Regressão Vidas Passadas numa visão Espírita

Tempo de leitura: 13 minutos

O tema da regressão vidas passadas é fascinante e costuma despertar emoções as mais diversas nas pessoas. Alguns possuem curiosidade; sentem-se atraídos pela possibilidade; muitos rejeitam a simples hipótese de já terem vivido outras experiências de vida antes desta. Nesse artigo, convido o irmão de ideal espírita a refletirmos juntos sobre o assunto e descobrir o que é regressão vidas passadas; quando fazer regressão vidas passadas; perigos de se fazer regressão vidas passadas; principais autores sobre regressão vidas passadas e principais livros sobre regressão vidas passadas!

“Em cada nova existência, o homem dispõe de mais inteligência e melhor pode distinguir o bem do mal.” (Questão 393 de O Livro dos Espíritos)

Saber Mais

O que é regressão vidas passadas

Começamos nosso estudo sobre o que é regressão vidas passadas. Ela se refere à possibilidade de acessarmos as nossas memórias de existências pretéritas. Normalmente, ela acontece de forma induzida (provocadas por terapias à base de hipnose, como a erickssoniana, por exemplo). É conhecida como Terapia de Vidas Passadas (TVP). A utilização desta técnica é feita por médicos ou psicólogos que devem ser devidamente habilitados para tal e possuírem profundos conhecimentos em termos de psiquismo humano. O estudo e a aplicação a respeito sobre o que é regressão vidas passadas faz parte da Psicologia Transpessoal, que é uma vertente mais moderna dessa ciência, reconhecendo no indivíduo algo muito mais além do que a matéria e o meio em que ele vive.

o que é regressão vidas passadas
Entenda o que é regressão vidas passadas

Essas memórias pregressas ficam registradas em nossa mente inconsciente, que se trata de um território riquíssimo e pouco explorado de nosso cérebro. Tanto que, em Psicologia, costuma-se comparar o nosso inconsciente a um gigantesco iceberg: aquilo que sabemos a respeito dele não passa apenas de uma pequena ponta, que se encontra relativamente exposta, enquanto a maior parte se encontra totalmente submersa, nas águas profundas de nossa alma. Isso tem total relação com o que é regressão vidas passadas.

É necessário que assim seja, para nossa própria proteção. Deus é maravilhosamente Sábio e, no processo reencarnatório, à medida que os laços entre o Espírito e o corpo físico se fortalecem, permite que ocorra o esquecimento temporário de nossas vivências pregressas, que, não raro, envolvem tragédias, distúrbios e traumas. Forma-se, então, uma densa barreira entre a nossa mente inconsciente e a consciente. Este fato é muito bem esclarecido em O Livro dos Espíritos, na questão 392 elaborada por Kardec: Da Volta do Espírito à Vida Corporal”- “Esquecimento do Passado”:

Questão 392. Porque perde o Espírito Encarnado a lembrança do seu passado?

Resposta: “Não pode o homem, nem deve, saber tudo. Deus assim o quer em sua sabedoria. Sem o véu que lhe oculta certas coisas ficaria ofuscado, como quem, sem transição, saísse do escuro para o claro. Esquecido do seu passado ele é mais senhor de si”.

Por isso a dificuldade de realizarmos a regressão espontânea de memória a vidas pregressas. Quando a regressão vidas passadas se dá de maneira natural, geralmente o indivíduo costuma ter sonhos, desdobramentos, déja vu (impressão de já ter estado naquele lugar/com aquela pessoa/feito aquela atividade), flashes ou insights intuitivos acerca de experiências anteriores. Ou, em situações especialíssimas, parece já ter nascido com a lembrança inata de sua existência antecessora, como é o caso de algumas crianças pelo mundo que, em tenra idade, dizem a seus pais o que elas foram em outras vidas, inclusive, quando pertencentes à mesma família. Faz parte do que é regressão vidas passadas. Sem dúvida, essa possibilidade de o indivíduo acessar esses registros ocultos de sua mente é característica de um maior adiantamento espiritual do mesmo, sem nos esquecer de que nada acontece sem a sublime permissão do Plano Espiritual.

