Origem do BEM e do MAL | Deus criou o homem que é mau então Deus é mau?

Origem do BEM e do MAL | Deus criou o homem que é mau então Deus é mau?

//Origem do BEM e do MAL | Deus criou o homem que é mau então Deus é mau?

A origem do bem e do mal nada tem ver com as obras do Criador. São frutos da incapacidade humana de julgamentos sobre ações e aproximações oportunas.  

É comum buscar na criatura os traços do seu criador. Sendo Deus um ser de bondade e fraternidade. “Autor” de todos os seres vivos que povoam este e outros mundos. Então ele seria o responsável também pelas coisas ruins. É um pensamento humano comum usando a lógica limitada de nossa linha de raciocínio, mas não é verdade. Não podemos atribuir a origem do bem e do mal a Deus.  

Saber Mais

O mal não vem de Deus

Na lógica humana analisamos todas os criadores de acordo com suas obras. Imagine uma criança usando palavras não agradáveis com sua irmã. É comum analisar este tipo de situação como sendo culpa dos pais e seu comportamento em casa ou exemplo. Ou ao visualizar um quadro com uma imagem de um assassino é comum atribuir ao seu autor instintos de homicida. Esta é uma grande falha humana que costumeiramente acaba na análise da origem do bem e do mal.  

origem do bem e do mal - O mal não vem de Deus

Deus é apenas amor com seus filhos, dando-lhes a oportunidade de reparar seus erros por meio da reencarnação. Também lhe dá o direito de agir como desejar por meio do livre arbítrio, por isso não se pode atribuir a ele a origem do bem e do mal 

Origem do bem e do mal segundo a doutrina espirita

A origem do bem e do mal não é divina como uma boa parte das pessoas imagina. A doutrina espírita especifica dois tipos de males entre os espíritos: os que podem ser evitados e os que não podem ser evitados. Quando o homem pode escolher “não fazer” ou buscar outro caminho, esse é um mal evitável. Mas há outros, os de causas naturais.  

As escolhas entre bem e mão são fruto da natureza humana e não dos desígnios divinos. Por esse motivo ele age de acordo com os seus instintos e preferências e nem sempre isso é de acordo com o ensinado pelo criador. Sobre isso há uma passagem no livro A Gênesis de Allan Kardec: “O homem, cujas faculdades são limitadas, não pode penetrar nem abranger o conjunto dos desígnios do Criador; julga as coisas do ponto de vista da sua personalidade, dos interesses artificiais e convencionais que criou para si mesmo e que não se compreendem na ordem da natureza.” 

origem do bem e do mal - O bem e o mal segundo a doutrina espirita

Pareceu mais fácil? Na verdade não é. Se o homem pode agir como deseja, por que Deus então permitiria a existência de um homem bom e um homem mau? Simples: por conta da evolução moral. O livre arbítrio existe para o homem aprender a escolher de acordo com suas preferências e alcançar a evolução moral tão desejada e vital para o espírito.  

Somos seres simples e ignorantes e por isso nos é dado o direito para agir conforme nossas preferências como um grande voto de confiança do Criador. Muitos conhecem o dito popular “só se aprende com o erro”. É da mesma forma. Podemos aprender apenas quando erramos, buscando a informação correta e assim evoluir. Por isso existe a reencarnação e as espiações e provas.  

origem do bem e do mal está na imperfeição do próprio homem. É resultado de ações as quais ele toma por sua imperfeição e por acreditar estar agindo corretamente, por seus vícios e anseios e também ganância e outros desvios de conduta da natureza humana. São imperfeições as quais somem com o tempo, quando a reforma íntima acontece diante de uma auto avaliação de acordo com as atitudes e seus resultados.  

Não existe demônio segundo a doutrina espírita

A pregação de algumas religiões sobre a doutrina espírita sobre o “Demônio” esbarra em alguns conceitos básicos do espiritismo bem fáceis de serem compreendidos. Como poderia haver um Demônio, Capeta ou como os outros líderes religiosos querem chamar se há um Deus? 

Sabemos que Deus é: 

A suprema e soberana inteligência; 

  • Eterno; 
  • Imutável; 
  • Imaterial. 

Ele é o criador de todos os seres vivos, o criador dos espíritos e responsável por reger as leis do universo, deste e de outros planetas. Se existisse um demônio, quem o teria criado se Deus cria todas as coisas? Teria sido Deus. E como ele jamais criaria um ser com tamanho poder para destruir suas criações e impedir a evolução moral, vai de encontro à doutrina espírita acreditar na existência de um demônio.  

origem do bem e do mal - Não existe demônio segundo a doutrina espírita

Outro ponto importante é: seria o demônio então um Todo Poderoso responsável pela origem do bem e do mal? Mais uma vez voltamos para a doutrina. Se há um ser tão poderoso a ponto de criar seres malignos, ele seria tão poderoso quanto Deus. Logo, Deus não poderia ter criado um ser mais poderoso ou igual a ele. Ou teríamos dois deuses e não existem dois deuses.  

Sendo o demônio uma criação divina, então o autor da origem do bem e do mal seria um subordinado. Ele seria mandado pelo Criador para criar o mal entre os irmãos espirituais. Faz sentido? Não de acordo com a bondade tão pregada pelo espírito de fraternidade do espiritismo.  

Se existisse um demônio ele seria tão forte quanto Deus ou igualmente forte a ponto de interferir no destino de paz e luz dos espíritos. Isso não é possível, vai contra a lei da ordem natural. 

Estudar A Gênese em Áudio

Compreender sobre a origem do bem e do mal ajuda a entender melhor o papel do espírita entre seus irmãos encarnados. São situações comuns culpar ao outro por situações onde o mal permeia ou ao Criador por permitir tal situação.  

A leitura aprofundada para este tema é o livro A Gênesis, a última obra escrita por Allan Kardec no século 19 e até hoje considerada base de estudo para a doutrina espírita. O livro pode ser encontrado em livrarias de centro espírita, nas federações ou na versão em áudio aqui.

 

conhecer a obra em áudio

 

A versão em áudio é dividida em capítulos e aborda muitos conceitos interessantes. A Gênesis trabalha a origem do universo, respondendo a muitos questionamentos comuns dos mortais como os planetas, a vida na Terra e origem da matéria. A versão em áudio aqui é integral.

Para conhecer mais sobre a doutrina espírita, se inscreva em nosso site!

 

0 votes
2018-04-26T06:34:22+00:00
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
Reforma Íntima DEFINITIVO