Os melhores livros espíritas para iniciantes

//Os melhores livros espíritas para iniciantes

Alguns já ouviram a célebre frase que os “espíritas leem bastante”. O pensamento popular é propagado baseado na vasta literatura disponível voltada para o universo espírita. Diferentemente de algumas religiões, as publicações estão disponíveis em livrarias tradicionais. E para quem quer dicas sempre há sugestões dos melhores livros espíritas para iniciantes.

Livros espíritas ajudam a esclarecer dúvidas, tirar impressões negativas sobre a religião e boatos difundidos pelo popular. Também são dicas de leitura para quem quer aprofundar seu conhecimento sobre uma das religiões que mais cresce no Brasil.

Por que livros espíritas?

Falar sobre o espiritismo muitas publicações fazem. Revistas de renome nacional já dedicaram edições inteiras a isso. A quantidade de sites cada vez mais cresce também focando no assunto. Mas as obras escritas pelos próprios membros da religião são diferentes.

Os melhores livros espíritas para iniciantes ajudam a entender melhor um pouco do que é ser espírita por uma visão de quem entende do assunto. E tem alguém melhor que um estudioso da área ou o próprio espírito falando sobre si mesmo e sua vivência além da matéria? Por esses motivos vale a pena investir em publicações específicas do setor.

Eventualmente as obras não espíritas tratando do tema podem fazer uso de linguagem e visão deturpada dos ensinamentos deixados pelos espíritos evoluídos para a humanidade. Não é incomum encontrar textos narrando as materializações de espíritos como visões de anjos e mediunidade como presença do demônio. O melhor na fase de aprendizado é buscar a leitura de autores focados na religião de fato e do meio.

Melhores livros espíritas para iniciantes sobre a religião

Existe uma diferença significativa entre livros de estudo e romances. Sendo real ou não, os romances narram acontecimentos de uma forma lúdica. Trazem conhecimento, como todo bom livro, mas não da forma profunda. Sempre por trás de uma narrativa cronológica de fatos e ações que são o mais importante para este tipo de texto.

Os livros de estudos são voltados puramente para conhecimento científico. Tratam da parte técnica e teórica de forma muito mais direta, como toda religião possui. No espiritismo temos algumas boas opções e os melhores livros espíritas para iniciantes são:

O Livro dos Espíritos – Allan Kardec

Publicado originalmente em 1857, a obra do fracês Allan Kardec ainda é a mais lida. Utilizada como estudos em centro espírita. O livro é uma compilação organizada de perguntas e respostas feitas por Kardec em reuniões mediúnicas. Sobre os principais questionamentos sobre o mundo dos  desencarnados e como funciona a vida além da matéria.

A divisão das perguntas é por temática. Começa com os questionamentos sobre O que é Deus, a origem do mundo e segue sobre o comportamento do homem, família, reencarnação, dentre outros. O texto é prático e ajuda a compreender também o que é o espiritismo.

Costumeiramente reuniões em centro espírita são focadas na leitura e diálogo sobre algumas perguntas do livro. É uma forma de ajudar a todos os membros presentes em uma palestra de ampliar seu conhecimento e tirar dúvidas com os mais experientes. A leitura é leve e pode ser feita de algumas perguntas por dia apenas para ajudar a apreender melhor o conhecimento da obra.

O que é o espiritismo – Allan Kardec

Apesar de ser uma obra introdutória do espiritismo, ela foi a última publicação de Allan Kardec, um pouco antes do seu falecimento. É uma compilação de conhecimentos básicos para quem deseja entender um pouco mais da religião e seus fundamentos para ser um espírita praticante.

O que é o espiritismo – Allan Kardec

É um dos livros mais finos e de leitura mais rápida a serem encontrados sobre uma explicação da religião no mercado. Ótimo para quem deseja começar os estudos sobre a filosofia espírita como mudança de comportamento e quer entender conceitos para leituras mais profundas.

