo dos Esde foi pensado a fim de possibilitar o entendimento do verdadeiro sentido da expressão “caridade”, visto que a caridade é o valor moral mais importante da Doutrina e que dá sentido a todos os outros valores. Além de oferecer suporte teórico sobre o que é a caridade e suas diversas formas, os esde – e especialmente o esde tomo ii – induzem a prática da caridade, que é o que realmente tem mais valor e pode transformar destinos.

O esde tomo ii é pautado, portanto, nos principais valores que compõem a doutrina. E é sobre esse valores que vamos falar agora.

Quais são os principais valores do espiritismo?

A Codificação Espírita foi feita em cinco obras fundamentais. “O Livro dos Espíritos”; “O Livro dos Médiuns”; “O Evangelho Segundo o Espiritismo”; “O Céu e o Inferno” e “A Gênese”, todas pelo intermédio de Kardec, que utilizou o diálogo com espíritos superiores já desencarnados. A partir do conteúdo dessas obras, sabemos quais são os principais valores do espiritismo.

 O trabalho no bem

O trabalho no bem é um dos ensinamentos espiritas e é todo e qualquer ato de amor ao próximo. É importante nos atentarmos que fazer o bem não significa apenas ser bondoso com aqueles que estão distantes de nós. Mas com aquelas pessoas que estão próximas, inclusive na mesma família. Muitas vezes, conseguir amar e perdoar familiares é muito mais difícil que conviver com os que estão “de fora” de nossas casas. Isto, amigos, também é trabalhar no bem. Garantir uma boa convivência e uma harmonia familiar.

Segundo o Evangelho, “a doutrina de Jesus ensina sempre a obediência e a resignação, duas virtudes companheiras da doçura, muito ativas, embora os homens as confundam erroneamente com a negação do sentimento e da vontade. A obediência é o consentimento da razão; a resignação é o consentimento do coração. Ambas são forças ativas, porque levam o fardo das provas que a revolta insensata deixa cair. O poltrão não pode ser resignado, assim como o orgulhoso e o egoísta não podem ser obedientes” (Evangelho Segundo o Espiritismo, item 8).

A caridade benevolente

Na Revista Espírita de 1868, está escrito que “a caridade é a alma do espiritismo”. Dessa forma, sabemos que não é possível ser espírita sem praticar a caridade. A caridade benevolente está incluída nos ensinamentos espiritas e significa amar o próximo como a nós mesmos. O que é amar o próximo? É trabalhar nossa reforma íntima para evitarmos sentimentos de inveja; de rancor; de ciúme; vingança; de vontade de causar sofrimento ou ferir alguém. Essa caridade, que pode – e deve – ser praticada por todos, do mais rico financeiramente ao mais pobre, é a que rege o espiritismo.

Chico Xavier

Chico Xavier nos disse. “A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade para que a Terra se realiza na condição do esperado Reino de Deus”. Allan Kardec, por sua vez, assim definiu a caridade. “A caridade é a fonte de todas as virtudes”.

É preciso considerar que esmola e caridade são distintas, como nos dizem os guias espirituais no Livro dos Espíritos. “não é a esmola que é censurável. Mas quase sempre a maneira por que ela é dada. O homem de bem, que compreende a caridade segundo Jesus, vai ao encontro do desgraçado sem esperar que ele lhe estenda a mão. A verdadeira caridade é sempre boa e benevolente; tanto está no ato quanto na maneira de fazê-la. Um serviço prestado com delicadeza tem duplo valor; se o for com altivez, a necessidade pode fazê-lo aceito. Mas o coração mal será tocado”.

No espiritismo, entende-se caridade como a ação de agir com amor, procurando sempre trabalhar a reforma íntima para melhor lidar com as ofensas alheias, os maus pensamentos e os sentimentos ruins, como a inveja e o orgulho. Esse tipo de caridade é mais difícil de ser alcançado e praticado. Mas é essencial na nossa jornada espiritual e no nosso caminho rumo à evolução.

