A Verdade Sobre A REENCARNAÇÃO DE ANIMAIS. Seu Cachorro Tem Espírito?

//A Verdade Sobre A REENCARNAÇÃO DE ANIMAIS. Seu Cachorro Tem Espírito?

Você já se perguntou se os animais reencarnam? Essa é uma dúvida comum entre as pessoas no espiritismo. Pessoas comuns até duvidam que animais tem espírito. Afinal, os animais estão muito presentes em nosso cotidiano e é comum haver um apego por eles. A reencarnação de animais é apontada de forma distorcida em alguns textos encontrados em revistas e sites. Nesse artigo vamos ajudar a responder a dúvida: há reencarnação de animais? E descobrir se os cachorros tem espírito. Continue lendo este artigo até o fim e você vai saber mais a respeito da reencarnação de animais.

Saber Mais

Os animais tem espírito?

Como conseguir achar conforto diante da perda de um animal de estimação? Esse é um dos momentos delicados de qualquer irmão que passa por essa situação. Imagine conseguir ter uma explicação para a morte dos animais e a certeza de que animais tem espírito? De certo modo seria mais fácil ter confiança e, consequentemente se sentir forte perante estas questões que ocorrem com frequência na vida de muitos irmãos.

Para compreender melhor a reencarnação de animais e se animais tem espírito, vou lhes contar uma história de Chico Xavier e de sua cadela chamada Boneca.

Chico Xavier e sua cadela Boneca

reencarnação de animais

A cachorra sempre esperava por ele. Quando ele retornava para casa, ela ficava muito feliz. Bastava ele chegar para que ela pulasse no seu colo e lambesse o seu rosto. Chico Xavier então dizia:

Ah Boneca, estou com muitas pulgas!”. Imediatamente ela começava a coçar o peito dele com o focinho. Acontece que a Boneca morreu. Estava velha e doente. E claro que o Chico sentiu muito a sua partida. Ele então a envolveu no mais belo xale e enterrou-a no fundo do quintal. Chorou muito.  Um casal de amigos ficou sentido e resolveu presentear Chico Xavier com uma cachorra semelhante à Boneca. Quando Chico entrou na sala de sua casa, alguém colocou em seus braços a pequena cachorra. Ela ficou agitada e começou a lambê-lo.

Ah Boneca, estou cheio de pulgas!!!”. Disse Chico Xavier.
A filhotinha começou então a caçar-lhe as pulgas. Os que conheceram a Boneca exclamaram:

Chico, a Boneca está aqui, é a Boneca, Chico!!”. Emocionados perguntamos como isso poderia acontecer. Chico respondeu:
Quando nós amamos o nosso animal e dedicamos a ele sentimentos sinceros, ao partir, os espíritos amigos o trazem de volta para que não sintamos sua falta. É, Boneca está aqui, sim, e ela está ensinando a esta filhota os hábitos que me eram agradáveis. Nós seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar. Por isso, quem maltrata um animal vai contra as leis de Deus, porque Suas leis são as leis da preservação da natureza. E, com certeza, quem chuta ou maltrata um animal é alguém que ainda não aprendeu a amar”.

animais tem espírito

O que podemos aprender com a história da Boneca?

Com essa história é comprovado que na visão do espiritismo os animais tem espírito e existe a reencarnação de animais. É o que também explica a Psicoterapeuta Reencarnacionista, Juliana Xavier.  Segundo ela: “ Os animais, assim como nós seres humanos, estão em processo evolutivo. Portanto, eles possuem vidas passadas. A cada vida, o animal pode encarnar em uma espécie diferente, de acordo com necessidade de evolução dele naquele momento”.

A Psicoterapeuta Reencarnacionista ainda explica que eles não têm livre arbítrio, ou seja, levam pouco tempo para reencarnar novamente. E quem irá realizar as decisões reencarnatórias de um animal será um tutor, ou seja, um Ser Espiritual que já passou pela vida humana e possui a incumbência de cuidar desse ser menor.

Sobre o assunto “animais tem espírito”, ela destaca ainda: ”Quanto mais um animal vai evoluindo, mais ele vai reencarnando em espécies evoluídas, como um cachorro, um gato, um urso, um golfinho, etc. Eles evoluem para um dia se tornarem seres humanos, assim como nós um dia já passamos pelo reino animal. Eles só precisam desenvolver a última instância, que é a consciência, pois no restante somos muito similares”, ressalta Juliana Xavier.

Cachorro tem espírito?

Primeiramente você compreendeu que há sim a reencarnação de animais, e sendo  o cachorro um animal que pode reencarnar, precisa ter um espírito que encarna e desencarna, concluímos que cachorro tem espírito, correto? Vejamos:

Os animais têm uma inteligência?

