O que é reencarnação e como ela acontece?

//O que é reencarnação e como ela acontece?

Reencarnação é um dos princípios básicos do espiritismo. Todos aqueles que acreditam e seguem a doutrina devem aprender um pouco mais sobre o que é reencarnação, como ela funciona e qual a sua necessidade. E ao contrário do que alguns podem imaginar não é tão complicado de compreender.

Reencarnação faz parte do processo evolutivo do espírito e necessário para a sua melhoria da conduta moral.

Saber Mais

Entendendo sobre o espírito

Para entender a reencarnação é necessário compreender mais sobre o espírito. Enquanto para alguns existe a crença de ser o corpo físico (o qual conseguimos tocar e com funções fisiológicas como respirar e tossir) a nossa única forma de vida, é necessário compreender um pouco mais sobre o que não conseguimos enxergar a olho nu. Para entender um pouco mais sobre o que é reencarnação é primordial saber sobre o espírito.

Agora o mais importante:

Ser uma pessoa melhor é difícil? Os espíritos disseram a Kardec que não é, então o que falta? O que faltava era o método. Aprenda o método da Senda Espírita do Homem de Bem.


O espírito é um ser criado por Deus formado por energias dos mais diversos tipos. Muitas delas não são conhecidas ainda pelo homem(não são como energia elétrica, por exemplo). Deus criou o espírito simples e ignorante para adquirir conhecimento ao longo da vida. O Livro dos Espíritos de Allan Kardec define os espíritos na pergunta de número 76 como  “seres inteligentes da criação. Eles povoam o Universo, além do mundo material.”

O corpo material o qual conhecemos é apenas uma matéria temporária a qual o espírito ocupa temporariamente. Somos todos criação divina ocupando um corpo material em caráter temporário, podendo ocupar este ou outros mundos. O espírito transcende tempo e espaço e não falece quando o corpo deixa de funcionar. O espírito é, portanto, eterno.

O conceito de vida também deve ser explicado para quem busca mais de o que é reencarnação. Para algumas pessoas a ideia de vida é apenas a sua passagem na Terra, com duração enquanto dura o corpo material. No espiritismo a vida não é apenas isso. Viver entre os humanos é apenas um estado transitório. A vida se perpetua e continua além do corpo, esteja este falecendo aos 10 ou 100 anos.

O que é reencarnação?

 Entendendo um pouco mais sobre o espírito já podemos dar os primeiros passos para compreender o que é reencarnação. O espírito enquanto ser de energias existe e vive em todo o universo, neste e em outros mundos. O espiritismo deixa claro que a Terra não é apenas o único planeta habitado e nem a única morada de um espírito. Há muitos outros mundos além da capacidade humanada de compreensão.

Mas o espírito necessita ocupar uma matéria para dar continuidade a seu processo de evolução. Então ele realiza pela primeira vez o que se chama de encarnação. Por um período curto ou mais longo (lembre dos bebês com apenas alguns dias de vida e dos idosos falecendo com mais de 100 anos) o espírito ganha um corpo material e laços de sangue.

o que é reencarnação

A reencarnação é o processo de volta a um corpo material para o espírito passar mais um período de transição entre os encarnados. Não podemos usar o termo “vivos” porque o espírito é vivo, apenas não ocupa um corpo material.

Reencarnar quer dizer ocupar mais uma vez um corpo material e é o princípio básico para a compreensão de o que é reencarnação. Não se deve confundir com ressurreição. Este termo último se refere a um espírito ocupando o mesmo corpo. Um exemplo é o caso de Lázaro, dado como morto há alguns dias e que voltou a viver.

Para que serve a reencarnação?

A reencarnação deve ser entendida como um privilégio divino para finalidades em muitos pontos não compreendidas pela inteligência humana. Os seres humanos enquanto pensantes acreditam poder desvendar todos os mistérios do universo, mas não é assim. Nossa inteligência é limita e se estamos em uma reencarnação, com certeza não atingimos o estado máximo de evolução. Vale aqui lembrar que nem temos certeza se há vida em outros planetas do sistema solar, quem dirá de outros mundos!

Não existem dois conceitos da finalidade de o que é reencarnação. Ela sempre será relacionada com o sentido de evoluir, dar um passo a frente. Cada reencarnação possui como propósito máximo dar a possibilidade ao espírito aprender com seus erros, evoluir em seu conhecimento enquanto espírito e caminhar sempre à frente na escalada da evolução. Um espírito nunca regride, sempre dará um passo à frente.

o que é reencarnação

O Livro dos Espíritos define a reencarnação como um período de expiação e provas. Podemos ser colocados à prova para superar obstáculos de entendimento e compreensão das leis divinas, assim como podemos nos redimir de erros passados.

