O conceito do espiritismo reencarnação

//O conceito do espiritismo reencarnação

O processo de reencarnação envolve muito mais que pagar uma penitência. É um privilégio de acordo com as leis divinas e merecimento do espírito. Um dos maiores mistérios da humanidade ainda é sobre a vida após a morte. Por milênios perdurava uma crença coletiva que quando corpo falece, tudo está acabado. A comunicação dos espíritos com os vivos permitiu à humanidade compreender um pouco mais sobre o espiritismo reencarnação e que a vida continua sem a matéria.

O que é reencarnação?

O conceito de espiritismo reencarnação não é apenas do kardecista. A ideia de uma vida após a morte vem de milênios. O povo egípcio são um grande exemplo disso. Nas tumbas dos faraós seus pertences pessoais eram guardados junto ao corpo porque segundo a crença, eles o usariam na eternidade. Eles voltariam tanto para buscar seus itens pessoais como teriam uma vida plena de felicidade após alcançar o reino dos céus.

Reencarnação é a ideia de um espírito voltar a viver. No espiritismo reencarnação quer dizer que o espírito abandona a matéria por um tempo mas pode voltar a conviver entre os humanos em outro corpo, com outra vida, em outro lugar para continuar seu processo evolutivo. Isso pode ser amanha ou levar anos, décadas ou milênios.

Agora o mais importante:

Ser uma pessoa melhor é difícil? Os espíritos disseram a Kardec que não é, então o que falta? O que faltava era o método. Aprenda o método da Senda Espírita do Homem de Bem.


espiritismo reencarnacao

Na história temos o primeiro relato sobre reencarnação entre o povo da Índia. Hinos religiosos do século VII antes de Cristo tratam do tema como a volta de espíritos de mortos em corpos de crianças. Ou seja: voltariam a viver como outras pessoas.

Hinduísmo

Para o povo hindu desde a antiguidade a matéria é apenas um corpo passageiro que deve ser preservado para uma boa vida, mas a vivência não acaba aqui. Ela perdura por além da eternidade por meio de fluído vital. Esse é o berço do conceito que os espíritas preservam até hoje. No espiritismo kardecista há uma questão simples: poderia o espírito voltar a viver? A resposta é sim, através da reencarnação.

Outro grande exemplo de prova de reencarnação na humanidade está na Bíblia. “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (João,3:3). Um dos apóstolos de Jesus deixou nos escritos a necessidade de reencarnar do espírito. Esse é o motivo que leva muitas religiões a crer em uma segunda vida, não apenas o espiritismo.

Como funciona a reencarnação?

Bibliotecas e cinematecas estão repletas de obras tratando do tema espiritismo reencarnação. A ideia mais simplista é de uma alma deixando o corpo e voltando no corpo de outra pessoa. O grande erro da maior parte de tais obras (e até algumas religiões) é acreditar que a mesma pessoa voltaria, lembrando de tudo o que ocorreu e em alguns casos buscando seus entes queridos da vida anterior.

O espiritismo reencarnação é fundamentado na ideia de uma alma criada por Deus como um ser simples e ignorante para seguir uma trajetória de aprendizado. Todos temos o mesmo criador, o Deus pai, e por isso somos todos irmãos. Todos somos criados enquanto espíritos como semelhantes para seguir seu processo de evolução e aprendizado.

Obras diversas

Esse processo de evolução do qual fala a Bíblia, O Evangelho Segundo o Espiritismo, o Livro dos Espíritos e outras obras seria ao longo de diversas vidas como encarnado. O espírito viveria entre seus semelhantes, acabaria uma missão mas continuaria seu processo de evolução até chegar à perfeição. Enquanto não a alcança continua em diversas vidas na terra ou em outros planetas.

Encarnação, reencarnação e ressurreição

As palavras são parecidas mas os conceitos são diferentes. A encarnação se refere à primeira vivência do espírito, sua primeira vida em uma matéria. Já a reencarnação trata de espíritos já  com algum tempo e com algumas vidas no currículo. A partir da segunda vida conta como reencarnação.

As diferenças entre os dois são explicadas por Allan Kardec no Livro dos Espíritos. A encarnação, a primeira vivência, seria para o espírito cumprir a sua tarefa de criação. Cumprir a meta do motivo de que para quê veio ao mundo.

Re-encarnação

Já a reencarnação é vista no mundo dos espíritos como um privilégio divino. Ela vem para o espírito poder fornecer a oportunidade de prosseguir em seu processo de evolução. Nas leis divinas do espiritismo reencarnação é vista como um processo natural, necessário e um privilégio que apenas alguns podem obter.

