Superando os desafios da Reforma Íntima – O que aprendi – Parte 05
O objetivo deste artigo é trazer esclarecimentos sobre o livro espírita “Superando os desafios da Reforma Íntima”, do escritor espírita Leonardo Martins Gonçalves da editora Canoro Audiobook.
Eu Angélica Weise, jornalista e mestre pela UFSM, li o livro e deixo aqui comentários e reflexões sobre essa obra que certamente me ajudou a colocar em prática, os ensinamentos do autor, e que também espero que seja importante para você!
Entre os assuntos abordados neste texto, e que irão esclarecer as suas dúvidas estão:
Agora o mais importante:
- Como ser uma pessoa melhor mudando nossos hábitos.
- Vamos aprender sobre mediunidade com Kardec.
- Curso para realizar a Reforma Íntima e evoluir moralmente.
- Origem e destino do planeta e dos espíritos.
Ser uma pessoa melhor é difícil? Os espíritos disseram a Kardec que não é, então o que falta? O que faltava era o método. Aprenda o método da Senda Espírita do Homem de Bem.
-
O poder dos nossos pensamentos
-
Seja verdadeiro com você mesmo
-
Como pensar correto?
-
O otimista e o ouvinte
O poder dos nossos pensamentos
Como já escrevi nos outros textos, aprendi muito com a leitura do livro de Leonardo. Neste texto vou abordar mais a respeito do pensamento para boas ações. Afinal, pensamos e depois agimos.
Mas será que é possível mudar os nossos pensamentos, para então mudar as nossas ações? E de que forma os bons pensamentos podem ser úteis para a nossa reforma íntima? Acompanhe a leitura para compreender, e assim evoluir em sua jornada!
De forma simples, o que é o correto pensar? É ter apenas bons pensamentos? Isso pode parecer um pouco complexo, mas não é tao difícil assim entender. É fato que controlar a nossa mente e importante para nossa cura? Vamos ver isso ao longo do texto.
Seja verdadeiro com você mesmo
Um das lições apresentadas no livro é o quanto podemos aprender a conversar em casa com a nossa família. Eles são os nossos primeiros integrantes. É com eles que desenvolvemos a nossa fala. Por isso, você pode não ter a família perfeita, mas com certeza é aquela que é importante para a sua evolução.
Assim, o que achei interessante no livro e que me marcou foi a lição 12: o verdadeiro. Ser uma pessoa verdadeira é também ser uma pessoa humilde. Reflita: o quanto você é verdadeiro com seus pensamentos, atitudes, ações?
É claro que o primeiro e principal papel do verdadeiro é ser verdadeiro consigo mesmo. Você tem sido verdadeiro com seus sentimentos? Quantos vezes buscamos ser corretos com outros e mentimos para nós mesmo? Um exemplo: uma mulher que não ama mais o seu marido. Perante a sociedade e família ela quer se mostrar correta, mostrar que o seu casamento está durando. Porém, ela está mentindo para si mesmo.
Achei interessante no livro, e também aproveito para colocar essa questão como reflexão a vocês leitores: quando encontramos um defeito em alguém, também precisamos ser sinceros se este defeito não se manifesta em nós. Profundo, não é mesmo?
Falando sobre ser verdadeiro, uma dica é começar a abandonar pequenas mentiras. E como mentimos diariamente. Por que não falar a verdade? Se você tem um compromisso mais tarde e não quer ir, porque mentir e dizer que ocorreu um imprevisto? Por que não falar a verdade e dizer que está cansado?
Como pensar correto?
Você concorda comigo: antes de falar para o seu amigo que ele está feio, você pensou que ele está feito e depois fala. É muito com isso acontecer em nosso dia a dia. Falarmos coisas pelas quais depois nos arrependemos.
Há uma frase muito impactante que guardo e levo comigo e que é oportuna para este texto. Ela diz o seguinte: “O estado dos nossos pensamentos determina nossa vida e a vida muda quando os pensamentos mudam”. Eu desconheço o autor da frase, mas ela pode resumir a nossa vida.
Por isso, entra em cena a importância que tem o correto pensar. Claro que isso não é tão fácil como muitos livros propõem, mas não é algo impossível. Com certeza, uma pessoa com pensamentos mais positivos e leves tem uma vida mais tranquila, do que ela pessoa pessimista e que sempre reclama de tudo!
Isso não quer dizer que a pessoa que tem bons pensamentos não tem problema. Todos nós temos momentos pelos quais passamos para aprender. E cultivar o pensar correto faz parte da reforma íntima. É preciso ser humilde e reconhecer as nossas ações.
O otimista e o ouvinte
Duas outras lições apresentadas no livro são sobre o otimismo e o ouvinte. Achei muito interessante este comentário:
“O otimista descobre que cada um de seus pensamentos e palavras são forças criadoras e que essas forças polarizam energias em torno de si, formando o microcosmo em que vive. Assim sendo, compreende que viver em um ambiente espiritualmente positivou ou negativo, dependerá de seus pensamentos e de suas palavras”.
Entender mais sobre essa força interior é surpreendente. Sem dúvida pessoas otimistas estão mais propensas a vencer na vida e vencer os obstáculos da vida.
As outras lições apresentadas: conspícuo, o verdadeiro, o otimista e o comedido, criaram a base para que se fizesse o silêncio necessário ao bom ouvinte.
Tão importante quanto ser otimista é ser um bom ouvinte. Não adianta apenas ter bons pensamentos e não saber ouvir. Há um exemplo clássico que diz que o ouvinte é alguém que nunca interrompe a fala da outra pessoa, que busca escutar o outro integralmente.
Fica a reflexão: você tem escutado realmente as pessoas sem interrompê-las, querendo expressar a sua opinião?
Ser otimista e ouvinte é importante para um correto falar. Os nossos pensamentos determinam as nossas ações. Bons pensamentos levam a boas ações. Por isso, se aprofundar no autoconhecimento é tão importante. Leituras como essa que fiz são gratificantes, pois elevam o nosso pensamento.
No livro espírita “Superando os desafios da Reforma Íntima”, do escritor espírita Leonardo Martins Gonçalves fica claro a importância da sintonia. Sendo assim, compreenda que para mudar seu destino, você deve mudar a o seu pensamento
Continue acompanhando o blog Canoro para conhecer e ler artigos que são baseados em trechos dos livros de Allan Kardec.
Para conhecer mais audiolivros espíritas, clique AQUI