Muitas dessas provações são selecionadas em comum acordo entre espíritos e você mesmo. Apenas não lembramos quando estamos encarnados de nossas escolhas para se redimir de más condutas em vidas anteriores. Mas alguns sofrimentos nesta vida podem ser justificados por vivências passadas. São as provas as quais somos submetidos para evoluir enquanto seres de luz.

Quantas vezes um espírito pode reencarnar?

Imagine uma criança na escola. Depois de um ano terrível de estudos e notas baixas ela deverá repetir de ano. Quantas vezes ele pode fazer isso? Quantas vezes por necessário. Não existe limite máximo para a repetência escolar. Contudo, a cada ano as disciplinas se tornam mais fáceis porque o assunto está sendo repetido. É assim com a reencarnação.

Não existe um limite tanto para aprender o que é reencarnação como de quantidade de vezes de ocupação de um espírito em um corpo material transitório. Ele deverá voltar a encarnar quantas vezes for necessário para seguir em frente em seu processo evolutivo. Isso pode ser apenas algumas vezes ou muitas, depende da forma como adquiriu conhecimento.

o que é reencarnação

A reencarnação independe da quantidade de vezes. Sua relação é com a intensidade das experiências vivenciadas pelo espírito e como ele ultrapassa as provas de forma positiva. Pode um espírito reencarnar centena de vezes ou apenas uma, desde que tenha compreendido e aceito sua posição e adquirido o conhecimento moral necessário para ultrapassar este estágio.

Infelizmente enquanto encarnados não é possível se informar quantas vezes o espírito já teve uma encarnação. É uma curiosidade meramente humana, louvável porque sempre queremos saber um pouco mais além de nossas limitações. Mas não é necessário para o aprendizado de o que é reencarnação.

Segundo O Livro dos Espíritos, não seria sábio e nem muito menos saudável saber mais sobre vidas anteriores. Enquanto presos à matéria também somos apregoados de sentimentos e inseguranças.  Saber sobre erros anteriores poderia ser muito perturbador para a mente humana e não ajudaria em nada a entender o que é reencarnação. Poderia causar uma série de transtornos e atrapalhar a evolução. É mais louvável permanecer na ignorância. Mas as verdades sobre outras vidas são reveladas após o desencarne, já no plano espiritual.

Pode um espírito parar de reencarnar?

Um espírito pode não mais precisar aprender sobre o que é reencarnação porque alcançou seu estágio máximo de evolução. Evoluir ao máximo de sua potencialidade é a finalidade da criação do espíritos por Deus, conquistando com esse estágio maior de aprendizado o direito de viver na vida eterna.

Os seres de luz são criados para evoluir. Existe um limite nesta evolução sim, mesmo parecendo inalcançável hoje enquanto somos ainda ignorantes sobre muitas áreas de conhecimento e presos a uma matéria. E quando o espírito chegar a seu estágio máximo deverá parar de reencarnar e viver entre seus iguais. São os conhecidos espíritos evoluídos ou espíritos de luz.

o que é reencarnação

Não existe um céu ou um inferno no mundo espiritual como alguns religiosos pregam. Existem diferente colônias, outros mundos e muito mais a ser descoberto ainda entre os humanos e revelado em partes pelos irmãos desencarnados. São muitos outros lugares para viver após deixar o plano terreno e abandonar a necessidade de reencarnar.

O objetivo principal de o que é reencarnação é aprender mais, evoluir e conquistar o direito de viver como pleno sem a prisão do corpo material. Alguns não consideram prisão e até desfrutam bem de sua vida enquanto encarnados. Mas são necessidades do corpo ter bens, alimentar-se e fruto de ambições transitórias. Enquanto espíritos não necessitamos de nada disso.

Uma excelente obra para aprender um pouco mais sobre o plano espiritual é o livro Violetas na Janela, psicografado por Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho e ditado pelo espírito Patrícia. A jovem Patrícia desencarnou aos 19 anos e está aprendendo e mostrando como funciona a vida sem a prisão do corpo. Não há a necessidade de alimentação, vestimenta e nem muitos dos maus hábitos do corpo material.

A reencarnação pode acontecer em diferentes mundos

O conceito de o que é reencarnação não muda de acordo com o tipo de reencarnação. Contudo, o planeta Terra não é a única possibilidade do espírito para vivenciar uma nova experiência e melhorar a sua moral. Existem muitos outros mundos povoados, os quais a mente humana ainda não possui conhecimento ou capacidade de conhecer.

