O que o espiritismo prega

//O que o espiritismo prega

Hoje, o Brasil é o país com a maior comunidade espírita do mundo. Foi aqui, no nosso país, que nasceram alguns dos médiuns mais conhecidos, como Chico Xavier; Bezerra de Menezes e Divaldo Franco. Todos os anos, surgem novas Casas Espíritas reconhecidas pela Federação Espírita Brasileira. Cada vez mais pessoas se interessam pela Doutrina. Mas, afinal, o que o espiritismo prega? Essa dúvida é muito comum entre aqueles que estão se iniciando no espiritismo. Também entre os que desconhecem os valores e a história da Doutrina. É fundamental conhecer o que prega o espiritismo. Assim, conhecer mais sobre a essa Doutrina que tem como bases o trabalho no bem e a caridade.

O espiritismo é uma Doutrina que traz luz às inquietações humanas sobre a morte; sobre as provações terrenas; sobre a comunicação com espíritos desencarnados e diversos outros questionamentos que temos desde que nascemos. Entender o que o espiritismo prega é, ao mesmo tempo, conhecer a verdade sobre nossa trajetória espiritual e poder compreender verdadeiramente a Doutrina. Isso em um país marcado pelo preconceito e pela intolerância religiosa.

O que prega o espiritismo

O espiritismo é uma Doutrina que traz luz às inquietações humanas

Neste artigo, vamos abordar o que prega o espiritismo. Iremos auxiliar você, irmão de ideal espírita, na jornada de estudos sobre a Doutrina. Destacando os pilares do espiritismo, a história da Doutrina dentro e fora do Brasil e os principais valores que regem aqueles que se dedicam ao espiritismo. Desejamos uma boa leitura e temos a certeza que os conhecimentos que apresentamos serão úteis e importantes para esse dia!

Agora o mais importante:

Ser uma pessoa melhor é difícil? Os espíritos disseram a Kardec que não é, então o que falta? O que faltava era o método. Aprenda o método da Senda Espírita do Homem de Bem.


Saber Mais

O que o espiritismo prega – A história do espiritismo

Para entender o que o espiritismo prega é necessário conhecer, ainda que brevemente, a história do espiritismo. O que o diferencia de outras crenças e doutrinas religiosas? A Doutrina Espírita segue os ensinamentos trazidos pelo cientista Allan Kardec no final do século XVIII. Esses ensinamentos, frutos da comunicação com guias espirituais, trazem luz a temas como morte, reencarnação, reforma íntima e mediunidade. Uma das especificidades principais da Doutrina, e que influencia em o que o espiritismo prega, é o fato de que essa Doutrina se baseia em conhecimentos científicos e cristãos.

O que o espiritismo prega

Allan Kardec passou a se dedicar pesquisas direcionadas especificamente ao espiritismo

O surgimento do espiritismo como um marco surgiu através do educador e pesquisador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail. Ele ficou conhecido mundialmente pelo pseudônimo de Allan Kardec. Considerado o fundador do espiritismo. Kardec sempre esteve ligado às pesquisas acadêmicas sobre os mais diversos temas. Por intermédio de um amigo, que também era pesquisador, foi apresentado às chamadas “mesas girantes”. Onde fez o contato inicial com o universo mediúnico. A partir disso, Allan Kardec passou a se dedicar à pesquisa direcionada especificamente ao espiritismo.

Pelo teor científico que trouxe às questões de cunho religioso, o espiritismo é considerado uma Doutrina e se baseia em estudos empíricos integrados a valores que estão além da matéria física. A Codificação Espírita foi feita em cinco obras fundamentais: “O Livro dos Espíritos”, “O Livro dos Médiuns”, ‘O Evangelho Segundo o Espiritismo”, “O Céu e o Inferno” e “A Gênese”, todas pelo intermédio de Kardec, que utilizou o diálogo com espíritos superiores já desencarnados.

O espiritismo no Brasil

Quando o assunto é religião, o Brasil tem um contexto bastante singular, fruto da colonização que trouxe uma forte miscigenação cultural no país. Infelizmente, ainda hoje, as chamadas “religiões espíritas” – que incluem o espiritismo e as religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé – sofrem grande preconceito por aqueles que ignoram os valores que regem essas crenças. Saber o que prega o espiritismo é conhecer a doutrina e livrar-se de preconceitos frutos do desconhecimento. Para isso, é importante conhecer como é a história da Doutrina no nosso país.

O que prega o espiritismo

Saber o que prega o espiritismo é conhecer a doutrina e livrar-se de preconceitos

Como em praticamente todas as partes do Ocidente, o espiritismo no Brasil se solidificou através da influência e dos ensinamentos de Allan Kardec. Com o tempo, os livros de Kardec foram traduzidos para o português e se popularizaram entre os pesquisadores e espíritas da época. Atualmente, sabe-se que Allan Kardec é o autor francês mais lido no Brasil.