Mais abaixo, descubra quando fazer regressão a vidas passadas.

Conhecimento, Evolução, Aprendizado

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Quando fazer regressão vidas passadas

Quando fazer regressão vidas passadas? Esse questionamento é muito importante para que tenhamos discernimento ao procurar tentar conhecer o nosso passado, por meio da terapia de regressão de memória.

Quando fazer regressão vidas passadas
Entenda quando fazer regressão vidas passadas

O que somos no dia de hoje é o somatório de todas as nossas experiências pretéritas, tanto no corpo físico quanto fora dele. Quando nascemos, trazemos como bagagem toda uma carga de emoções, sentimentos, aprendizados, conhecimentos, habilidades, gostos e tendências (que podem ser mais ou menos elevadas de acordo com a nossa evolução espiritual).

Vivências anteriores

Além disso, trazemos também conosco o reflexo de nossas vivências anteriores, que podem ter sido agradáveis ou, então, traumáticas.

Respondendo à questão sobre quando fazer regressão vidas passadas, indica-se essa terapia se a pessoa sofre de graves doenças físicas ou psíquicas, transtornos psicológicos, fobias, bloqueios, melancolia, medos e padrões de comportamento repetitivos lhe são nocivos, bem como para tratamento em casos de trauma, apatia e depressão que não possuem, ao menos aparentemente, explicação ou raiz nessa vida atual. Recomenda-se, também, para situações que envolvem distúrbios no relacionamento interpessoal, tanto de ordem afetiva-conjugal como familiar.

Durante o processo de regressão vidas passadas, seja ele conduzido por um terapeuta balizado para tal ou por um médium habilitado em casa espírita, há a oportunidade de se reviver as principais passagens de vidas pregressas e de reconhecer pessoas amadas e/ou desafetos. Ao trazer à tona emoções fortes que ficaram presas em nosso inconsciente especialmente as negativas como mágoas e medos, o indivíduo tem a chance de realizar a catarse (palavra de origem grega “khátarsis”) que nada mais é que a superação de um estado aflitivo ou opressor do ponto de vista psíquico. Podemos nos libertar de sentimentos ou estados mentais perturbadores quando fazer regressão vidas passadas, experimentando a bênção do perdão aos outros, a nós mesmos e ao nosso passado.

Dores de cabeça incuráveis, que a Medicina não explica; pânico de altura ou de animais; compulsões; sentimentos de culpa, tristeza profunda e recorrente podem ser sintomas de algo que não foi bem resolvido em outras encarnações ou de sequelas de lesões físicas ou espirituais que trazemos de nossas outras existências. Deus, que é a Suprema Misericórdia, nos dá sempre a chance da cura e do reajuste em nossa vida atual. E são sinais de quando fazer regressão vidas passadas.

Conhecimento, Evolução, Aprendizado

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Perigos de se fazer regressão vidas passadas

Acessar os registros de memórias que ficam guardadas na parte profunda de nosso inconsciente pode apresentar diversos riscos, tanto para aquele que se submete como também para quem conduz o processo de regressão vidas passadas. São diversos os principais perigos de se fazer regressão vidas passadas:

Perigos de se fazer regressão vidas passadas
Veja quais são os perigos de se fazer regressão vidas passadas
  • Quem possui doenças físicas graves do coração não pode, de maneira alguma, passar pela regressão vidas passadas, por conta das fortes emoções que são afloradas. Pessoas idosas também devem ter muita cautela caso desejem passar por ela;
  • Ficar sintonizado em momentos traumáticos da existência antiga (como morte, situações violentas, desastres), em regiões densas (como o Umbral) ou mesmo com seres que vivenciaram juntos momentos de agonia e conflito e que ainda se encontram presos nessas vibrações caso a pessoa que conduza a terapia termine o processo naquele instante e não faça a devida catarse daquelas emoções negativas em seu paciente;
  • Não resolver o problema atual e, além disso, agravá-lo, quando o condutor do processo força o reconhecimento de pessoas do passado e não tem o suficiente preparo para entender que nem tudo se deve revelar ao paciente. Há alguns perigos de se fazer regressão vidas passadas ao saber toda a verdade sobre o nosso passado. Imagine, por exemplo, se uma jovem que está prestes a se casar e, ao fazer regressão vidas passadas descobre que o seu atual noivo é o mesmo que lhe tirou a vida em outra existência? Certamente ela entraria em choque e, provavelmente, não haveria mais casamento. Isso traria para os dois um enorme inconveniente. Prejudicaria toda uma programação do Plano Maior, que estabelece no matrimônio a oportunidade de resgate mútuo de débitos pela sacralidade do Amor;
  • A lembrança de outras vidas pode ser penosa, trazendo um sentimento de vergonha e de menos valia para a pessoa, especialmente se ela não tiver suficiente maturidade espiritual para lidar com seus erros. Ela pode não suportar o sentimento de culpa;
  • Uma conduta imprudente ou inábil pode acarretar gerar um débito cármico do ponto de vista ético para aquele que promove a regressão vidas passadas, seja ele terapeuta ou mesmo algum membro/médium da casa espírita.

Quando não desenvolvemos o bastante a nossa mente supra consciente, que revela o maior domínio do Espírito sobre a matéria. Somos profundamente controlados pelo nosso inconsciente. Ele é o maior responsável por grande parte de nossas atitudes e tendências. Como os chamados “atos falhos” (termos também da Psicologia) e as repetições de padrões de comportamento. Especialmente quando são prejudiciais ao ser humano encarnado.

Finalmente, não nos é recomendado regressar às nossas memórias de vidas anteriores por mera curiosidade. Apenas para sabermos o que fomos ou o que fizemos em outras existências.  A oportunidade de revermos o nosso passado obedece ao uma finalidade extremamente séria. Isso para que possamos nos curar, nos perdoar e perdoarmos aos outros. Não para atender a um desejo fútil. A vaidade e o orgulho são chagas que entravam a nossa evolução espiritual. Também se apresentam como um dos perigos de fazer regressão vidas passadas.

Veja logo mais abaixo sobre os principais autores sobre regressão vidas passadas.

Conhecimento, Evolução, Aprendizado

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Principais autores sobre regressão vidas passadas

Apesar desse tema não ser um dos focos da Doutrina Espírita, que vê o assunto com bastante cautela e com todo o critério que ele merece, há renomados espíritas que defendem os benefícios dessa terapia. Sendo os principais autores sobre regressão vidas passadas: o grande médium e orador Divaldo Pereira Franco. Ele realiza palestras e escreve sobre o assunto sempre acompanhado e inspirado por sua sublime Mentora Espiritual, Joanna de Ângelis; Jorge Andréa, psiquiatra, autor de livros sobre o psiquismo humano e a dicotomia consciente/inconsciente, sempre estabelecendo pontes entre a ciência espírita e a tradicional.

Principais autores sobre regressão vidas passadas
Conheça os principais autores sobre regressão vidas passadas

Comprovando o conhecimento que nos é concedido pelo Plano Espiritual e promovendo um despertamento interior das pessoas, mesmo que fora do cenário espírita, temos também o Dr. Brian Weiss, psiquiatra norte-americano. Ele já escreveu diversos livros e best-sellers referentes ao tema da regressão. Passou a dedicar-se ao seu estudo após uma forte e comovente experiência pessoal. Desde então, tornou-se um dos principais autores sobre regressão vidas passadas. Endossando os ensinamentos contidos na Lei da Reencarnação e na Lei de Causa e Efeito.