A disciplina

O espírito Emmanuel disse ao médium mineiro Chico Xavier que dentro do espiritismo, é preciso “disciplina, disciplina e disciplina”, a fim de evoluirmos, unindo conhecimento e boa-vontade para a nossa caminhada espiritual. Essa disciplina da qual nos diz Emmanuel se refere a diversos aspectos que demandam nossa atenção. É preciso disciplina para promover a nossa reforma íntima, agindo sempre a fim de perceber quais são nossos vícios e nossas virtudes e, com humildade, trabalharmos para nos tornarmos melhores a cada dia, de acordo com nossas possibilidades.

A disciplina está entre o que o espiritismo prega e também se relaciona aos estudos. Ser espírita é, sobretudo, dedicação. Na obra “Dimensões da Verdade”, o espírito Joanna de Ângelis, através do médium Divaldo Pereira Franco, nos disse. “Ler ou estudar são hábitos. O espírita não pode prescindir do estudo. Estudo também é trabalho”. Sendo assim, trabalhar a disciplina e promover o estudo da Doutrina é essencial para evoluirmos como espíritas. Assim, cada vez mais, agregar conhecimentos na nossa jornada espiritual. Por esse raciocínio, estudar o esde tomo ii é também uma forma de trabalho; de aperfeiçoamento moral; de esforço a fim de tornarmos espíritas mais instruídos. Consequentemente, pessoas melhores.

Qual o conteúdo do ESDE tomo II?

Como já dissemos anteriormente, o esde tomo ii se dedica a estudar a terceira e a quarta parte de O Livro dos Espíritos. Dessa forma, nesse tomo, estudam-se temas valiosíssimos. Como: A Lei da Liberdade (incluindo discussões sobre livre-arbítrio, lei da ação e reação e a responsabilidade; a Lei do Progresso (intelectual, moral e da humanidade como um todo); Lei do Trabalho; Lei de Igualdade; Lei de Reprodução (casamento, celibato, sexualidade); Perfeição Moral e Esperanças e Consolações.

Qual o conteúdo do esde tomo ii?

Todos esses temas estão aprofundados no modelo-guia de estudos. Podem ser usados em turmas compostas por quem já tem conhecimento da Doutrina. Ou seja, para quem não é mais iniciante. A facilidade de entendimento e a existência de diversos exercícios de apoio fazem com que o esde tomo ii aproxime o conteúdo de o Livro dos Espíritos de cada um dos estudantes da Doutrina. Popularizando os valores que já vimos nesse artigo e propagando de forma contundente o espiritismo.

O esde tomo ii está disponível para dowload na página oficial da Confederação Espírita Brasileira. Hoje, mais de 50 anos depois de sua criação, já tem diversas versões atualizadas. Elas podem ser bastante úteis nas reuniões de estudo teórico.

Outra possibilidade para quem deseja estudar o espiritismo é através de nossos audiobooks com lições espíritas. Essa é uma plataforma complementar e que auxilia nos estudos daqueles que se dedicam a investigar a Doutrina. Para conhecer esses audiobooks e receber novidades de outros artigos como esse, inscreva-se no nosso canal e clique aqui. Obrigada pela companhia! Até a próxima leitura!

shadow-ornament



Entrar Para O Grupo De Membros

 seta-direitaQuero Testar! Ouça Agora e Assine! - Novos artigos e lições transformadoras!!

trofeuSou Leonardo, idealizador do Blog Canoro e quero reiterar meu convite.
Além dos artigos do blog, que são baseados nas dúvidas da nossa comunidade, temos artigos espíritas em áudio também, trechos dos livros de Allan Kardec.

  • Toda segunda-feira um resumos dos novos artigos do Portal Espírita Canoro.
  • Lições exclusivas de livros de Allan Kardec em áudio.

Conhecimento, Evolução, Aprendizado

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

arrow
shadow-ornament


Referências:

  • Confederação Espírita Brasileira
  • Esde Tomo ii
  • O Consolador
0 votes
2017-06-23T08:43:44+00:00

New Courses

Informações para Contato

Rua Joaquim Batista Junior, 179 / 201, Názia, Vespasiano - MG

Mobile: +55.31.99696-4049

Web: Canoro Audiobook

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
Reforma Íntima DEFINITIVO