Na questão 597 do Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. Ele ao ser perguntado se “os animais têm uma inteligência que lhes dá certa liberdade de ação, há neles um princípio independente da matéria?”, o Espírito da Verdade responde: “Sim, e que sobrevive ao corpo”. Ou seja, o animal possui uma alma, que sobrevive ao corpo após a morte.

A alma desse animal conserva a sua individualidade, como traz o Espírito da Verdade na questão 598 do livro supracitado:

A alma dos animais tem individualidade?

A alma dos animais conserva após a morte sua individualidade e a consciência de si mesma? Sua individualidade, sim, mas não a consciência de si mesma. A vida inteligente permanece em estado latente.”

O que isso quer nos dizer? Exemplificando de forma prática, um animal pode reencarnar mais de uma vida na mesma família, por exemplo, e podemos reconhecê-lo. Isto é, um cachorro tem espírito e esse cachorrinho pode aparecer em nossa vida e podemos reconhecer os mesmos traços e maneiras de personalidade de outro cachorrinho que já tivemos em outra época. Ou seja, o cachorro tem espírito.

Cachorro tem espírito, ok, mas porque sofrem?

Uma dúvida que diz respeito ao livre-arbítrio e por que então os animais sofrem? A Psicoterapeuta Reencarnacionista, Juliana Xavier explica que: “A Doutrina Espírita vem elucidar que o sofrimento faz parte do processo de evolução do animal, de lapidação. Porém, conforme traz o livro Todos os Animais Merecem o Céu (Marcel Benedeti), os animais possuem muito amparo do Plano Espiritual em suas encarnações e, por isso, o seu sofrimento é permitido somente até o ponto em que será educativo para ele, depois ele é logo desligado da matéria e levado ao Plano Espiritual. Porém, que isso não seja encarado de uma forma que está liberado impor sofrimento a um animal”.

Dessa forma, é fácil entender na prática como funciona. “O homem está para os animais assim como os anjos estão para o homem”, em uma posição de cuidado e amparo. Quem maltrata animais forma um karma profundo, ao qual deverá ter suas consequências severas futuras. Quem está em busca de paz e luz merece saber que a reforma íntima é um processo continuo de autoconhecimento.

Ainda bem que existem pessoas que se importam com o bem dos animais, como é o caso da ONG de animais Clube de vira-latas, considerada a maior ONG de animais do Brasil, e tantas outras espalhadas pelo país que resgatam animais em condições tristes, cachorro tem espírito, gato, cavala, porco e qualquer outro também e nós temos responsabilidade por eles.

Quer saber mais sobre Reencarnação de Animais?

Continue acompanhando o Blog Canoro. Além dos artigos do blog, que são baseados nas dúvidas da nossa comunidade, temos artigos espíritas em áudio tambémtrechos dos livros de Allan Kardec.

Te convido a se inscrever para receber matérias tão relevantes como essa que você acabou de ler.  Clique aqui para assinar e você irá receber notícias semanalmente, com o resumo dos principais pontos. Também iremos lhe enviar lições em áudio, dos audiobooks da Canoro com exclusividade para quem se cadastrou.

Um grande abraço e boa leitura! Continue nos acompanhando por aqui.

 

shadow-ornament



Entrar Para O Grupo De Membros

 seta-direitaQuero Testar! Ouça Agora e Assine! - Novos artigos e lições transformadoras!!

trofeuSou Leonardo, idealizador do Blog Canoro e quero reiterar meu convite.
Além dos artigos do blog, que são baseados nas dúvidas da nossa comunidade, temos artigos espíritas em áudio também, trechos dos livros de Allan Kardec.

  • Toda segunda-feira um resumos dos novos artigos do Portal Espírita Canoro.
  • Lições exclusivas de livros de Allan Kardec em áudio.

Conhecimento, Evolução, Aprendizado

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

arrow
shadow-ornament


Referências

  • O Livro dos Espíritos – Allan Kardec
  • Todos os Animais Merecem o Céu – Marcel Benedeti
  • Entrevista com Juliana Xavier concedida no dia 20 de janeiro de 2017 para a Jornalista Angélica Weise. A entrevista foi realizada na cidade de Santa Cruz do Sul (RS).
  • A cachorra de Chico Xavier. Acesso em 23 de janeiro de 2017. Disponível em http://somostodosum.ig.com.br/blog-autoconhecimento/a-cachorra-de-chico-xavier-7684.html

ONG de animais, veja algumas:

2 votes
2017-02-22T22:01:25+00:00
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
Reforma Íntima DEFINITIVO



O Livro dos Médiuns

Ouvir

O Livro dos Médiuns