Existência de DEUS | Como Kardec justifica a Existência de Deus de Espiritismo

//Existência de DEUS | Como Kardec justifica a Existência de Deus de Espiritismo

Deus é um criador dos mundos, dos seres vivos e essa afirmação irrefutável pode facilmente ser compreendida através de suas obras. Somos uma das obras mais importantes e provas da existência de Deus.

O homem em sua eterna curiosidade de saber tudo sobre a sua existência e ir mais além no conhecimento, sempre questionou a existência de Deus. Tanto que existem duas teorias fortes sobre o surgimento da vida no planeta Terra. A criacionista e a evolucionista, até hoje desmiuçadas em detalhes. Mas haveria mesmo um Deus criador de tudo? O que pensam os espíritas sobre isso? São questionamentos complexos mas bem fáceis de entender.

Saber Mais

Argumentos da existência de Deus

Acreditar em uma divindade, um ser superior ou um ‘grande juiz’ é uma necessidade humana. Diante de sua simplicidade e também ignorância diante de muitos conhecimentos além de sua capacidade de compreender, Deus para muitos é visto como um mediador de conflitos. Também um grande juiz responsável por manter a humanidade sobre controle através de suas leis.

Na doutrina espírita já se foi questionada a existência de Deus em muitos momentos ao longo dos séculos. Esse tipo de pergunta não vem apenas dos membros da comunidade espírita como o grande autor Allan Kardec em seus primeiros estudos sobre o plano espirital e a comprovação de irmãos desencarnados. A resposta da sua equipe espiritual guia foi bem simples de ser interpretada: a causa e o efeito. Se há efeito então há causa.

As duas teorias mais aceitas sobre a existência do Homem são a criacionista e evolucionista. A primeira é defendida pela Bíblica e traz como argumentos da existência de Deus a necessidade do haver um ser superior para criar a matéria. Já a evolucionista baseia-se no fato dos seres surgirem a partir de junção de matérias diversas, bactérias e outros tipos de formações celulares. Teríamos evoluído de seres primitivos como os primatas e chegado até o formato bípede ao longo de milênios.

A teoria criacionista é defendida com afinco por cientistas desde sua formulação baseada na Bíblia, o livro mais lindo do mundo. Contudo, ela deixa um questionamento: e de onde vem a matéria? Se bactérias, fungos e energias se uniram para formar os primeiros seres vivos, de onde surgiram? Este é um dos argumentos da existência de Deus muito defendidos por religiosos nos últimos anos.

existência de Deus - argumentos da existencia de Deus

Outro ponto importante sobre a teoria da evolução questionável seria como a junção da matéria tornou os seres conscientes. De onde viriam os espíritos então? Criados autonomamente? O conforto de acreditar que após a falência do corpo material não há mais vida não responde há muitos argumentos da existência de Deus como as conversas entre irmãos espirituais desencarnados e encarnados, as narrações sobre a vida em colônias, dentre muitas outras sabidas dos espírita.

Outro dos argumentos da existência de Deus muito comum é sobre o funcionamento dos seres vivos no planeta. As plantas crescem da mesma forma, florescem e seus frutos e sementes geram mais plantas. Os homens podem fazer o que quiser mecanicamente, inclusive a reprodução. Contudo, e as relações humanas? E como ficam as vidas passadas as quais alguns irmão encarnados lembram claramente? De onde surgem tais memórias? A ciência pode responder muita coisa mas infelizmente não tudo.

Até o momento não existe um novo conceito de como surgiu a vida neste e em outros planetas. Nem todos os questionamentos são respondidos pela ciência que acredita estar chegando cada vez mais fundo em provar a sua teoria de uma matéria criada autonomamente, de forma mecânica e ao acaso. Mas ela não explica como podemos ser seres tão evoluídos as experiências em vidas passadas. Também não traz nenhuma resposta sobre a comunicação com irmãos desencarnados no centro espírita, então é questionável de acordo com a doutrina.

