O que é a Reforma Íntima?

Afinal, o que é a Reforma Íntima que tantos mestres e escritores falam? Podemos simplificar dizendo que é um processo de melhoramento e autoconhecimento que nos conduz ao progresso espiritual. Mas é muito mais que isso. Dessa forma é de grande interesse do ser humano buscar o aperfeiçoamento e o equilíbrio por meio da reforma íntima. Acompanhe mais no texto. Entre os assuntos abordados neste texto, e que irão esclarecer as suas dúvidas estão:

  • Reforma Íntima é Evolução e Evolução é o Objetivo da Vida
  • Quem disse que reforma íntima é importante?
  • É possível realizar a reforma íntima

 

Saber Mais

Reforma Íntima é Evolução e Evolução é o Objetivo da Vida

Reforma íntima

É fato que estamos em constante transformação. E por mais que você não queira mudar, vai se moldando ao longo do tempo. Basta observarmos as mudanças no mundo exterior, e certamente elas vão impactar na sua mudança.

Através da reforma íntima, podemos melhorar como ser humanos, isso torna as nossas relações mais harmoniosas, nosso trabalho com mais propósito, e uma vida com mais sentido.

Agora o mais importante:

Ser uma pessoa melhor é difícil? Os espíritos disseram a Kardec que não é, então o que falta? O que faltava era o método. Aprenda o método da Senda Espírita do Homem de Bem.


É fácil? Nem sempre é. Olhar para dentro de si vai fazer com que veja muitas coisas escondidas, que podemos também chamar de os pecados da reforma íntima.

Se dúvida um deles é o vitimismo. É muito mais fácil se colocar no lugar de vítima perante a vida e as situações, do que assumir a culpa, o risco. Basta se lembrar da Ação e Reação ou Lei de Causa e Efeito. Ou seja, tudo que fazemos volta pra gente. Se espalhamos amor, amor volta, se espalhamos raiva ou rancor, é isso que volta para a nossa vida.

Outra atitude que nos afasta da reforma íntima é fazer julgamento alheio. Ou seja, julgar outras pessoas, suas atitudes e comportamentos nos afasta na evolução. É preciso olhar para nós mesmos. Os outros, serão responsáveis pela sua própria evolução. Lembre-se: seus pensamentos se tornarão palavras e ações guiadas pelo sentimento.

É por isso que o objetivo da vida é a reforma íntima que ocorre através da evolução. Pense comigo: você acredita que estamos apenas nessa vida, para ter um carro melhor que o vizinho? Para trabalhar e trabalhar? Para brigar?

Será que não há um outro sentido mais concreto por traz de tanto trabalho e status? Não há nada de errado em você querer ter um bom carro, um ótimo trabalho, viver em boas condições é muito bom e nos permite evoluir com mais tranquilidade. Mas não é tudo.

Quando estamos dispostos a evoluir vamos conquistando muitas coisas boas e até mesmo ruins. Faz parte. A vida não é apenas de bons momentos, mas também de aprendizados. Todos estamos aqui no planeta, para mudarmos em nós, e isso pode ser feito através da reforma íntima.

Aplicar a reforma íntima é também ficar feliz com o que tem, ser gratos. Se você só reclamar, colocar a culpa no outro, certamente perderá diante da elevação espiritual.

Quem disse que reforma íntima é importante? 

Reforma íntima

Não sou eu que estou falando que a reforma íntima é importante. Autores consagrados, já afirmaram. Vamos deixar aqui algumas frases que podem servir de reflexão:

“A cura é um processo da fé que se conquista na cirurgia moral ou na Reforma Intima. Os problemas são derivados de laços com a emoção. Quando podemos resolve-los com maturidade e com discernimento, resolvemos cultivando a paz e o amor”. Pedro Guilherme Barbosa

 “Ainda que você seja o mais sábio, o mais rico, o mais
Inteligente dos homens ou até fale a linguagem dos anjos, mas, se não tem amor no seu coração, você é nada”. Paulo de Tarso.

Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior”. Dalai Lama.

“Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço”. Immanuel Kant.

Aqui coloquei apenas algum frases, mas há outras que nos ajudam a entender a importância que a reforma íntima tem para a nossa vida.

É possível realizar a reforma íntima

Reforma íntima

Você pode realizar a sua reforma íntima e nunca é tarde, pode até mesmo ser ateu para realizar o caminho da reforma íntima. Posteriormente é necessário colocar em prática algumas ações. Estar em silêncio para observar suas atitudes, fazer a leitura do evangelho, ser verdadeiro com você mesmo, pensar de forma correta, ser um bom ouvinte, não falar o que não acrescenta, ser humilde, aprender a se calar em vez de ofender, se libertar de vícios, entre outros.

É um caminho de dedicação diário e de grande responsabilidade.  Com a Reforma íntima você pode acreditar que pode melhorar algo dentro de você. Lembrando que a reforma íntima não é uma conquista que se forja da noite para o dia. 

Ela exige tempo, boa vontade, disciplina e esforço incessante de nossa parte. Mas é válido ressaltar que Reforma Íntima é um processo de melhoramento e autoconhecimento que nos conduz ao progresso espiritual. Com ela, nos tornamos ser humanos mais evoluídos. Só que é preciso focar em nossas próprias tendências inferiores e principalmente estar vigilante para seus defeitos e ter foco na tarefa de se melhorar. E não ficar julgando as atitudes do outro.

Dessa forma, não há como fugir da Lei da Evolução. Se você quer evoluir se permita a fazer a reforma íntima.  A vida é repleta de possibilidades, analise sempre o que é ou não melhor para você.

E pare de sofrer por bobagens, ouça sempre a voz de sua alma, de suas intuições para que guie sua existência. Faça o bem aos outros, e evolua diariamente.

E para ajudar você, coloque em prática estes 20 exercícios para a reforma íntima de Francisco Cândido Xavier.

1. Executar alegremente as próprias obrigações.
2. Silenciar diante da ofensa.
3. Esquecer o favor prestado.
4. Exonerar os amigos de qualquer gentileza para conosco.
5. Emudecer a nossa agressividade.
6. Não condenar as opiniões que divergem da nossa.
7. Abolir qualquer pergunta maliciosa ou desnecessária.
8. Repetir informações e ensinamentos sem qualquer
azedume.
9. Treinar a paciência constante.
10. Ouvir fraternalmente as mágoas dos companheiros sem
biografar nossas dores.
11. Buscar sem afetação o meio de ser mais útil.
12. Desculpar sem desculpar-se.
13. Não dizer mal de ninguém.
14. Buscar a melhor parte das pessoas que nos comungam a experiência.
15. Alegrar-se com a alegria dos outros.
16. Não aborrecer quem trabalha.
17. Ajudar espontaneamente.
18. Respeitar o serviço alheio.
19. Reduzir os problemas particulares.
20. Servir de boa mente quando a enfermidade nos fira.

 

Uma forma de evoluir e poder contar com a ajuda é fazer o curso de reforma íntima, que está disponível clicando aqui.

 

Angélica Weise é jornalista e lê sobre assuntos relacionados ao tema.

0 votes
2018-12-20T07:40:30+00:00

New Courses

Informações para Contato

Rua Joaquim Batista Junior, 179 / 201, Názia, Vespasiano - MG

Mobile: +55.31.99696-4049

Web: Canoro Audiobook

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
Reforma Íntima DEFINITIVO



O Livro dos Médiuns

Ouvir

O Livro dos Médiuns