Tudo que você precisa saber sobre Mediunidade Intuitiva

Tempo de leitura: 5 minutos

O objetivo desse artigo é trazer esclarecimentos sobre a mediunidade intuitiva, conforme orientações do livro dos médiuns, entre os assuntos que nos propomos responder podemos incluir:ESPIRITISMO IRRADIAÇÃO

  • O que é mediunidade intuitiva
  • Tipos de mediunidade intuitiva
  • Psicografia intuitiva
  • Irradiação intuitiva
  • Sintomas da mediunidade intuitiva
  • Como saber se tenho mediunidade intuitiva
  • Como desenvolver a mediunidade intuitiva

 

Saber Mais

Sobre a Mediunidade Intuitiva

Resulta da própria definição que Allan Kardec dá para o termo “Médium”, a compreensão de que a fenomenologia mediúnica está além das manifestações ostensivas, as quais torna-se patentemente perceptível a intervenção dos espíritos no fenômeno. Conforme esclarece-nos o codificador em “O Livro dos Médiuns”:

“Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium.” (KARDEC, )

Na mesma obra, explica-nos Allan Kardec que essa faculdade é inerente à condição humana, e que são raros os casos em que não possuímos, mesmo de forma rudimentar, sensibilidade capaz de colocar-nos em contato com o plano espiritual.

Portanto, todo aquele que recebe a influência dos Espíritos em qualquer grau é por esse fato considerado portador de um grau qualquer de mediunidade.

 

O que é mediunidade intuitiva

Ainda em “O Livro dos Médiuns”, Allan Kardec explica-nos que na mediunidade a comunicação se dá através do pensamento, pela identificação do Espírito com o médium pelo qual pretende se comunicar, e não pelo controle físico do médium exercido pelo Espírito comunicante. Neste caso, no qual o movimento é facultativo e voluntário, o médium age como intérprete do Espírito, e não como uma máquina, mantendo consciência todo o tempo da mensagem, recebendo o pensamento e transmitindo-o.

O próprio Allan Kardec reconhece a dificuldade de provar que o conteúdo das mensagens é proveniente de Espíritos e não do próprio médium. Mas quanto a esse assunto o codificador elucida que “todavia, é possível reconhecer-se o pensamento sugerido, por não ser nunca preconcebido; nasce à medida que a escrita vai sendo traçada e, amiúde, é contrário à ideia que antecipadamente se formara. Pode mesmo estar fora dos limites dos conhecimentos e

O que é mediunidade intuitiva
O que é mediunidade intuitiva

capacidades do médium.” (KARDEC, O LIVRO DOS MÉDIUNS, ITEM 180)

Esclarecendo assim o que é mediunidade intuitiva. Vejamos agora alguns tipos de mediunidade intuitiva:

Psicografia Intuitiva

Psicografia é a capacidade de escrever por si sob a influência dos Espíritos. Quando escrevendo por intuição, o médium capta o pensamento dos Espíritos e escreve-os instantaneamente de maneira consciente. Segundo Allan Kardec este é um tipo de mediunidade muito comum e a principal dificuldade encontrada por esses tipos de médiuns é a discernir qual pensamento lhe chega por terceiros e qual tem origem neles próprios.

Sobre este dilema, na questão 461 de “O Livro dos Espíritos”, Kardec pergunta aos Espíritos como podemos discernir quando os pensamentos nos são próprios e quando nos sugeridos. Sobre esta distinção os Espíritos nos ensinam que:

“Quando um pensamento vos é sugerido, tendes a impressão de que alguém vos fala. Geralmente, os pensamentos próprios são os que acodem em primeiro lugar.” (KARDEC, O LIVRO DOS ESPÍRITOS, QUESTÃO 461)

Durante o processo de Psicografia intuitiva, visto que o Espírito atua somente sobre o pensamento do médium e não sobre a mão do mesmo, esta é conduzida voluntariamente pelo medianeiro, não há mudança na caligrafia conforme os espíritos que se comunicam. Estas mudanças ocorrem somente nas mediunidades classificadas como Mecânicas e nas Semi-Mecânicas (Para mais informações ouvir O Livro dos Médiuns).

Irradiação Intuitiva

Irradiação Intuitiva

É uma variação da Mediunidade na qual o médium irradia, ou seja, emite energias em favor de alguém, intuído pela Espiritualidade. Para o trabalho com a irradiação intuitiva é necessário que o médium busque o equilíbrio emocional e o estudo do magnetismo, do passe e das irradiações.