A palavra ressurreição é constantemente confundida com reencarnação, mas são completamente diferentes. Enquanto na reencarnação o espírito volta à vida com outro corpo, na ressurreição é o mesmo corpo voltando a viver. Seria ressurgir dos mortos, como o caso de Lázaro narrado na Bíblia e no Livro dos Espíritos.

No espiritismo reencarnação é para pagar penitências?

Em algumas obras espíritas e palestras é muito debatida a ideia do espírito voltar ao plano terreno entre seus irmãos de fé para concluir erros de vidas passadas. A justificativa é usada para algumas vivências e até exemplificada. Um exemplo é de um homem que fez muito uma mulher sofrer e volta como seu filho, parente próximo ou marido mais uma vez para tentar reparar o erro.

A grosso modo isso realmente pode acontecer. No espiritismo reencarnação é um privilégio conquistado como oportunidade para o espírito reparar alguns erros cometidos em outras vidas. Logo, em alguns casos ele pode voltar ao mesmo núcleo familiar, mas em alguns casos na próxima vida pode vir em um país completamente diferente ou em outro mundo.

Ato divino

No Livro dos Espíritos uma das declarações sobre reencarnação é de ser um ato de misericórdia divina. É sabido que em algumas religiões prega-se ao homem ter direito a apenas uma vida. Caso ele não tenha sido bondoso o suficiente irá para o inferno. Caso tenha tido uma vivência de plena harmonia e bom coração, deverá ir para o céu.

No espiritismo reencarnação não funciona assim. Deus em sua misericórdia plena permite ao espírito voltar para corrigir seus erros pessoalmente. É permitido em sua próxima vida reajustar os erros cometidos contra a leia divina, sejam eles graves ou leves. São provas e expiações, sempre em acordo com o tipo de erro cometido em outra vida e com a moral de cada indivíduo.

Pode um espírito viver em reencarnação e continuar errando?

A um espírito é dado o direito de voltar a ter um corpo material e continuar a sua jornada de evolução. Ele pode voltar para corrigir erros anteriores, não cumprir a meta e reencarnar novamente. O porquê de isso acontecer é bem simples: não nos é tirado o livre arbítrio.

Livre arbítrio

Enquanto filhos de Deus somos criados como seres simples e ignorantes. Podemos fazer escolher que vão de acordo com a moral de cada um. Segundo o espiritismo reencarnação podemos fazer escolhas no plano espiritual para ‘saldar a dívida’ de uma vida anterior, mas também podemos não cumprir com o planejado.

Imagine um espírito reencarnando para pagar o mal feito a irmãos de sangue em outra vida. Chegando no plano terreno ele não apenas não corrige seus erros mas toma atitudes ainda mais negativas. Pode acontecer? Sim. O processo evolutivo não é algo fixo e nem sempre os espíritos conseguem seguir em sua conduta moral. Podem cair em tentação e não seguir o plano programado. É o direito do seu livre arbítrio.

espiritismo reencarnacao 5

O espiritismo reencarnação pode ensinar todo o plano necessário para seguir uma vida plena de felicidade, harmonia e paz entre os irmãos. Mas o livre arbítrio de cada um pode não ser usado da forma correta e as escolhas não serem positivas. Neste caso a evolução continua, mais ensinamentos são necessários e talvez um reforço espiritual. Os irmãos de fé espírita estão sempre disponível para ajudar quem deseja aprender mais e corrigir seus erros.

Vale refletir um pouco mais sobre o conceito de saldar uma dívida de uma vida passada. Ao contrário da pregação de algumas religiões, na justiça divina não funciona ‘olho por olho e dente por dente’ como na Lei de Talião. Existe o quesito ‘arrependimento’ também. Se for de coração, não é necessário mais pagar por sua dúvida. Mas apenas o criador pode avaliar e perdoar uma dívida. Não cabe aos meros espíritos em aprendizado o fazer.

Espiritismo reencarnação e a provação espiritual

Cada vida do espírito em um corpo material é um pouco de aprendizado. Pode perfeitamente um espírito em uma única vida chegar em seu estado máximo satisfatório, assim como também é possível passar por várias reencarnações até alcançar a sua plenitude de acordo com as leis divinas.

A forma como o aprendizado se dá no espiritismo reencarnação modifica de acordo com o grau de evolução de cada espírito. Podem ser colocados diante da jornada obstáculos naturais, diferentes graus de dificuldade e tentação sempre visando o progresso da alma. As provações são as mais diversas, desde uma doença até enfermidades com as pessoas as quais ama.