Provas da existência de Deus espiritismo

As provas da existência de Deus espiritismo estão em sua maior parte em suas criações. Não pode haver criatura sem criador. Se há as criaturas então há um criador, um ser supremo. No capítulo 2 de A Gênesis, livro publicado por Allan Kardec em 6 de janeiro de 1868, temos a seguinte declaração do autor: “Constitui princípio elementar que pelos efeitos é que se julga uma causa, mesmo quando ela se conserve oculta.”

Temos as provas da existência de Deus espiritismo ao nosso redor. Sempre que encontramos um belo quarto ou escultura questionamentos quem seria o autor. Afinal, todo objeto possui um criador de acordo com seu nível de inteligência. Seria errado pensar que um deficiente mental projetou uma aeronave por seu grau de complexidade. Como pensar que a matéria do corpo material do homem se criou sozinha? Ou as árvores e seus belos animais?

existência de deus - provas da existência de Deus espiritismo

No livro A Gênesis temos mais uma passagem esclarecedora sobra as provas da existência de Deus espiritismo. “Lançando o olhar em torno de si, sobre as obras da natureza, observando a previdência, a sabedoria, a harmonia que preside a todas as coisas, reconhece-se não haver nenhuma que não ultrapasse os limites da mais talentosa inteligência humana. Ora, desde que o homem não as pode produzir, é que elas são produto de uma inteligência humana. Ora, desde que o homem não as pode produzir. É que elas são produto de uma inteligência superior à humanidade, salvo se sustentarmos que há efeitos sem causa.”

Se você concorda que não existe nenhum objeto sem um criador, uma autoria, então concorda que não pode existir vida humana sem uma assinatura. Sem uma permissão. Ser um ser supremo o qual não permitira que pudéssemos fazer mal um ao outro sem consequências e sem evolução. Estaríamos, assim, fadados ao fracasso por conta da impulsividade e interesse próprio sem nenhuma evolução moral.

Não é apenas uma questão de confiança em uma criação. Simplesmente nada existe sem uma autoria no mundo. Os animais são gerados por seus pais. Mas quem gerou os pais dos animais? Também vale o mesmo para as plantas. Tudo necessita de uma origem e a nossa, como de todas as coisas, é Deus.

O homem e sua eterna necessidade de ter algo palpável

A existência de Deus parece incontestável para alguns mas para outros faz todo o sentido desejar ir até o fim da cadeia evolutivo. De fato o homem merece respostas para seus questionamentos, mas é preciso antes de tudo compreender o seu nível de inteligência para assim entender as limitações para ter todas as respostas.

Enquanto espíritos encarnados a curiosidade é vital para a evolução da espécie. Se queremos saber mais, por consequência vamos atrás de respostas e podemos aprender muito com isso. É crucial buscar respostas para a evolução da raça humana e também evolução moral de cada um. Contudo, o cérebro humano é limitado.

Enquanto espíritos desencarnados temos uma inteligência e memória muito mais ampla em comparação com a nossa mente humana. Por isso não nos é permitido saber sobre outras reencarnações, ter conhecimento pleno sobre o plano espiritual e nem todas as fases do mundo espiritual. Nossa limitação também não consegue compreender a existência de Deus em sua plenitude.

existencia de deus - O homem e sua eterna necessidade de ter algo palpável

Alguns se sentem muito frustrados. Afinal, como pode haver um criador o qual não se pode tocar ou ao menos pegar? Esse é um pensamento fruto do materialismo. Neste planeta estamos todos em estágio de evolução intermediário e semelhante. Fácil perceber por nossas experiências serem parecidas e a forma como lidamos com certas situações: é bem semelhante mesmo com conhecimento teórico diferenciado e status social e financeiro.

Mas apesar de desejar muito acreditar apenas no que toda e sente, o homem deve entender suas limitações. A existência de Deus independe de ter algo para tocar, uma imagem para visualizar ou uma fotografia. Ele apenas é e se somos inteligentes, há de se concordar que o criador seria muito mais evoluído e inteligente. A ponto de não ser ao alcance de nosso tipo de raciocínio, concorda? Se não concorda no mínimo é algo a se pensar.

