Tudo que você precisa saber sobre Mediunidade Intuitiva

//Tudo que você precisa saber sobre Mediunidade Intuitiva

O objetivo desse artigo é trazer esclarecimentos sobre a mediunidade intuitiva, conforme orientações do livro dos médiuns, entre os assuntos que nos propomos responder podemos incluir:ESPIRITISMO IRRADIAÇÃO

  • O que é mediunidade intuitiva
  • Tipos de mediunidade intuitiva
  • Psicografia intuitiva
  • Irradiação intuitiva
  • Sintomas da mediunidade intuitiva
  • Como saber se tenho mediunidade intuitiva
  • Como desenvolver a mediunidade intuitiva

 

Saber Mais

Sobre a Mediunidade Intuitiva

Resulta da própria definição que Allan Kardec dá para o termo “Médium”, a compreensão de que a fenomenologia mediúnica está além das manifestações ostensivas, as quais torna-se patentemente perceptível a intervenção dos espíritos no fenômeno. Conforme esclarece-nos o codificador em “O Livro dos Médiuns”:

“Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium.” (KARDEC, )

Na mesma obra, explica-nos Allan Kardec que essa faculdade é inerente à condição humana, e que são raros os casos em que não possuímos, mesmo de forma rudimentar, sensibilidade capaz de colocar-nos em contato com o plano espiritual.

Portanto, todo aquele que recebe a influência dos Espíritos em qualquer grau é por esse fato considerado portador de um grau qualquer de mediunidade.

 

O que é mediunidade intuitiva

Ainda em “O Livro dos Médiuns”, Allan Kardec explica-nos que na mediunidade a comunicação se dá através do pensamento, pela identificação do Espírito com o médium pelo qual pretende se comunicar, e não pelo controle físico do médium exercido pelo Espírito comunicante. Neste caso, no qual o movimento é facultativo e voluntário, o médium age como intérprete do Espírito, e não como uma máquina, mantendo consciência todo o tempo da mensagem, recebendo o pensamento e transmitindo-o.

O próprio Allan Kardec reconhece a dificuldade de provar que o conteúdo das mensagens é proveniente de Espíritos e não do próprio médium. Mas quanto a esse assunto o codificador elucida que “todavia, é possível reconhecer-se o pensamento sugerido, por não ser nunca preconcebido; nasce à medida que a escrita vai sendo traçada e, amiúde, é contrário à ideia que antecipadamente se formara. Pode mesmo estar fora dos limites dos conhecimentos e

O que é mediunidade intuitiva

O que é mediunidade intuitiva

capacidades do médium.” (KARDEC, O LIVRO DOS MÉDIUNS, ITEM 180)

Esclarecendo assim o que é mediunidade intuitiva. Vejamos agora alguns tipos de mediunidade intuitiva:

Psicografia Intuitiva

Psicografia é a capacidade de escrever por si sob a influência dos Espíritos. Quando escrevendo por intuição, o médium capta o pensamento dos Espíritos e escreve-os instantaneamente de maneira consciente. Segundo Allan Kardec este é um tipo de mediunidade muito comum e a principal dificuldade encontrada por esses tipos de médiuns é a discernir qual pensamento lhe chega por terceiros e qual tem origem neles próprios.

Sobre este dilema, na questão 461 de “O Livro dos Espíritos”, Kardec pergunta aos Espíritos como podemos discernir quando os pensamentos nos são próprios e quando nos sugeridos. Sobre esta distinção os Espíritos nos ensinam que:

“Quando um pensamento vos é sugerido, tendes a impressão de que alguém vos fala. Geralmente, os pensamentos próprios são os que acodem em primeiro lugar.” (KARDEC, O LIVRO DOS ESPÍRITOS, QUESTÃO 461)

Durante o processo de Psicografia intuitiva, visto que o Espírito atua somente sobre o pensamento do médium e não sobre a mão do mesmo, esta é conduzida voluntariamente pelo medianeiro, não há mudança na caligrafia conforme os espíritos que se comunicam. Estas mudanças ocorrem somente nas mediunidades classificadas como Mecânicas e nas Semi-Mecânicas (Para mais informações ouvir O Livro dos Médiuns).

Irradiação Intuitiva

Irradiação Intuitiva

É uma variação da Mediunidade na qual o médium irradia, ou seja, emite energias em favor de alguém, intuído pela Espiritualidade. Para o trabalho com a irradiação intuitiva é necessário que o médium busque o equilíbrio emocional e o estudo do magnetismo, do passe e das irradiações.

Vimos a psicografia intuitiva e a irradiação intuitiva como tipos de mediunidade intuitiva, vejamos agora algumas outras importantes questões sobre o tema:

Sintomas da Mediunidade Intuitiva

Como saber se tenho mediunidade Intuitiva

A principal característica deste tipo de mediunidade é a capacidade do médium de ter consciência da mensagem antes de comunica-la, seja pela escrita, seja pela fala.

Sendo assim, diferentemente das mediunidades mecânicas, na qual o médium não tem consciência da mensagem, e da semi-mecânica, na qual o médium guarda vaga consciência da mensagem mas o espírito ainda atua sobre o braço ou garganta do mesmo, a mediunidade intuitiva é caracterizada pela influência direta dos Espíritos sobre o Pensamento do médium.

De costume, como sintomas da mediunidade intuitiva, os médiuns intuitivos apresentam sensibilidade psíquica aguçada, sofrendo influencia constante dos desencarnados, como se a sua cabeça fosse invadida por turbilhões de pensamentos provenientes de terceiros.

Como desenvolver a mediunidade intuitiva

Segundo Allan Kardec, em O Livro dos Médiuns, referindo-se à mediunidade sensitiva, diz que a mesma desenvolve-se espontaneamente. Relembramos aqui a importância da influência moral do médium no processo de comunicação mediúnica. É através do seu senso moral que ele entrará em sintonia e em consequente comunicação com os espíritos que lhe são afins, podendo trazer paz e equilíbrio caso desenvolva uma boa moralidade ou desarmonia caso se ligue com entidades menos equilibradas.

Dessa forma, como desenvolver a mediunidade intuitiva, refere-se liga-se mais a moral do que a fórmulas e métodos, a pergunta a se fazer deveria ser então, como desenvolver-me moralmente. Parágrafo do editor.

shadow-ornament



Entrar Para O Grupo De Membros

 seta-direitaQuero Testar! Ouça Agora e Assine! - Novos artigos e lições transformadoras!!

trofeuSou Leonardo, idealizador do Blog Canoro e quero reiterar meu convite.
Além dos artigos do blog, que são baseados nas dúvidas da nossa comunidade, temos artigos espíritas em áudio também, trechos dos livros de Allan Kardec.

  • Toda segunda-feira um resumos dos novos artigos do Portal Espírita Canoro.
  • Lições exclusivas de livros de Allan Kardec em áudio.

Conhecimento, Evolução, Aprendizado

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

arrow
shadow-ornament


Referências

  • O Livro dos Espíritos.
  • O Livro dos Médiuns.

 

Novos métodos de estudo

Esse é apenas a ponta do assunto mediunidade, tratado em O Livro dos Médiuns. A maioria das vezes não encontramos tempo de estudar essa fantástica obra, mas as Canoro Audiobook lançou O Livro dos Médiuns em Áudio, e você ouve onde quiser.

seta-direita Veja agora a promoção para download imediato de O Livro dos Médiuns, de R$ 34,99 por 24,69.

0 votes
2017-02-19T08:53:32+00:00
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.



O Livro dos Médiuns

Ouvir

O Livro dos Médiuns