Vimos sobre principais autores sobre regressão vidas passadas, agora leia sobre os principais livros de regressão vidas passadas.

Principais livros de regressão vidas passadas

Dentre os principais livros regressão vidas passadas podemos nomear como um deles O Livro dos Espíritos. Obra fundamental que nos esclarece a respeito de nosso providencial esquecimento do passado e da Sabedoria Divina ao permiti-lo. No meio espírita, podemos citar os principais livros regressão vidas passadas, que são:

Principais livros de regressão vidas passadas
Veja os principais livros de regressão vidas passadas
  • O Homem Integral: Joanna de Ângelis/ Divaldo Franco;
  • Loucura e Obsessão: Manoel P de Miranda/Divaldo Franco;

Principais livros de regressão vidas passadas

Livros de Brian Weiss a respeito do tema (fora da Doutrina Espírita):
  • Muitas vidas, Muitos Mestres ;
  • Só o Amor é Real;
  • A Cura Através da Terapia de Vidas Passadas;
  • Muitas Vidas, uma só Alma;
  • O passado cura: a terapia através de vidas passadas;
  • Os espelhos do tempo;
  • Milagres Acontecem ;

Conhecimento, Evolução, Aprendizado

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

shadow-ornament



Entrar Para O Grupo De Membros

 seta-direitaQuero Testar! Ouça Agora e Assine! - Novos artigos e lições transformadoras!!

trofeuSou Leonardo, idealizador do Blog Canoro e quero reiterar meu convite.
Além dos artigos do blog, que são baseados nas dúvidas da nossa comunidade, temos artigos espíritas em áudio também, trechos dos livros de Allan Kardec.

  • Toda segunda-feira um resumos dos novos artigos do Portal Espírita Canoro.
  • Lições exclusivas de livros de Allan Kardec em áudio.

Conhecimento, Evolução, Aprendizado

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

arrow
shadow-ornament


Conclusão

Ao contrário do que pensamos, muita vez, a dor possui uma finalidade educativa na existência humana. Serve para o despertamento da consciência e para o reajuste de nossos caminhos. Retificando os nossos padrões mentais, elaborando os sentimentos e refinando as nossas tendências.

quando fazer regressão vidas passadas

É assim que o Supremo Criador nos concede a chance de, quando realmente necessário e com fim útil, relembrarmos os nossos feitos passados. A regressão vidas passadas é um ato de Misericórdia Divina. Não acontece sem a permissão do Plano Espiritual. Tudo aquilo que pode ser feito em favor de minorar o sofrimento humano e suavizar sua trajetória, deve ser feito.

O esquecimento do passado é necessário para que utilizemos plenamente o nosso livre-arbítrio. Assim possamos aproveitar melhor as oportunidades dessa existência. Ela foi cuidadosamente pensada e programada pela Vida Maior. A fim de que evoluamos e nos tornemos pessoas melhores. Livrando-nos pouco a pouco de nossas dívidas. Estamos aqui não para sofrer. Mas para entendermos o real significado da dor. Estamos aqui para que construamos, a pouco e pouco, a nossa Luz.

Sendo assim, concluímos que a regressão vidas passadas é uma das formas que a Espiritualidade disponibiliza para que possamos evoluir. Assim como auxiliar a repararmos os desajustes do passado, que permaneceram em nós, sendo ainda motivo dos nossos sofrimentos.

Gostou desse artigo? Continue nos acompanhando! Inclua seu e-mail abaixo para assinar e você irá receber notícias semanalmente, com o resumo dos principais pontos. Também iremos lhe enviar lições em áudio, dos audiobooks da Canoro com exclusividade para quem se cadastrar em nosso site.

Um grande abraço e boa leitura! Continue nos acompanhando por aqui.

Conhecimento, Evolução, Aprendizado

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Referências:
  • Bíblia do caminho.
  • Espírito Org
  • Divaldo Franco
0 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.