Superando os desafios da Reforma Íntima – O que aprendi – Parte 03

/, Leonardo Martins Gonçalves, Superando os desafios da Reforma Íntima/Superando os desafios da Reforma Íntima – O que aprendi – Parte 03
Saber Mais

Superando os desafios da Reforma Íntima – O que aprendi – Parte 03

O objetivo deste artigo é trazer esclarecimentos sobre o livro espírita Superando os desafios da Reforma Íntima”, do escritor espírita Leonardo Martins Gonçalves da editora Canoro Audiobook.

Entre os assuntos abordados neste texto e que irão esclarecer as suas dúvidas estão:

  • Algumas instruções importantes para seguir a senda
  • Instruções para o Curioso que pretende seguir a senda
  • Como você pode descobrir qual seu papel nesta terra através da Senda
  • O instruído, o Neófito e seus caminhos na Senda

 

O espiritismo é cheio de obras importantes que tratam sobre a evolução espiritual e todos os percalços que ela pode acarretar. Superando os desafios da Reforma Íntima, é uma destas obras fundamentais para quem busca entender o que é a reforma intima e seus desafios.

Agora o mais importante:

Ser uma pessoa melhor é difícil? Os espíritos disseram a Kardec que não é, então o que falta? O que faltava era o método. Aprenda o método da Senda Espírita do Homem de Bem.


No terceiro capítulo deste livro o autor irá abordar como estudar, buscar a evolução e os passos necessários para cada etapa deste processo evolucional.

Gonçalves, através de estudos, mostra como entender melhor a Senda e o que você deve fazer a partir do caminho de evolução espiritual e reforma interna em que você se encontra.

Entenda como superar os desafios desta evolução interna que pode ser tão benéfica para seu espírito e para sua existência na terra. Buscar a evolução pode transformar sua vida e esta será uma escolha que será boa não só para você, mas também para aqueles que ama.

Algumas instruções importantes para seguir a senda

Superando os desafios da Reforma Íntima

Na parte anterior do estudo apresentado por este livro espírita, pudemos compreender melhor o que é a Senda. De acordo com a obra, a Senda é um projeto evolutivo, cuja meta é nos apresentar um conjunto de virtudes das pessoas de bem. Ela é o caminho para a evolução que todo ser humano precisa percorrer.

Nesta terceira parte do estudo, Gonçalves nos apresenta algumas instruções importantes para aquele que está interessado em seguir a Senda. Estas instruções são passadas de acordo com o nível evolucional em que você se encontra.

Um dos passos importantes desta caminhada é compreender que este não é um processo fácil e linear.

De acordo com o autor, ao se desvencilhar dos ensinamentos e ficar alguns meses sem contato com a senda, você descerá um ou dois degraus, mas nunca descerá tanto a ponto de estar no mesmo nível em que estava quando começou a realizar a transformação íntima. 

Gonçalves aconselha aquele que está neste caminho de evolução espiritual a não se sentir desmotivado por estes picos e quedas.  É parte do processo. Lembre-se, o importante para compreender bem os ensinamentos da Senda é perseverar.

Superando os desafios da Reforma Íntima: instruções para o Curioso que pretende seguir a senda

Superando os desafios da Reforma Íntima

O processo evolutivo é muito importante e deve ser respeitado.  Desta maneira, Gonçalves em seu livro sobre a reforma intima, separou algumas instruções para seguir o caminho da Senda conforme o nível em que você se encontra neste processo.

Como dita o livro espírita, o curioso deverá estudar cinco pontos principais, imprescindíveis para o correto entendimento da senda espírita do homem de bem.

A Reencarnação, a Lei de Causa e Efeito, A Ilusão, O Progresso, Os objetivos da vida e de sua evolução. Todos estes temas são caros ao espiritismo e devem ser compreendidos para que haja uma evolução e uma verdadeira Reforma Interna. Para quem quer seguir a Senda, estes estudos são fundamentais.

Para o autor, o curioso que pretende seguir a senda deve estudar a reencarnação no contexto da evolução. Gonçalves também nos ensina que a ilusão é um lamentável equívoco que nos mantém presos à matéria e todos os hábitos criados para manter o que é matéria.