Os mundos são separados de acordo com o grau de evolução dos seus habitantes. Logo, a Terra pode não ser o local de sua próxima reencarnação. Na pergunta de número 174 do Livro dos Espíritos Kardec ajuda a entender um pouco mais sobre isso.

o que é reencarnação

 “É uma necessidade reviver na Terra? — Não. Mas, se não progredirdes, podeis ir para outro mundo que não seja melhor, e que pode mesmo ser pior.”

Não existem vantagens ou desvantagens de voltar a viver na Terra, apenas diferenciações da necessidade de aprimorar a conduta moral do espírito. Ele pode precisar viver entre os mais evoluídos ou voltar entre os seus semelhantes em grau de evolução para apreender um pouco mais e aprimorar a sua moral.

O espírito pode se recusar a reencarnar?

Vai contra as leis da evolução da divindade não querer reencarnar. O espírito possui o livre arbítrio inerente e seu conceito de o que é reencarnação e pode se recusar a voltar a ter um corpo material. Isso acontece por diversos motivos.

o que é reencarnação

O principal é não compreender o que é reencarnação. Se ele não consegue sentir no seu íntimo a necessidade de dar um passo adiante no grau de evolução, pode se recusar a não mais voltar a ter um corpo e viver entre os seus irmãos de fé. Também pode temer as expiações e provas. Mas há uma equipe de irmãos disposta a ajudar nesta e em outras escolhas quando se trata de aprendizado.

Ele também pode se afeiçoar ao plano espiritual e assim sua recusa não será aceita. Não é permitido ao espírito de acordo com as leis da divindade se manter estacionário. Ele necessita evoluir, sempre dando um passo à frente. Dessa forma, o espírito reencarna aos mandos divinos, podendo ser um ser humano rebelde na vida.

O espírito tem família?

Muitas pessoas quando começam a entender um pouco mais sobre o que é reencarnação questionam o conceito de família. Isso porque em cada reencarnação laços são formados com parentes de sangue, uma família com marido, filhos, pai e mãe. Mas no conceito do mundo espiritual não passam de laços temporários.

Somos todos criação do mesmo pai e por isso todos irmãos. Seguindo este princípio somos uma grande família. Porém, é necessário uma afinidade entre os espíritos mais próximos e com isso surgem os laços fraternos, muito além do sangue. Mas toda essa vivência e os conceitos de irmão, irmã, marido e esposa vão embora quando o espírito deixa o corpo. São apenas para a encarnação.

Os espíritos possuem diferentes graus de evolução e com isso diferentes vivências e períodos e entendimento de o que é reencarnação. Podem passar centenas de anos vivendo em colônias ou outras zonas de transição no plano espiritual ou podem reencarnar em um período curto. Logo, seus parentes terrenos podem continuar na terra após o desencarne por uma longa data ou passar um longo período em fase de transição apenas como espírito. Logo, não acompanham todas as encarnações.

Somos todos parentes porque somos todos irmãos por sermos frutos da criação do mesmo pai. Contudo, os laços fraternos os quais desenvolvemos enquanto estamos encarnados são considerados passageiros ou de afinidades do espírito, de conduta moral. É uma afinidade de gostos, gestos e sentimentos que formam a família, mas nada mais que isso.

Para conhecer mais sobre a doutrina espírita, clique aqui.

 

shadow-ornament



Entrar Para O Grupo De Membros

 seta-direitaQuero Testar! Ouça Agora e Assine! - Novos artigos e lições transformadoras!!

trofeuSou Leonardo, idealizador do Blog Canoro e quero reiterar meu convite.
Além dos artigos do blog, que são baseados nas dúvidas da nossa comunidade, temos artigos espíritas em áudio também, trechos dos livros de Allan Kardec.

  • Toda segunda-feira um resumos dos novos artigos do Portal Espírita Canoro.
  • Lições exclusivas de livros de Allan Kardec em áudio.

Conhecimento, Evolução, Aprendizado

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

arrow
shadow-ornament


Referências:

  • Livro dos Espíritos
  • Revista Espírita
0 votes
2017-04-25T12:28:39+00:00

New Courses

Informações para Contato

Rua Joaquim Batista Junior, 179 / 201, Názia, Vespasiano - MG

Mobile: +55.31.99696-4049

Web: Canoro Audiobook

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
Reforma Íntima DEFINITIVO