O Livro dos Médiuns – Allan Kardec

Os frequentadores por algum tempo de palestras podem usar esta obra para entender um pouco mais sobre os trabalhos mediúnicos dos centros espíritos. É um livro voltado para os médiuns, pessoas com uma capacidade um pouco maior de se comunicar com os espíritos através de conversas, escrita ou desenhos.

melhores livros espiritas para iniciantes o livro dos médiuns

Esta obra escrita por Allan Kardec é a terceira de seu pentateuco. São cinco livros publicados como lançamento do espiritismo para o mundo. É o maior legado deixado para a religião de uma única pessoa, a responsável por difundir a filosofia e ciência por trás da vida além morte. Devemos o espiritismo moderno aos estudos de Allan Kardec.

O Livro dos Médiuns está entre um dos melhores livros espíritas para iniciantes para quem quer entender como funciona a incorporação e comunicação com os espíritos. Para quem acha que é apenas chamar que conseguirá conversar com um ente querido falecido, é um livro para aprender bastante e levar o conhecimento adiante sobre quem possui a mesma linha de pensamento.

Exilados de Capela – Edgard Armond

A obra faz parte de uma trilogia com a proposta de ensinar como surgiu a humanidade. A Terra não é o único planeta habitado por espíritos. Existem outros mundos e houve um momento de grande migração de espíritos não evoluídos para nosso planeta, responsáveis por algumas das principais catástrofes da humanidade.

Exilados de Capela - Edgard Armond

Para quem é curioso sobre a história da humanidade e não acredita na teoria do criacionismo esta é uma excelente obra e um dos melhores livros espíritas para iniciantes. A leitura é praticamente dinâmica mesmo sendo um livro lançado na década de 40.

O evangelho segundo o espiritismo – Allan Kardec

Nenhum bom espírita passa por seu período de evangelização (iniciação na doutrina) sem ler o evangelho. A obra traz parábolas da Bíblia, o grande livro de ensinamentos deixado pelos apóstolos de Jesus Cristo, o filho de Deus, nosso criador.

O evangelho segundo o espiritismo – Allan Kardec

Está errado quem pensa que o espiritismo ignora a Bíblia sagrada. Este é um pensamento comum porque o Evangelho é considerado a Bíblia do espiritismo. Essa linha de pensamento é verdadeira apenas no sentido que Bíblia e Evangelho são livros base para religiões distintas. Mas o Evangelho não é uma Bíblia.

Os ensinamentos de Jesus em sua passagem na Terra jamais serão ignorados e os espíritas não ignoram a sua existência. Muito pelo contrário. Ele é um dos médiuns mais evoluídos que por aqui já esteve, deixando ensinamentos para serem seguidos até hoje. O evangelho traz parábolas de Jesus escritas pelos apóstolos com suas explicações de como devemos viver em harmonia entre os irmãos, todos filhos do mesmo pai.

Melhores livros espíritas para iniciantes de romance

Os romances são um dos principais atrativos dos leitores fora da religião para a literatura espírita. Eles contam sobre fatos verdadeiros de forma simples e prática a quem não entende do assunto, envolvendo em uma história às vezes triste mas com muito aprendizado de fundo. E falando em romances, os melhores livros espíritas para iniciantes são:

Violetas na Janela –  Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho

Quem conhece um pouco da história da obra indica sempre este como um dos melhores livros espíritas para iniciantes. Psicografado pela médium Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho e ditado pelo espírito de Patrícia, a leitura leve com palavras simples conta a vida na colônia e uma das descobertas da recém desencarnada de como é viver sem o corpo físico.

Violetas na Janela -  Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho

Patrícia enquanto encarnada tinha um excelente comportamento moral e ganhou o merecimento de viver em uma colônia entre os espíritos em evolução para tratar de seu próprio aprendizado. Ela narra suas experiências após deixar o corpo e incertezas do mundo carnal. Um dos exemplos é sua eterna fome e vontade de comer, a constante sede, tudo fruto de sua existência enquanto mortal.

Nosso Lar – Chico Xavier

No Brasil um dos maiores responsáveis por ajudar na propagação do espiritismo foi Chico Xavier. Médium, Nosso Lar é um dos seus livros mais vendidos e com toda a verba revertida para obras de caridade. Também é um dos melhores livros espíritas para iniciantes, para quem quer conhecer um pouco mais sobre as mensagens difundidas por Chico.

A obra é ditada pelo espírito André Luiz que narra as suas impressões sobre a colônia conhecida como Nosso Lar, uma das mais próximas do Brasil. O iniciante no espiritismo conseguem compreender facilmente como funciona o sistema de tratamento dos recém desencarnados e e sua introdução para a vida sem matéria como conhecemos (ao toque das mãos) é descrito em detalhes pela primeira vez em um livro.