O espiritismo nos ensina haver uma vida muito além da matéria. Já com esse conceito podemos compreender que nem tudo é palpável, nem tudo pode ser visto a olho no ou tocado (sem merecimento ou permissão). E isso não quer dizer que não exista.

Sobre o assunto temos uma definição em A Gênesis escrita por Allan Kardec: “A inteligência do homem é limitada, visto que não pode fazer nem compreender tudo o que existe. A de Deus, abrangendo o infinito, tem que ser infinita. Se a supuséssemos limitada num ponto qualquer, poderíamos conceber outro ser mais inteligente, capaz de compreender e fazer o que o primeiro não faria, e assim por diante, até o infinito. “

Qual a maior prova que Deus existe?

Enquanto estudiosos da doutrina espírita, compreendemos a imortalidade da alma, também devemos entendemos sobre a reencarnação, de sermos todos irmãos e da necessidade de buscar a reforma íntima na busca por uma evolução moral. Mas enquanto ocupantes de um corpo material e apegados à matéria e sua sobrevivência, estamos eternamente na busca por qual a maior prova que Deus existe.

A curiosidade nunca foi condenada pelo divino. Se não quiséssemos saber mais, jamais Allan Kardec teria chegado a uma reunião mediúnica na década de 50 do século 19. E jamais teria escrito o pentateuco. Se hoje temos o livro A Gênesis em áudio. Assim como O Livro dos Espíritos e outros, é porque o homem foi curioso para investigar os mistérios além do corpo material.

Existência de Deus - Qual a maior prova que Deus existe

Mas necessitamos de provas e entender Qual a maior prova que Deus existe não é complexo. Como posso compreender que existe um arquiteto se estou com um projeto de um prédio em mãos? Por sua obra. Se ela foi criada então há um criador e isso é um fato inquestionável. Seguindo o mesmo conceito é muito fácil entender sobre as provas da existência de Deus: por suas obras.

A existência de Deus é um dos princípios básicos do espiritismo por um simples motivo. Se há a criatura é necessário haver o criador. Esta é uma informação incontestável da existência de Deus. Se estamos aqui vivos, cada dia aprendendo mais com cada reencarnação, então há um criador responsável por manter tudo em harmonia.

Por sermos criaturas em perfeito funcionamento, pensantes, com capacidade de evoluir a cada ato e sempre buscando conhecimento, temos em mãos a resposta de Qual a maior prova que Deus existe. Os espíritos existirem em sua plenitude podendo sempre evoluir na moral e ética é uma grande comprovação da existência de Deus.

Como é Deus?

Quando se trata da existência de Deus esta é uma pergunta muito comum. Afinal, se ele existe e posso acreditar nisso, então como ele é? Como ele se mostra para os homens? Na verdade ele não se mostra para os encarnados porque a nossa imagem de um senhor de barba branca, idoso e com vestes longas e largas não existe.

existência de deus - Como é Deus

Temos essa imagem mais forte de um senhor de idade por conta das artes plásticas. O primeiro quadro com uma imagem de Deus foi de autoria de Michelangelo intitulado A Criação de Adão. No afresco o primeiro homem do mundo segundo a Bíblia, Adão, está quase tocando a mão de seu criador, um senhor de barba branca.

A imagem foi usada como ilustração e inspiração nas artes plásticas ao longo dos anos, mas não é verdeira. Não existe uma imagem mental de Deus porque não podemos compreender sua dimensão e expansão.

Estudar A Gênese em Áudio

Deus em sua plenitude ensina e dá todas as ferramentas para o espírito evoluir em busca da perfeição moral. Mas é preciso querer aprender mais e a literatura da doutrina espírita pode ajudar com a base de conhecimento necessário.

Uma opção é a obra A Gênesis em áudio. Escrita em meados dos anos 50 do século 19 ela ainda é usada como a principal bibliografia para entender os conceitos básicos de criação dos homens e evolução da espécie. É um dos livros mais importantes para ser sobre a doutrina espírita e está disponível na versão áudio em nosso site.

3 votes
2017-08-23T14:30:14+00:00
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
Reforma Íntima DEFINITIVO