No Brasil, segundo o médium Divaldo Pereira Franco, as primeiras manifestações mediúnicas reconhecidas aconteceram em Salvador, no Estado da Bahia, em 1849. Foi também em Salvador que se criou a primeira Casa Espírita oficialmente registrada, o “Grupo Familiar do Espiritismo”. O Grupo foi fundado em 1865 por Teles de Menezes. Nesse ano, foi registrada a primeira sessão espírita no Brasil.

Religiões de matriz africana

Na prática, embora existam muitas similaridades de pensamento entre o espiritismo e as religiões de matriz africana, há muitas diferenças entre uma e outra. A umbanda e o candomblé obedecem a uma série de rituais que não são adotados nas Casas Espíritas, por exemplo. Há diferenças explícitas nas manifestações umbandistas e o espiritismo, embora ambas reconheçam as palavras de Jesus Cristo e preguem valores de caridade e do trabalho no bem. Nesse artigo vamos conhecer o que o espiritismo prega para poder diferenciá-lo das outras doutrinas e aprender com todos os ensinamentos trazidos pelos guias espirituais.

O que prega o espiritismo

O médium Chico Xavier, um dos grandes expoentes da Doutrina Espírita no Brasil e no mundo, chegou a dizer que se a máxima “fora da caridade não há salvação” fosse escrita como “fora do espiritismo não há salvação”, talvez ele não teria se dedicado tanto à Doutrina. Essa declaração de Chico Xavier nos mostra muito o que prega o espiritismo: a caridade e o trabalho no bem.

Os guias espirituais nos ensinam o que prega o espiritismo e que a nossa trajetória vai muito além da vida que temos hoje. Nós somos espíritos encarnados e já possuímos outras encarnações antes da atual e, com certeza, teremos outras após essa. Acreditar, então, que nossas experiências terminam com a morte é, segundo o espiritismo, um erro. Por isso, nós, espíritos que vivenciam a experiência atual como seres encarnados, temos obrigações e deveres muito maiores do que pensamos: nossos atos, seja para o bem ou para o mal, têm consequências eternas, que indicam como será a nossa trajetória espiritual. Sendo assim, irmão de ideal espírita, a existência da reencarnação é um dos fatores que influenciam diretamente em o que prega o espiritismo.

A caridade

O que prega o espiritismo

O espiritismo não existiria sem a caridade

A caridade, no sentido de ajudar os mais pobres com roupas ou ajuda financeira, está presente no discurso de várias crenças e religiões. Para o espiritismo, que, como disse Chico, não existiria sem a caridade, o sentido é mais amplo e essencial: a caridade é o trabalho no bem, é viver a fim de ajudar o progresso dos semelhantes e o próprio, agindo com amor. No espiritismo, a caridade está longe de ser apenas material. Segundo O Livro dos Espíritos, em resposta à pergunta 886, “caridade, assim como entendia Jesus, é a benevolência para com todos, a indulgência para as imperfeições alheias, o perdão para as ofensas”.

Para Allan Kardec

Para Allan Kardec, “o amor e a caridade são o complemento da lei de justiça.  A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, mas abrange todas as relações com os nossos semelhantes, quer se trate de nossos inferiores, iguais ou superiores” (O Livro dos Espíritos, comentário à resposta 886).

Dessa forma, irmãos de ideal espírita, entre o que prega o espiritismo, a caridade é um dos pilares essenciais. É preciso considerar que esmola e caridade são distintas, como nos dizem os guias espirituais no Livro dos Espíritos: “não é a esmola que é censurável, mas quase sempre a maneira por que ela é dada. O homem de bem, que compreende a caridade segundo Jesus, vai ao encontro do desgraçado sem esperar que ele lhe estenda a mão. A verdadeira caridade é sempre boa e benevolente; tanto está no ato quanto na maneira de fazê-la. Um serviço prestado com delicadeza tem duplo valor; se o for com altivez, a necessidade pode fazê-lo aceito, mas o coração mal será tocado”.

No espiritismo, entende-se caridade como a ação de agir com amor, procurando sempre trabalhar a reforma íntima para melhor lidar com as ofensas alheias, os maus pensamentos e os sentimentos ruins, como a inveja e o orgulho. Esse tipo de caridade é mais difícil de ser alcançado e praticado, mas é essencial na nossa jornada espiritual e no nosso caminho rumo à evolução.

O trabalho no bem

Entre o que o espiritismo prega, está o trabalho no bem. Como já vimos, parte desse trabalho está em agir com caridade. O trabalho no bem também exige constante esforço e atenção para percebermos as nossas próprias imperfeições e, assim, conseguirmos promover uma reforma íntima que nos trará luz e paz.

O trabalho no bem, de acordo com os ensinamentos do Evangelho segundo o espiritismo, é procurar agir com amor e altruísmo a fim de trabalharmos em nós mesmos alguns aspectos, como a afabilidade e a doçura: “a benevolência para com os semelhantes, fruto do amor ao próximo, produz a afabilidade e a doçura, que são a sua manifestação. Aquele cuja afabilidade e doçura não são fingidas, jamais se desmente. É o mesmo para o mundo ou na intimidade, e sabe que se podem enganar os homens pelas aparências, não podem enganar a Deus” (Evangelho Segundo o Espiritismo, item 6).