Vimos a psicografia intuitiva e a irradiação intuitiva como tipos de mediunidade intuitiva, vejamos agora algumas outras importantes questões sobre o tema:

Sintomas da Mediunidade Intuitiva

Como saber se tenho mediunidade Intuitiva

A principal característica deste tipo de mediunidade é a capacidade do médium de ter consciência da mensagem antes de comunica-la, seja pela escrita, seja pela fala.

Sendo assim, diferentemente das mediunidades mecânicas, na qual o médium não tem consciência da mensagem, e da semi-mecânica, na qual o médium guarda vaga consciência da mensagem mas o espírito ainda atua sobre o braço ou garganta do mesmo, a mediunidade intuitiva é caracterizada pela influência direta dos Espíritos sobre o Pensamento do médium.

De costume, como sintomas da mediunidade intuitiva, os médiuns intuitivos apresentam sensibilidade psíquica aguçada, sofrendo influencia constante dos desencarnados, como se a sua cabeça fosse invadida por turbilhões de pensamentos provenientes de terceiros.

Como desenvolver a mediunidade intuitiva

Segundo Allan Kardec, em O Livro dos Médiuns, referindo-se à mediunidade sensitiva, diz que a mesma desenvolve-se espontaneamente. Relembramos aqui a importância da influência moral do médium no processo de comunicação mediúnica. É através do seu senso moral que ele entrará em sintonia e em consequente comunicação com os espíritos que lhe são afins, podendo trazer paz e equilíbrio caso desenvolva uma boa moralidade ou desarmonia caso se ligue com entidades menos equilibradas.

Dessa forma, como desenvolver a mediunidade intuitiva, refere-se liga-se mais a moral do que a fórmulas e métodos, a pergunta a se fazer deveria ser então, como desenvolver-me moralmente. Parágrafo do editor.

shadow-ornament



Entrar Para O Grupo De Membros

 seta-direitaQuero Testar! Ouça Agora e Assine! - Novos artigos e lições transformadoras!!

trofeuSou Leonardo, idealizador do Blog Canoro e quero reiterar meu convite.
Além dos artigos do blog, que são baseados nas dúvidas da nossa comunidade, temos artigos espíritas em áudio também, trechos dos livros de Allan Kardec.

  • Toda segunda-feira um resumos dos novos artigos do Portal Espírita Canoro.
  • Lições exclusivas de livros de Allan Kardec em áudio.

Conhecimento, Evolução, Aprendizado

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

arrow
shadow-ornament


Referências

  • O Livro dos Espíritos.
  • O Livro dos Médiuns.

 

Novos métodos de estudo

Esse é apenas a ponta do assunto mediunidade, tratado em O Livro dos Médiuns. A maioria das vezes não encontramos tempo de estudar essa fantástica obra, mas as Canoro Audiobook lançou O Livro dos Médiuns em Áudio, e você ouve onde quiser.

seta-direita Veja agora a promoção para download imediato de O Livro dos Médiuns, de R$ 34,99 por 24,69.

0 votes

17 Comentários


  1. Sou dirigente de reunião mediúnica. A minha mediúnidade segue pelo lado da intuição. Realmente existem situações que é como se falassem em meus ouvidos, principalmente, durante os trabalhos mediúnicos. Boa matéria que vocês trouxeram. Parabéns.

    Responder

  2. Sou portador da mediunidade intuitiva, tenho dois livros publicados pela editora Aliança de São Paulo, são eles: “Além de uma vida” e “Amor e cativeiro” todos intuídos pelo espírito “Clara”.

    Responder

  3. Achei muito bom o artigo…. Ultimamente esta sendo tudo muito confuso ate parece que to ficando louca… Não sei nem oq fazer isso começo uma semana atrás

    Responder

    1. Não é fácil mesmo não. Quando a mediunidade fica ostensiva, é como se a pessoa recebesse um convite para uma vida reta, pois está mais receptiva as influências externas.
      Tudo de bom!

      Responder

  4. Minha vida inteira, nunca consegui mentir para minha mãe… como se por intuição ela soubesse as intenções por tras das minhas palavras! hj tenho 27 anos e compartilho dessa ”intuição”, quando era adolecente tive uma visão, como se sobressaísem várias mascaras com diferentes sentimentos da face de um ”amigo” que tinha na época… como se por tras de cada máscara, houvesse uma segunda intenção, que não aquela que ele demonstrava, não sei se vc’s compreendem o que quero dizer…! na mesma noite vi luzes no peito das pessoas… e cada pessoa tinha uma luz de cor diferente e com brilho diferente… mas depois disso nunca mais tive visões… só intuições! será que posso ter herdado algum tipo de mediunidade ?