O mais interessante em focar na leitura de Nosso Lar não é sobre a vida após a morte mas como o desapego material gera um novo aprendizado para o espíritos. Somos dependentes e apegados à matéria e mesmo sem a ter mais é uma tendência manter algumas faculdades humanas. Assim como uma criança, o espírito quando desencarna reaprende a viver com seu ‘novo corpo’ e suas novas necessidades em busca de evolução.

Nosso Lar já vendeu mais de dois milhões de cópias e foi eleito um dos melhores livros espíritas já publicados no Brasil. Inspirou novelas, outras obras de ficção e um filme homônimo de grande sucesso de bilheteria.

Filho Adotivo – Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho

Compreender a influência dos espíritos no mundo dos vivos é um dos grandes mistérios para quem não é espírita. Esta obra não é de estudo. Mas explica um pouco sobre como os que já abandonaram o corpo material podem ajudar a solucionar problemas. Além de compreender um pouco mais sobre a reencarnação.

A obra conta a história de dois irmãos que se conhecem e apaixonam. O problema é não saberem ser filhos da mesma mãe, que já desencarnadas, entra em aflição para avisar a seus pupilos sobre o problema a ser enfrentado e o erro.

O livro Filho Adotivo também fala um pouco sobre como seria o reconhecimento de entes queridos após o falecimento. Algumas religiões ensinam que todos vão se encontrar no céu e formar uma grande família. Quando não é uma verdade absoluta. Quando um irmão desencarnar, seu pai na vida terrena já pode estar em outro mundo. Ou em uma reencarnação para cumprir uma tarefa para ele determinada.

Vivendo no Mundo dos Espíritos – Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho

Esta é uma das melhores livros espíritas para iniciantes para quem quer entender um pouco mais sobre o conceito de reencarnação. Um espírito pode ter várias vidas, pode ser um iniciante criado por Deus e está em constante evolução. Sua necessidade de voltar à Terra depende de seu aprendizado, livre arbítrio e suas escolhas para redimir-se de seus erros.

Vivendo no Mundo dos Espíritos - Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho

Esta é uma grande obra para quem deseja desvendar os mistérios da vida após a morta. Quando o corpo material deixa de possui o fluido vital, o espírito ganha uma nova forma. Perde a necessidade de alimentos, uma rotina de horário com trabalho remunerado. Pode trabalhar mas não da forma a qual conhecemos.

Horizonte Vermelho – Elizabeth Pereira e Sophie

Um romance de época  com uma bela história de amor ambientado na Irlanda do século XII. É uma obra para refletir sobre a vida após a morte e o amor verdadeiro, que pode ultrapassar encarnações. O conceito de alma gêmea para o espiritismo também é detalhado na obra. Já que o casal ultrapassa reencarnações e séculos para um reencontro.

Horizonte Vermelho - Elizabeth Pereira e Sophie

São dois livros. Um na Irlanda e outro ambientado em Roma. Os dois tratam do mesmo casal Patrick Castle e Eugene. Por muitos críticos literários já foi eleito um dos melhores romances de todos os tempos.

Onde comprar os melhores livros espíritas para iniciantes?

Assim como algumas religiões já fazem, todos os melhores livros espíritas para iniciantes citados em nossos artigos podem ser comprados. Livrarias tradicionais de edições mistas estão sempre abertas para a doutrina. Os centros espíritas costumeiramente oferecem um espaço para a venda de livros. Para facilitar a vida de quem está adentrando agora no espiritismo.

O pentateuco de Allan Kardec (os cinco livros publicados pelo cientista e espírita) são de domínio público. Estão disponíveis para download em diversos sites de federações espíritas. Também podem ser adquiridos em versão para audiobook para quem quiser mais praticidade na leitura. Também usar o tempo livre com um áudio de conhecimento.

Referências:

  • Revista Espírita
0 votes
2017-04-07T19:27:38+00:00

New Courses

Informações para Contato

Rua Joaquim Batista Junior, 179 / 201, Názia, Vespasiano - MG

Mobile: +55.31.99696-4049

Web: Canoro Audiobook

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
Reforma Íntima DEFINITIVO