Justiça Divina

Muitos já se depararam com pessoas acamadas desde o seu nascimento e questionaram a justiça divina. Seria justo a um bebê com uma alma pura logo após o seu nascimento ser condenado a não ter braços, pernas ou nunca sair de uma cama e desfrutar das belezas da natureza? A justiça vai muito além de onde os olhos alcançar.

espiritismo reencarnacao 4

A provação para a evolução espiritual pode vir de diversas formas. As doenças são apenas uma dela. Em muitos casos o espírito escolhe enquanto está em outro plano a sua posição na próxima reencarnação. É errado julgar como ‘divina’ e ‘errada’ uma penitência ser paga na existência em um corpo material. Tal penitência é fruto de negociação.

Tempo ao tempo

Nada é imposto ao espírito no plano espiritual. Tudo é um processo evolutivo e não acontece em dias. O tempo no plano espiritual na verdade é diferente. Podem parecer dias para nós na terra mas terem passado décadas de acorda ou centenas de anos. Neste período de desencarnado o espírito pode solicitar voltar para continuar seu processo evolutivo e suas penitências são estudadas e selecionadas em comum acordo para ele e a justiça divina.

Logo, não se pode julgar ao visualizar uma pessoa condenada à morte ou alguém em uma cadeira de rodas como algo determinado por Deus para o sofrimento. Deus como ser maior não coloca ninguém em sofrimento. Essa pode ser a sua provação e sua felicidade diante da situação é uma grande prova de sua evolução. O espírito entendeu suas dificuldades e convive bem com elas, mostrando que está aceitando a sua condição e partindo para um passo à frente.

shadow-ornament



Entrar Para O Grupo De Membros

 seta-direitaQuero Testar! Ouça Agora e Assine! - Novos artigos e lições transformadoras!!

trofeuSou Leonardo, idealizador do Blog Canoro e quero reiterar meu convite.
Além dos artigos do blog, que são baseados nas dúvidas da nossa comunidade, temos artigos espíritas em áudio também, trechos dos livros de Allan Kardec.

  • Toda segunda-feira um resumos dos novos artigos do Portal Espírita Canoro.
  • Lições exclusivas de livros de Allan Kardec em áudio.

Conhecimento, Evolução, Aprendizado

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

arrow
shadow-ornament


Espiritismo reencarnação em animais é possível?

Alguns filmes já trataram em forma de romance do espiritismo reencarnação como a volta de um homem falecido no corpo de um animal. Isso seria possível? Na verdade não.

A grande pergunta é: os animais têm alma? No livro Animais, Nossos irmãos, do autor Pedro Kuhl, é explicada a diferença entre a alma de um animal da de um homem. Os animais têm alma sim, mas um fluído primitivo como explica também Kardec no Livro dos Espíritos. São espíritos criados ainda em uma forma simplória. Consentimentos, mas sem o discernimento e inteligência de um espírito encarnado.

espiritismo reencarnação em animais

Após a sua desencarnação o espírito de um animal passará por um processo bem longo de evolução

Após a sua desencarnação o espírito de um animal passará por um processo bem longo de evolução até se tornar um ser com livre arbítrio. Isso não significa que ele voltará como um homem ou mulher e nem muito menos que viverá na Terra. Há outros mundos a serem explorados e mais possibilidades.

Evoluções diferentes

Segundo o espiritismo reencarnação de animais é bem mais rápida e diferente da dos humanos por assim dizer. Assim que desencarna o espírito do animal passa um curto intervalo de tempo e já é atraída como energia vital para um outro corpo. E como a vida dos animais costuma ser mais curta que a nossa, sua evolução é pouca por encarnação mas muito rápida. De pouco em pouco ele vai adquirindo conhecimento e ficando cada vez mais próximo de seu estágio de luz.

Uma dúvida comum quanto aos animais é sobre seus sentimentos e características humanas. Os animais possuem sentimentos, tendo como maior exemplo os cachorros esperando ansiosos por seus donos na porta de cada diariamente. Contudo, não significa terem uma inteligência tão grande quanto a de um espírito evoluído.

Para saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados a doutrina espírita, acesse o site da canoro e aprenda muito mais com os audiobooks.

0 votes
2017-04-11T13:29:21+00:00

New Courses

Informações para Contato

Rua Joaquim Batista Junior, 179 / 201, Názia, Vespasiano - MG

Mobile: +55.31.99696-4049

Web: Canoro Audiobook

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
Reforma Íntima DEFINITIVO