O trabalho no bem também inclui trabalharmos nossas próprias imperfeições a fim de treinarmos nossa paciência – para o nosso irmão, para enfrentar as expiações dessa caminhada, para entender o tempo –, nosso altruísmo, que é a capacidade de colocarmos as necessidades do outro em primeiro lugar, e a obediência e resignação.

Segundo o Evangelho, “a doutrina de Jesus ensina sempre a obediência e a resignação”. Duas virtudes companheiras da doçura, muito ativas. Embora os homens as confundam erroneamente com a negação do sentimento e da vontade. A obediência é o consentimento da razão; a resignação é o consentimento do coração. Ambas são forças ativas, porque levam o fardo das provas que a revolta insensata deixa cair. O poltrão não pode ser resignado, assim como o orgulhoso e o egoísta não podem ser obedientes” (Evangelho Segundo o Espiritismo, item 8).

A disciplina

O espírito Emmanuel disse ao médium mineiro Chico Xavier que dentro do espiritismo, é preciso “disciplina, disciplina e disciplina”. A fim de evoluirmos, unindo conhecimento e boa-vontade para a nossa caminhada espiritual. Essa disciplina da qual nos diz Emmanuel se refere a diversos aspectos que demandam nossa atenção. É preciso disciplina para promover a nossa reforma íntima sobre o que o espiritismo prega. Agindo sempre a fim de perceber quais são nossos vícios e nossas virtudes. E com humildade, trabalharmos para nos tornarmos melhores a cada dia, de acordo com nossas possibilidades.

A disciplina está entre o que o espiritismo prega e também se relaciona aos estudos. Ser espírita é, sobretudo, dedicação. Na obra “Dimensões da Verdade”, o espírito Joanna de Ângelis, através do médium Divaldo Pereira Franco, nos disse: “Ler ou estudar são hábitos. O espírita não pode prescindir do estudo. Estudo também é trabalho”. Sendo assim, trabalhar a disciplina e promover o estudo da Doutrina é essencial. Tudo para evoluirmos como espíritas e, cada vez mais, agregar conhecimentos na nossa jornada espiritual.

Culto do Evangelho no Lar

A disciplina também se refere à prática do Culto do Evangelho no Lar. Uma das ações imprescindíveis aos que desejam praticar a Doutrina. Entre o que prega o espiritismo, está a prática de reunir a família e fazer preces. Trazendo união e atraindo bons espíritos para o lar. Esse Culto deve ser feito pelo menos uma vez por semana. Sempre no mesmo dia e na mesma hora, segundo nos ensinam os guias espirituais.

O Espiritismo é uma das três revelações (Moisés, Cristo e o Espiritismo). Os nossos irmãos espirituais, que já estão em planos superiores, nos ensinam que “o espiritismo é a nova ciência. Ele vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual. Assim como suas relações com o mundo material. O Espiritismo é a chave que nos ajuda a tudo explicar com facilidade” (O Evangelho Segundo o Espiritismo).

O entendimento

Conhecer e, principalmente, colocar em prática o que o espiritismo prega é entender diversos temas que nos trazem inquietações. O que facilita nossa jornada terrena. Ao mesmo tempo, ainda que muitos de nós não se definam como espíritas, se todos – ou a maioria – agíssemos sob os ideais de amor; trabalho e bem dos quais nos fala o espiritismo a nossa jornada seria mais fácil. O nosso caminho à perfeição seria mais fácil e menos demorado.

O que o espiritismo prega

Colocar em prática o que o espiritismo prega facilita nossa jornada terrena

Você, irmão de ideal espírita, gostou do nosso artigo sobre o que prega o espiritismo? Esperamos que sim e que nossas palavras tenham sido úteis para os seus estudos doutrinários. Se você quiser ter acesso a mais artigos como esse, inscreva-se no nosso canal. Entre no nosso site e veja nossos audiobooks, com lições para ouvirmos no carro ou onde for mais cômodo. Boa semana!

shadow-ornament



Entrar Para O Grupo De Membros

 seta-direitaQuero Testar! Ouça Agora e Assine! - Novos artigos e lições transformadoras!!

trofeuSou Leonardo, idealizador do Blog Canoro e quero reiterar meu convite.
Além dos artigos do blog, que são baseados nas dúvidas da nossa comunidade, temos artigos espíritas em áudio também, trechos dos livros de Allan Kardec.

  • Toda segunda-feira um resumos dos novos artigos do Portal Espírita Canoro.
  • Lições exclusivas de livros de Allan Kardec em áudio.

Conhecimento, Evolução, Aprendizado

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

arrow
shadow-ornament


Referências:

  • Federação Espírita Brasileira – O que é o Espiritismo
  • O Livros dos Espíritos – Allan Kardec
  • O Evangelho segundo o espiritismo – Allan Kardec
0 votes
2017-06-23T14:27:29+00:00

New Courses

Informações para Contato

Rua Joaquim Batista Junior, 179 / 201, Názia, Vespasiano - MG

Mobile: +55.31.99696-4049

Web: Canoro Audiobook

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
Reforma Íntima DEFINITIVO