    Responder

  5. Estou satisfeita, vou estudar mais os livros que tenho de Kardec, para aprimorar tudo que Sr Leonardo me envie. Muito obrigada.

    Responder

    1. Ei Diana, bons estudos para você e muito obrigado pela consideração!

      Responder

  6. Oi , eu frequento um centro espírita, já me falaram q sou medium (e eu já sabia ) ,pois já tive várias experiências com espíritos gostaria de Saber se devo desenvolver , aliás se eu tiver que desenvolver vou saber sozinha ou os trabalhadores do centro espírita vão me chamar ? poderiam me ajudar a responder essas minhas perguntas … agradeço desde já .

    Responder

    1. Letícia, não aceite essa resposta pronta que tem que desenvolver.
      Inicie os estudos para saber o que acontece com você e depois você decide o seu caminho, tendo conhecimento sobre o que já foi “catalogado”. A ordem de livros para isso é “O Livro dos Espíritos” primeiro e depois “O Livro dos Médiuns”, ambos de Allan Kardec.
      Muita paz!

      Responder

  7. Querida Raquel, bondosa seareira, Jesus conosco! Como e9 bom receber um comente1rio como o seu. Estaremos levando a toda a Equipe da FEEAK, com o objetivo de incentivar a todos a perseverar no bem. A tarefa de divulgae7e3o ne3o e9 fe1cil. Acreditamos, humildemente, que os Benfeitores Espirituais este3o respaldando o tentame de falarmos de Kardec e de Jesus, nosso Senhor e Mestre, Guia da Humanidade. Tendo o Espírito Emmanuel dito ao Venerando Chico que o trabalho da Equipe Espiritual é o da construção, depreendemos que o nosso, amigos na Terra, seja contribuir na divulgação, pois não temos idéia do alcance dos objetivos vinculados na divulgação, quando utilizados com eficiência nas me3os dos verdadeiros Semeadores das benesses. Suplicando que as suas preces atinjam ao Alto, de sorte a nos auxiliar no crescimento como irmãos em Cristo, nos despedimos fraternalmente.

    Responder

  8. Sei quem alguma coisa tenho nao sei replicar mas .. Tenho sonhos que acontece é consigo senti o que as pessoas são e como são sem Msm conhece lãs .. A vezes choro antecipada mente .. Sonho antes de acontecer como pode isso ..? Fico meio nervosa por que é muito tenho isso desde pequena e cada vez mas fica frequente .. Alguém sabe esplicar o por que ?

    Responder

  9. Me identifiquei muito até me conheci agora entendo pq desde criança sou Assim… Mas ñ e fácil! Obrigado.

    Responder

  10. Eu fui uma pessoa normal, alegre, feliz até mais ou menos uns 8 anos de idade… eu tinha visões e muitas vezes conversava com crianças da minha idade ou mais velhas… até minha mãe descobrir e tudo mudou… tive um surto de fobia uma vez em uma loja cheia de gente, cheguei a desmaiar e então fui submetida a tratamento psiquiátrico e altas doses de remédios para combater as visões que segundo os médicos eram delírios… enfim me tornei uma pessoa agressiva, possessiva, tenho vários pensamentos autodestrutivos… hj com 33 anos sofro com depressão e nada deu certo até hj na minha vida… mas alguém falou comigo, falou em meu pensamento que a causa de vários sintomas e a falta de progredir na vida está relacionado ao fato que preciso da evolução do espírito… isso é verdade? Ou realmente é tudo loucura?

    Responder

    1. Olá Ana, o Divaldo Franco também foi uma criança que teve problemas com a mediunidade na infância.
      Olha esse vídeo Infância de Divaldo Franco, talvez lhe ajude no entendimento do quanto isso é normal e é normal os pais não entenderem!

      Responder

  11. Queria uma explicação quando eu era mais novo fui convidado para uma festa e quando fui ao banheiro as luzes começaram a piscar e no quadro dentro dele vi duas sombras andando anos depois vi um menino de branco depois de um tempo em 2011 só de falar 1 dia antes aconteceu o tsunami com terremoto dentro do meu armário vi um vulto sonhei com terremoto de 2016 meus sonhos acontecem na vida real e Deus já me fez 5 revelações queria uma explicação obrigado.

    Responder

    1. Vamos pensar em um artigo sobre revelações em sonhos. Continue acompanhando o site e muito obrigado por sua contribuição.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.