A lei de causa e efeito que o curioso deve estudar está intimamente ligada com a noção de justiça.

Segundo  esta lei apresentada no espiritismo, tudo está relacionado, numa sequência de ações que desencadeiam reações de igual intensidade. Sendo assim, é importante prestarmos atenção nas nossas ações para que elas não voltem para nós de uma maneira negativa.

 Já o progresso e os objetivos de vida e evolução nos instigam a conhecer a nós mesmo e buscarmos o conhecimento constantemente, por isso que o livro “Superando os desafios da Reforma Íntima” é tão importante e esclarecedor.

Como você pode descobrir qual seu papel nesta terra através da Senda

Superando os desafios da Reforma Íntima

 Uma das ideias centrais do espiritismo é o conceito de missão. Muitos ficam confusos, principalmente quando já estão no caminho do conhecimento e dentro da Senda sobre esse conceito. Mas afinal, como descobrir qual minha missão na terra?

Quem está buscando o caminho do conhecimento deve lembrar que, segundo o espiritismo, existe uma missão suprema e primordial. Esta missão é a busca da perfeição.  O autor defende neste livro espírita que  tudo o que fazemos deve ser para auxiliar-nos a atingir este objetivo.

Encontrar nossa missão não é um processo fácil, mas existem reflexões que podem nos ajudar nesta empreitada.  Você deve se questionar quais as contribuições e conquistas você gostaria de ver recordadas e qual o papel gostaria de ter desempenhado na vida das pessoas que estão ao seu redor.

Estes questionamentos são importantes para que você possa entender sua missão.

 O instruído, o Neófito e seus caminhos na Senda

Superando os desafios da Reforma Íntima

O instruído é alguém que já está iniciado nos caminhos da Senda e que, portanto, já está no caminho de evolução espiritual.

No livro espírita, percebemos que para o instruído, é imperativo que aprenda todo o resumo da senda e saiba explicar todo ele a outra pessoa. Esta será uma capacidade que o ajudará na hora de realizar esta reforma interna necessária para a evolução espiritual.

 Para o Instruído, Gonçalves dá algumas dicas importantes para o treinamento de seu caminho na Senda.  Para conseguir a evolução espiritual e permanecer no conhecimento, o instruído deve ler toda manhã o resumo da senda.

É importante também que ele escreva e que esteja recordando sempre esses ensinamentos. Gonçalves ainda aconselha que quando estiver sozinho, repasse a senda mentalmente como se estivesse contando para alguém. Por último, tente explicar a senda para uma pessoa que ainda não tem este conhecimento.

O neófito é alguém que está iniciando nos caminhos da Senda.  Ele tomou a decisão de abandonar hábitos que lhe aproximam da natureza animal. Procurou conquistar outros hábitos que lhe aproximem da natureza superior.

Conclusão

Por estar iniciando, o livro espírita traz algumas recomendações para quem está neste plano. Primeiramente, o neófito deve observar seus atos e contatos sociais percebendo se está agindo conforme o resumo da senda.  Ele deve ainda procurar sintonizar sua conduta utilizando a oração.

Seja qual for seu caminho espiritual, a busca pelo conhecimento, pela elevação e pela reforma intima não será fácil.

Busque, como aconselha o livro espírita, o contato direto com seu mentor espiritual.  Descubra este caminho e aproveite toda a evolução que a senda pode trazer a sua vida!

Continue acompanhando o blog Canoro para conhecer e ler artigos que são baseados em trechos dos livros de Allan Kardec.

Para conhecer mais audiolivros espíritas e mais sobre o livro Superando os desafios da Reforma Íntima, clique AQUI.

0 votes
2018-12-04T00:42:22+00:00

New Courses

Informações para Contato

Rua Joaquim Batista Junior, 179 / 201, Názia, Vespasiano - MG

Mobile: +55.31.99696-4049

Web: Canoro Audiobook

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
Reforma Íntima DEFINITIVO



O Livro dos Médiuns

Ouvir

O Livro dos Médiuns